Mudando o tema: animais e natureza

14.8.12


Olá pessoal!

Hoje vou contar como foi o processo de produção gráfica do caderno Cultura, ambiente e sociedade, da Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD. Tenho trabalhado nessa coleção desde que entrei na SEaD, e esse volume foi muito especial de fazer, pois desenvolvi o novo layout da capa e pude também ilustrá-lo. A diagramação ficou por conta da Bruna, do Telégrafos da Lua/ It's Fabulous. O tema é bastante diferente do que costumo trabalhar em minhas ilustrações pessoais. ;)

Para a ilustração, segui o briefing que a organizadora me passou e, em seguida, comecei a trabalhar com lápis de cor. Só que nem tudo saiu como planejado. Primeiramente, pela escolha do papel: para poder carregar de um lado para outro, optei por fazer a ilustração no meu sketchbook grande, cujas páginas não têm uma gramatura legal. Depois, comprei os lápis da Staedtler, que não conhecia muito bem. Resumindo: antes mesmo de eu passar o fixador, o lápis craquelou. O papel enrugou, devido à pressão do lápis e não curti o acabamento do globo terrestre. O formato A3 horizontal também não casou com o layout da capa (parabéns, designer! ¬¬). O resultado é este:


Não curti o acabamento que dei para o globo terrestre e
ficou uma "fissura" na imagem por causa do scanner. 


Então, me lancei em outra proposta: formato A4 vertical, e ao invés dos lápis de cor, optei pelas minhas hidrocores maravilhosas da Stabilo e da Crayola (amo vocês *-*). Em uma noite de trabalho intenso, o resultado é este:



... e a arte tratada (ganhou um fundo verdinho) e aplicada na capa está aqui. Muito feliz ao ver um trabalho assim :) E isso é para provar aquela minha teoria de que, em desenho, sempre dá certo: se erramos, aprendemos com o erro, melhoramos e corremos atrás.



Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

4 Comentários

  1. Oi Lidy! Gostei muito das artes, dos processos. Tu chegaste a dizer que não gostou muito do acabamento do globo terrestre, acho que estava lindo, apenas pintá-lo em movimento circulares e pequenos daria um efeito mais "simpático" ao teu gosto. hehe Percebi as linhas que se formaram nele. Acho que pode ter sido este o motivo do teu desagrado. Que achas?

    Beijos e parabéns pelo lindo trabalho, inclusive a sutileza de detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís,

    Também pensei que com os movimentos circulares e pequenos ele ficaria melhor, mas a cobertura do lápis + o papel realmente não ajudou. Daí, quando fiz com as hidrocores, optei por esse movimento circular, e ficou melhor. E também achei que o verde e o azul se confundiram muito, com as canetinhas a diferença se destacou e achei melhor.
    Mas vai muito do olhar também, quando eu pego implicância com um desenho ou ele demora demais na prancheta já sei que o resultado não vai ser legal hehehehehe.

    Obrigada por sempre estar presente no meu cantinho!!!

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  3. Achei bem vivo o desenho e demonstrou bastante o que o caderno tem de a passar pro aluno. :))
    Esse modelo novo de capa deu um ar amigável ao caderno! Adorei!

    Beijooo
    Bruna

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo nosso trabalho, né Bruna? Parabéns para nós!!! o//

    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe