Inspiração: Fernanda Guedes, Liselotte Watkins e Sara Mello

28.9.12

Olá pessoal

Gosto de pesquisar muito sobre ilustração, principalmente no que diz respeito ao trabalho de ilustradoras, tanto nacionais quanto internacionais. Existem ótimas artistas, com portfólios muito consistentes e clientes de peso mundo afora. E também gosto de compartilhar essas pesquisas e acabar um pouco com aquela cultura de "se eu não conheço, não é bom", pois quanto mais repertório criamos, melhor para nossa própria prática.

Hoje eu trago o trabalho de três ilustradoras que possuem traços bastante semelhantes, cheios de curvaturas e cores. Meu objetivo não é comparar o trabalho de uma com a outra, nem dizer quem é melhor, muito pelo contrário. Quero mostrar que todas possuem seu espaço no mercado e com o seu talento e profissionalismo conseguiram reconhecimento. Vamos a elas:


Fernanda Guedes: Eu amo o trabalho da Fernanda, tenho dois livros com ilustrações dela: o primeiro é Amigos Imaginários, de autoria da própria, e o segundo é Sketchbooks - as páginas desconhecidas do processo criativo. Ambos são excelentes, e o traço dela é inspirador, tanto que possuo vários estudos num dos meus sketchbooks com essas linhas e cores. Mas não adianta, sou uma pessoa que curte um grafite. Voltando à Fernanda, ela foi uma das primeiras artistas que encontrei na internet e o que mais me admira é o desprendimento em mostrar seus processos de criação. Não raro vemos em seu blog (que foi desativado, agora está tudo no Facebook) montagens que ela própria chama de Frankensteins, são recortes de fotografias com o corpo de uma modelo, a cabeça de outra, os acessórios da outra... também vemos o uso das referências, as coisas que a inspiram e um pouco de sua rotina. Muitas das ilustrações são feitas com uma gama incrível de hidrocores, e outras são vetorizadas, mantendo a mesma paleta de cores vibrantes. São desenhos elegantes, repletos de curvas e detalhes, muitos detalhes. A figura feminina predomina, com um toque fashion. Enfim, o trabalho da Fernanda Guedes merece ser estudado e admirado, pois é referência no cenário nacional.


Liselotte Watkins: Quando vi o trabalho da Liselotte pela primeira vez, a comparação com a Fernanda Guedes foi inevitável. É pouco provável que as duas se conheçam e menos provável ainda que uma imite a outra. Acredito que é uma coincidência no uso das linhas curvas, meio Art Nouveau. Porque quando olhamos mais atentamente para as ilustrações da Liselotte, vemos diferença na paleta de cores e na atenção aos detalhes, se comparado ao trabalho da Fernanda. Mesmo assim, são desenhos incríveis, com figuras elegantes e voltadas para o universo da moda. Os trabalhos são geralmente vetorizados, mas em seu blog encontramos muitos estudos com caneta nanquim. Admiro tanto quanto a ilustradora anterior!


Sara Mello: Esta artista plástica (Sara não é somente ilustradora) divide uma paixão comigo: a arte da mexicana Frida Kahlo. Tanto é que ela possui um projeto chamado Fridocas, no qual a pintora é a personagem principal de telas, toy arts, pôsteres, dentre outras coisas com um toque pop e colorido. As padronagens que Sara cria em suas telas são maravilhosas, e o destaque é para a mistura de cores e situações inusitadas em que Frida é colocada: tem Frida capa de Playboy (acima), Frida Lady Gaga, Frida Mulher Gato...

Pretendo mostrar outras artistas que me inspiram em posts periódicos. Essas três são bastante conhecidas do público brasileiro, mas ainda quero falar de várias gringas que amo de paixão.

Abraços,
Lidiane :-)


Veja também

0 Comentários

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe