Vivências em EaD

25.11.13

Oi pessoal,

Quem me acompanha sabe que, no finalzinho de setembro, publiquei uma postagem chamada Mídias na Educação, direcionada aos participantes do curso homônimo, que estudam através do sistema Universidade Aberta do Brasil. A convite dos professores responsáveis pela disciplina Uso de blogs, flogs e webquest na educação, resolvi passar um pouco da minha experiência com redes sociais, que não é enorme e foi conquistada na base da tentativa/erro, mas que tem me ajudado muito nos últimos quatro anos. Assim, elaborei dois textos abordando as principais redes sociais que os brasileiros usam e sobre a produção de conteúdo na web, focando nos cuidados que precisamos tomar, principalmente no que diz respeito aos direitos autorais.

Os textos foram disponibilizados no ambiente Moodle da disciplina, mas a discussão aconteceu aqui no blog, nos comentários da postagem. Os estudantes foram avaliados através da interação e do entendimento que tiveram dos textos apresentados. Resultado: 262 comentários!!! Confesso que quase enlouqueci pois, durante uma semana, nos três turnos, recebi comentários não só na postagem indicada, como em várias outras, pois os alunos começaram a explorar o blog, e fiz questão de responder um a um, assim como faço com todos que vem até aqui. Posso dizer que foi uma experiência muito legal e diferente de tudo que já tinha feito, pois nunca usei o blog para este fim e a plataforma quase não aguentou o número de acessos.

Dois comentários que recebi das estudantes do Mídias.

Nos comentários, pude perceber que a maioria das pessoas questiona a falta de tempo para se dedicar a uma atividade virtual, e o que posso dizer a esse respeito é que blogar precisa ser incorporado à sua rotina da melhor maneira possível, ser prazeroso, não uma obrigação. Não dá pra ter a seguinte postura: "Ai, preciso ir lá atualizar o blog"! Tem que ter vontade e reconhecer os benefícios daquela atividade. Então, este é um ponto muito importante.

Outra coisa que notei foi a preocupação em se expor, e isso é um pensamento bastante relevante diante das relações que se estabelecem no ambiente virtual. É preciso ter discernimento do que postar, quando postar, para quem postar. E isso vem com o tempo, assim como tudo na vida. No começo, eu tinha todas as paranoias imagináveis sobre me expor na rede. Hoje, consigo manter meu trabalho em foco e escolho o que e como outros aspectos da minha vida irão aparecer. 

Todos foram muito queridos em relação aos meus desenhos e ilustrações, deixaram comentários legais a respeito das Catrinas, perguntaram, tiraram dúvidas, me senti muito respeitada pelas turmas - eram vários Polos interagindo ao mesmo tempo - e alguns depoimentos me levaram às lágrimas tamanho o carinho que recebi. 

Fotos: Rosane Carvalho, Comunicação SEaD. 
Depois dessa experiência, ministrei uma oficina no XIV Encontro para Ações em EaD da FURG, intitulada Redes Sociais e suas possibilidades educativas. Lembro do calor que fazia naquele dia hahaha. Sala lotada, proeza que achei que não se concretizaria, e todo o conteúdo feito para o Mídias transformado em apresentação. Fiquei uma pilha de nervos, porque não é fácil encarar professores, tutores e pessoas que esperam que a sua fala seja interessante e producente, mas acredito que consegui passar uma mensagem legal.

Eu e a Noemi para a posteridade!
E o momento mais marcante da oficina foi ao final, quando a Noemi, tutora do Polo de Três de Maio, fez questão de tirar uma foto comigo e disse que fez a oficina para me conhecer. Gente, eu me senti tão querida, mas tão querida... A maioria das pessoas que frequentam o blog só conheço virtualmente, muitas não sei nem o nome, então ter esse feedback me deixou bastante emocionada. Mais ainda em ver que tudo que compartilhei com eles já virou blog e será disseminado por cada um que teve contato com o conteúdo que produzi. 

Obrigada a quem leu este post até o final, sei que ficou um pouco maior do que estou habituada a fazer, mas acho importante registrar essas experiências e demonstrar a todas essas pessoas que elas tiveram um papel muito legal na minha vida este ano.

Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

6 Comentários

  1. ai quie legal Lidi, muito bom quando nosso trabalho é reconhecido né? fico muito feliz por você!
    Ontem fui ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) aqui no RJ conhece? está tendo uma exposição MARAVILHOSA da Yayou Kusama, ai comentei com meu noivo, um dia quando a Lidiane Dutra estiver fazendo exposição do trabalho dela, nós vamos e eu ja vou conhecer varios desenhos, ele ficou achando graça de mim rs.. beijos verdes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que fofa *______* Quem dera um dia eu consiga expor meu trabalho no CCBB, só conheço pela TV/internet e vi a tua foto no Insta! Me apaixonei pelo trabalho da Yayoi quando ela fez a coleção para a Louis Vuitton - o máximo que cheguei perto dela e da coleção foi nessa capa da Vogue http://goo.gl/VNoVCU hsuaihsauhsuih
      Mas espero que, um dia, eu consiga fazer uma exposição no Rio ou em SP, daí faço questão de te mandar um convite bem chique :*

      Obrigada pelo carinho :***
      Beijokas

      Excluir
  2. renata reis27/11/2013 09:02

    Lidiane... adorei seu trabalho!!
    vc poderia fazer um desenho a partir da foto de minha filha?
    Ela fara quinze anos quero escrever lhe uma carta
    com a imagem dela como marca d*agua


    meu email lelela27@hotmail.com

    como fariamos?? contate me via email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem? Obrigada pelo carinho. Vou encaminhar para o teu e-mail algumas informações, ok?

      Bjks

      Excluir
  3. Putz, Lidy! É tão bom ver o resultado se concretizando, né? Resultados esses que só têm a contribuir, com ambas as partes. Fico muito orgulhosa por te ter perto e por poder "sugar" algumas dessas vivências que tu tens contigo.
    Viva à EaD!!!

    Beijinhos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é muito bom mesmo, principalmente pelo carinho que recebi de todos os estudantes. Ultimamente tenho estado muito cansada, mas procuro sempre compartilhar o que tem de bom, quem sabe chega a mais pessoas né?!

      Bjks

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe