A evolução do "make up" das minhas figuras

15.1.13

Oi gente!

Esse post surgiu depois de trabalhar em Awake e chegar a uma conclusão: minha paixão por maquiagem acaba se refletindo nas figuras que desenho. Por isso, além de toda a preocupação com o olhar, volto cada vez mais minha atenção para a "maquiagem" que a ilustração receberá, principalmente na área dos olhos. Me preocupo com as cores, com o tom sobre tom, esfumado, delineado... como se realmente estivesse maquiando uma pessoa. Resolvi montar uma lista com alguns trabalhos significativos, para que possa ser feita uma comparação, ou evolução, como prefiro chamar, assim como já fiz neste post aqui.

Vamos ao Top 10 ilustras maquiadas:


#10 Catrinas: As Catrinas (aqui representadas por La Dama Catrina) deveriam estar numa categoria especial, pois têm todo um simbolismo e possuem maquiagens sempre muito bem pensadas, que ajudam a transmitir a força dessas figuras. Por isso, coloco todas as Catrinas na 10ª posição mas, pensando bem, elas deveriam ser hors concours. =)




#9 Daniela Karg: Este retrato da Dani foi baseado numa foto dela, e acabei mais ou menos seguindo a gama de cores e a incidência de luz da fotografia original. Gostei muito do efeito esfumado preto + tom da pele. Gosto de utilizar os lápis preto, marrom e laranja da caixa comum da Faber Castell, ou então aqueles de duas pontas, que são excelentes para este tipo de efeito. Ainda quero desenhar a Dani novamente, porque ela é linda demais!


#8 Tribal Fusion II: Apesar de não ter gostado do resultado final deste trabalho, curti a parte dos olhos, achei bastante teatral e me diverti experimentando várias texturas de lápis bem diferentes. Estava testando os lápis da Derwent, por isso há camadas e mais camadas de cores sobrepostas. Acabei misturando com os da Faber e da Staedtler para obter vários efeitos e curti muito os mega cílios.


#7 Terra: Essa ilustração é muito meiga, foi a primeira da série de poemas que fiz juntamente com o Jeronimo Sanz. Procurei fazer olhos marcantes mas, ao mesmo tempo, suaves, por isso não exagerei em cílios e esfumado. Essa tonalidade verde que está por toda a figura foi feita no Photoshop. As cores originais são as do grafite e só um pouquinho de verde nos cabelos e nos ramos.


#6 Butterflies: Ilustra feita para um desafio da Colored Pencil Magazine. Tudo aqui é lápis de cor, à exceção das anteninhas da borboleta e dos cílios, que sempre faço com caneta nanquim. A foto disponibilizada para o desafio era somente da borboleta, mas como a criação era livre, decidi complementar com a moça, usando uma maquiagem nas mesmas cores das asas do inseto. Utilizei lápis preto, marrom, laranja e amarelo, em diferentes nuances para conseguir este efeito.


#5 Érato: Primeira do meu Paperblanks, ficou de fora do livro Poetas de Pijama. O que mais gosto nesse make é o delineado suave e o esfumado do lápis, além dos cílios que não ficaram tão dramáticos, mas também não tão simples.


#4 Tricoteira de Plantão: Para este olhar, trabalhei com esfuminho e lápis apontado. O resultado foi a sobrancelha bem delineada, os cílios destacados e intercalados entre maiores e menores. A força da figura está concentrada nesse olhar, não tão maquiado, mas forte e decidido.


#3 Éter: Um dos meus últimos trabalhos, aqui definitivamente o foco está no olhar. Como a poesia fala em mistério, e ainda há o lenço cobrindo a cabeça, decidi primeiramente marcar a sobrancelha e depois colorir a área dos olhos de maneira a destacar os traços orientais da figura. O delineado preto foi feito com caneta nanquim ponta pincel, os cílios foram desenhados duas vezes (uma antes e outra depois das camadas de lápis preto) e utilizei vários tons de verde para fazer o degradê.


#2 Água: Nem sei mais quanto tempo demorei para finalizar essa ilustra, só lembro de ter dedicado a maior parte do tempo nos olhos, óbvio! hehehe Acho que foi a primeira que me dediquei a marcar bem os cílios, o delineado, o esfumado, a sombra... E também acredito que ela sintetiza muito essa questão da força do olhar que sempre busco passar com as minhas figuras.


#1 Awake: Os últimos serão os primeiros! Como eu já disse anteriormente, foi Awake que me pôs a pensar e me dediquei a cada detalhe do seu olhar. É uma pena que o scanner não tenha capturado, mas os cílios receberam toques de glitter azul escuro e claro, feitos com caneta gel. Utilizei lápis preto, azul escuro, azul claro, um pouco de verde e dourado no canto interno do olho. Arrematei com esse batom vermelho em dois tons também. O cabelo foi um evento à parte, demorei exatamente uma hora entre a primeira e a última ondinha, todos os traços feitos um a um. Por ser o mais recente e o que me levou a pensar no restante, Awake ficou com o primeiro lugar!

Agora a pergunta: eu me inspiro em alguém na hora de pensar essas "maquiagens"? Não, vem da minha cabeça mesmo hehehe. E é uma coisa que gosto de fazer em mim, então procuro pensar como quero e executo da maneira que melhor se encaixa com os meus desejos. Além do mais, coloquei essa "maquiagem" entre aspas quase que o tempo todo porque não é algo feito para se parecer com o real, tampouco é isolado do desenho, precisa conversar com os demais elementos e aí entra estudo, prática e a minha percepção, e não só uma questão de gosto.

Era isso, espero que tenham gostado. Ah, e não precisam concordar com o meu ranking, quem quiser pode elaborar o seu próprio e compartilhar aqui nos comentários, ficarei super feliz! ;)

Abraços,
Lidiane :-)


Veja também

5 Comentários

  1. Também acho que as Catrinas precisam estar numa lista especial. Fora isso, Éter poderia estar em segundo ou em primeiro, a maquiagem está mais marcante do que Água.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também acho que as Catrinas precisam estar numa lista especial. Fora isso, Éter poderia estar em segundo ou em primeiro, a maquiagem está mais marcante do que Água.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou fazer uma lista só com as Catrinas. Estive pensando agora e me dei conta que já tenho umas 8 prontas (contando 2 sketches), uma em andamento... então quando chegar em 10 Sugar Skulls eu faço um ranking hehehe o/

      Bjs

      Excluir
  3. Que lindo Lidi!
    Isso me lembrou muito uma conversa que tive ainda há pouco, sobre como nós fazemos da vida aquilo que sempre fomos, desde crianças...
    Desenhar nossas vidas é preciso, SEMPRE!!!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, querida!

      Obrigada pelo carinho. :)
      Cada vez mais tenho essa certeza, de que os meus sonhos de criança estão guiando minha vida toda, e isso me deixa muito feliz! O necessário, na vida, é criar!!!

      Beijos! :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe