ÉTER

19.12.12


Hijab

Se a verdade é somente um véu
Então como devo chama-la?
Mas não houve resposta...
Ela apenas continuou dançando.

Se a verdade é somente um véu
Então a dançarina é,
Do começo ao fim,
O próprio mistério. 

(Jeronimo Sanz)

Quem me acompanhou durante o ano (mais precisamente, desde 25 de março), sabe que trabalhei juntamente com o Jeronimo Sanz numa série sobre os quatro elementos. Reveja aqui:

- Fogo
- Ar

E quem viu os últimos posts, sabe que estive trabalhando noutra ilustração, chamada Éter. No primeiro mood board que mostrei, deixei o link e dei uma explicação simplificada sobre o que seria este "quinto elemento". Quem me acompanha também sabe que me iniciei na Dança do Ventre (e, infelizmente, tive que interromper as aulas pois o volume de trabalho foi muito grande), e me apaixonei por tudo ligado ao mundo oriental. Então, quis prestar essa homenagem à dança, que reverencia como nenhuma outra as forças da natureza e a feminilidade. E explico a importância do Éter na dança do ventre através das palavras da bailarina Al Uzza Salihah: "É a energia mais sutil, e se torna presente quando a fascinação  que a dança causa nas pessoas é capaz de emocionar e trazer felicidade."

Antes de receber o poema do Jeronimo, pensei em fazer algo que nem lembrasse diretamente uma bailarina, depois, pensei na bailarina dançando. Mas ao ler Hijab (como aconteceu com outros trabalhos), tomei o rumo do mistério, e decidi dar vida a uma mulher que carrega sua força no olhar - como todas as minhas personagens carregam. E Éter acabou se tornando também uma homenagem às minhas meninas, que tanto me trazem alegria e que tanto amor recebem ao serem concebidas.

Quero agradecer à parceria do Jeronimo, sempre disposto a embarcar nos meus delírios e nos presentear com poemas de uma beleza única, obras de arte que encheram minhas ilustrações de significado. Obrigada meu amigo, de coração!



Me despeço desta série, desejando que outras venham e possam ser divididas com vocês, assim como Quatro Elementos (que se tornaram cinco!). Esta ilustração já está disponível no Society6

Abraços,
Lidiane :-)


Veja também

2 Comentários

  1. Lidiane, eu que te agradeço pelo passeio incrível através de todos esses elementos que estão dentro e fora de nós!! Espero que cada palavra, cada traço dessa dança, continue reverberando em nossos caminhos!
    Um grande abraço e continue dançando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeronimo, esse passeio foi, sem dúvida, um ótimo aprendizado. Obrigada por me acompanhar e dividir tantas coisas boas ao longo da nossa jornada. Obrigada por tudo, de coração!

      Abraços! :-)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe