Retrospectiva #Rotaroots 2014

30.12.14

Dezembro é a época de fazer as já tradicionais retrospectivas então, resolvi aproveitar um dos memes propostos pelo Rotaroots este mês, para fazer aquele balanço maroto de tudo o que aconteceu de mais importante na minha vida - e no blog - em 2014.

Foi um ano de muitas resoluções cumpridas, e muitas (mas muitas mesmo) deixadas de lado, seja porque a vida tomou outro rumo ou porque abandonei de vez. Confesso que tenho uma tendência natural a ver o lado negativo das coisas, e essa reta final de ano me deixou bem pra baixo. Mas isso não pode se transformar num motivo para desconsiderar tudo de bom que aconteceu, as sementes que plantei e as minhas conquistas. Fiz uma recapitulação semestral de tudo que rolou por aqui:


Janeiro a Março: participei da minha primeira blogagem coletiva, elencando 14 coisas para ser/fazer ao longo do ano. E consegui cumprir muitas delas, o que, para mim, é uma grande vitória pessoal. Em seguida, tive a satisfação de ministrar meu primeiro Curso Livre de Desenho, outro passo super importante, sinto muitas saudades da turma! Já em março, me permiti começar a testar novos materiais e novos traços, como dá pra ver nessa sereiazinha aqui.


Abril a Junho: já comecei abril trocando o cabeçalho do blog e me despedindo da Dama Catrina. Em seu lugar, surgiu meu autorretrato, em consonância com minha nova fase, com mais confiança no trabalho. Voltei a postar com frequência no Illustration Friday, inclusive fazendo artes exclusivas para o desafio, e desabafei sobre o preço da arte e do tratamento duro que artistas recebem. Esse post, inclusive, teve uma repercussão ótima, que nunca imaginei, e gerou ótimas discussões.


Julho a Setembro: julho foi um mês muito especial, pois fiz uma das ilustrações mais queridas do ano, Infinite, e comecei ali a perder o medo de usar tinta. A seguir, falei um pouco sobre o Selfless Portraits das Minas (sou muito grata a tudo que aprendi enquanto estive no grupo) e, em agosto, surgiu o primeiro Fauno da série. Em setembro, participei da primeira postagem do grupo Ilustra Day e anunciei o que viria no próximo mês: minha segunda exposição individual.


Outubro a Dezembro: outubro foi um dos meses mais agitados por motivos de: tudo acontecendo ao mesmo tempo. A exposição Musas, meus 30 anos, o desafio Inktober, que me libertou do medo e da procrastinação... também teve o curso que não saiu, infelizmente. Segui me desafiando a desenhar mais, troquei o layout do blog e inaugurei de vez a fase dos faunos. Abri um studio na Colab55, coloquei alguns originais à venda e fechei com a última ilustração do ano.


A postagem mais acessada foi o desenho que fiz da Elsa, de Frozen, lá em janeiro. Fico feliz que vocês tenham gostado tanto quanto eu, esse filme ficou marcado em mim por sua mensagem de empoderamento. #lerigou Já nas lojas, a ilustração mais procurada, como sempre, é a Sugar Skull I. Dá pra comprar a sua aqui e aqui.

Se eu tivesse que desejar alguma coisa para o próximo ano, desejaria que as pessoas se importassem mais com o bem estar umas das outras e dos outros seres que coabitam este planetinha azul conosco. Que menos ofensas e negatividade fossem lançadas através de comentários maldosos e piadas sem graça. Que os artistas sejam valorizados e sua arte respeitada e paga com o devido valor. Que os profissionais (de uma maneira geral) sejam tratados com decência, e não como mera mão de obra especializada e barata.

Mas, sobretudo, desejo que todos que me acompanham até aqui, continuem sua caminhada ao meu lado. Em 2015, o blog completa cinco anos no ar, e gostaria de comemorar com cada um de vocês (vai ter muita coisa especial para celebrar essa data!). Quero continuar levando arte, ilustração e inspiração para a tela de vocês, além de produtos feitos com todo o carinho que cabe em meu coração.

Obrigada por mais um ano de compartilhamentos, sintam-se todos abraçados e tenham uma feliz noite de Réveillon! Ah, e meu cachorrinho está bem, dentro do seu quadro, se recuperando da cirurgia. Nos vemos em janeiro de 2015...

Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

0 Comentários

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe