Esmeralda

15/07/14


Este é certamente um dos trabalhos que mais gostei de fazer neste ano de 2014. O esboço ficou no papel durante bastante tempo, mas quando sentei para finalizar, foi questão de horas. O que me atrasou mais mesmo foi a secagem da tinta acrílica (dias úmidos, quando vocês irão embora?), mas o restante foi pá-pum.


A cigana Esmeralda é uma das personagens do livro Notre-Dame de Paris (O Corcunda de Notre-Dame), de Victor Hugo. Mulher de espírito livre, é conhecida por sua beleza e sua dança, condenada à morte ao ser julgada como feiticeira. É salva por Quasimodo, o Corcunda, do qual se torna amiga.




Materiais utilizados
- tinta acrílica Reeves na cor Preto de Marte: gostei muito do acabamento matificado dessa tinta. Como disse anteriormente, o tempo úmido dificultou a secagem e não gosto de usar o secador de cabelo (craquela quase sempre). Passei duas demãos para conseguir um resultado uniforme;
- lápis de cor Polycolor tons de marrom: para o lenço na cabeça, utilizei quatro cores diferentes + branco;
- marcadores: da Crayola na rosa e folha, Posca no brinco e Faber-Castell nos detalhes do cabelo;
- lápis grafite Ko-I-Noor 3B e esfuminho: rosto e contorno;
- caneta nanquim Staedtler e caneta gel: detalhes do rosto.



Apesar de ser uma personagem literária, Esmeralda não entra no projeto Literatura Ilustrada por não ter surgido a partir de nenhuma leitura recente, mas sim de uma associação mental que fiz quando delineei o esboço final. O que começou como um retrato se transformou numa bruxa, para logo depois eu perceber que seria uma cigana legítima.

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Adoro cores vibrantes. E adoro tudo que tenha o mínimo de vermelho.
    Parabéns pela intensidade do trabalho, Lidy!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, minha querida! Lembro de ti sempre que faço esses trabalhos com mulheres fortes *-* Acho que eles têm a tua cara.

      Grande beijo!!! :*

      Excluir
  2. Muito lindo já pensou em desenhar orixás? Na umbanda tem uma linha cigana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz uma Iemanjá há muito tempo atrás e vários amigos me falaram da linha cigana, logo que publiquei a ilustra. Por quê não? :)

      Abraços!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.