Art Doodle Love e Art Journal

17.6.13


Olá pessoal!

Na semana passada fiz um post contando minha experiência de compra no The Book Depository e fiquei de dar detalhes sobre o Art Doodle Love: a journal of self-discovery. Antes de falar sobre o livro, vou contar o que é Art Journal e como conheci essa técnica interessante e que qualquer um pode fazer.

Art Journal é uma espécie de caderno ou diário, no qual você faz desenhos, colagens, fotografias, reflexões, etc. Cada página contém uma mistura de técnicas que ajudam a contar uma história, um momento especial ou o que mais a pessoa quiser. Nos EUA, existem até mesmo cursos e professores que ensinam Art Journal. Na concepção de Kelly Kilmer:  "O art journal é um guia de referência. É um espaço de aprendizado. É um local para guardar (ou revelar) segredos, para nos expressarmos, para brincar. É um lugar para registrar, documentar e lembrar."

O primeiro contato que tive com esta técnica foi em 2010, através do blog da Suzi Blu, uma artista que trabalha com mixed media e que sigo até hoje. Como sempre tive diários, agendas, caderninhos e sketchbooks, não foi difícil me encantar pelo art journal.


O Art Doodle Love é uma publicação da artista norte americana Dawn DeVries Sokol, e não é bem um livro, mas sim um diário com instruções para que você descubra seu lado criativo e [re]signifique seu cotidiano. A proposta foi livremente inspirada no best-seller Comer, rezar, amar, de Elizabeth Gilbert e as páginas, além de muito coloridas, possuem orientações sobre o que fazer. Por exemplo: poste uma foto sua hoje; preencha este espaço com o colorido das flores, etc. Além de conter também mensagens motivacionais de outros artistas.


De um modo geral, para quem curte craft, colagem, diários e afins, o Art Doodle é uma excelente pedida, pois é raro este tipo de publicação no Brasil (um exemplo similar é o Wrek this Journal). Eu curto a ideia dos livros de memórias, do registro das nossas experiências, por mais insignificantes que sejam, pois hoje tudo é muito virtual, e sempre é bom materializar coisas que fazem parte das nossas vidas. Até mesmo o hábito de revelar fotos foi se perdendo, então ter um local para "guardar" carinhosamente todas as quinquilharias da alma me parece bem interessante.


Eu não sei quando vou iniciar meu journal. Acredito que preciso estar num momento especial, não tão atarefada (como sempre) e ter motivação para, a cada dia, rechear as páginas com lembranças significativas. Por enquanto, só preenchi a página de identificação mesmo hehehe. Também vou aproveitá-lo para treinar mais o meu inglês. Ah! e esse estojinho coisa-mais-amor de mini aquarelas foi presente da minha "xerosa" Narinha ♥

Saiba mais:

Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

15 Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada, Ester.
      Teu blog está lindo!

      Beijos

      Excluir
  2. Oi :), amei sua explicação e tudo que fala sobre o Journal, mais eu tenho uma dúvida, queria saber onde compro. Quero muito comprar, amei o blog também.

    Meu blog' http://myvidawriting.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza!
      Eu comprei este journal no The Book Depository, é um site europeu que entrega no mundo todo, com preços bastante convidativos, apesar de ser em dólar. A encomenda chegou direitinho e saiu por +- 26 reais, já com as taxas.

      Beijos!

      Excluir
  3. Vem com espaço pra preencher com nossas coisas? É isso?
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um diário. Estou louca para começar (:

      Excluir
  4. Ai que legal, adoro coisinhas assim. :)

    ResponderExcluir
  5. As coisas desse site são bem em conta mesmo, até os moleskine estão com o preço bom oO.. Obg pela dica;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é ótimo comprar em épocas de dólar baixo, pois o frete é grátis e chega rapidinho. Tem cada Moleskine o__________o

      Bjs

      Excluir
  6. Tem mesmo, dá vontade de comprar tudo, rsrs.
    Comprei dois, espero que cheguem logo *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Lidy, o meu chegou (foram quase dois mese para chegar :/), to encantada, e muito lindooo, to ate com medo de riscar e estragar! Huhsahu Mas pretendo comecar agora enquanto to de ferias pq depois, com as aulas, se der tempo de respirar é lucro. Rs. Beijao lidy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu também estou esperando há mais de um mês por um livro que encomendei, dessa vez eles estão demorando demais :/
      E o livro é lindo, né?! Num primeiro momento dá esse medo de "estragar", mas depois vem uma vontade danada de começar a preencher *.* Também vou ver se consigo começar o meu durante as férias, acho um bom incentivo para entrar 2014 :)

      Beijokas!

      Excluir
  8. Nossa eu to com muito medo de estragar hauhauha, pq é muito lindo. Mas também doida para começar! Com certeza uma bom incentivo para começar 2014 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já decidi: vou aproveitar o início do ano para começar o meu!
      Bjks

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe