Selfless Portraits das Minas

14/08/14

Foi no maravilhoso site Think Olga que descobri uma iniciativa de empoderamento das mulheres no meio da ilustração: é o Selfless Portraits das Minas, grupo no Facebook que incentiva a produção gráfica feminina e a interação entre as participantes, que são divididas semanalmente em duplas, que se desenham (mas nada impede de uma guria escolher outra do grupo, aleatoriamente, para desenhar). 

Retrato da Emanuelly Assuéria
Retrato da Gabriela Mendes
Nessas minhas poucas semanas no projeto, já desenhei duas gurias fantásticas: a Emanuelly e a Gabriela,  já fui desenhada pela Gabriela também, conheci várias ilustradoras fodas e confesso que o grupo consome 90% do meu tempo no Facebook, já que o feed anda um mar de chorume sem fim.

Meu retrato bordado pela Gabriela Mendes.
Mas o grupo não serve apenas como network, muitos debates e reflexões surgem a todo momento, e o que chamou minha atenção foi que, quase sempre, as meninas publicavam seus trabalhos com a seguinte legenda (e suas derivadas): "fiquei com medo de não estar bom".

Por que as mulheres sentem tanto medo de expor seus trabalhos artísticos? Por que esse fantasma da reprovação alheia sempre tem que cair sobre nós? Num grupo como o Selfless Portraits das Minas, a intenção não é nivelar os desenhos a partir de um parâmetro (geralmente, equivocado, utilizado somente por quem considera como "arte" o que está exposto no Louvre), tampouco instituir o sistema das artes a ferro e fogo. Estamos ali por uma arte feminista e livre de medo e julgamento. Estamos para somar e incentivar a produção artística umas das outras, buscando articulações fora dos espaços tradicionais.

Sim, vai ter feminismo no blog. E se reclamar, vai ter dois! 

Nem preciso comentar que empoderamento nada tem a ver com jogar confete gratuitamente. Quando uma ilustradora posta uma imagem, ela é encorajada a continuar. E é no contínuo aprendizado que aperfeiçoamos a nossa arte. Estar nesse meio tão rico tem me ajudado num exercício que considero fundamental: parar de apontar o dedinho, mais ainda se for para uma colega. Todas têm seu espaço, sua vez e sua voz.

Recomendo fortemente para todas as gurias que estão lendo este post agora e querem interagir com um grupo cheio de amor e troca de experiências, que solicite para participar do Selfless Portraits das Minas. Achou legal mas não é seu tipo de atividade? Indica para uma amiga! Compartilhe na sua turma de escola, faculdade, trabalho...

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. que legal esse grupo, Lidy! adorei! já fiz meu request por lá, obrigada por compartilhar :~}
    e tuas ilustras ficaram lindas! quero ser sorteada pra tu me desenhar, hauhauah ;~

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sua linda, não precisa esperar o sorteio, vai ser uma honra fazer um retrato seu ;) as meninas de lá são maravilhosas, vais gostar.
      Beijokas, obrigada pelo carinho <3

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.