Praticando o desapego

Por - 22.1.15


Já comecei o ano colocando minhas metas em prática, o que dá um impulso enorme na vontade de ver toda a lista riscadinha o quanto antes. Aproveitei uma tarde de sábado para faxinar geral e doar tudo o que não estava utilizando. Vem ver como foi essa experiência e conhecer o resultado!


Estante
Separei todos os livros que não pretendia mais ler, tanto de literatura quanto técnicos, e fiz duas pilhas: doação e venda. É a quarta "edição" desse projeto e sempre consigo me desapegar daquilo que já foi muito útil pra mim, e pode ser pra outra pessoa. Dessa vez, foram mais de 20 títulos, que vendi via Facebook, negociei com um sebo e doei a uma biblioteca.

Revistas
Resolvi tomar uma decisão: não comprar mais revistas impressas. Elas são caras e eu acabo não aproveitando para montar meus lookbooks. Acho mais fácil fazer uma pesquisa no Pinterest, ou montar pastas no meu iPad. As fotos para referência acabam ficando sempre à mão. Doei tudo o que tinha para reciclagem e esvaziei muitas caixas que só ocupavam espaço.


Materiais artísticos
Foi a parte mais difícil de desapegar, então internalizei que sempre pude comprar o mínimo para trabalhar, mas muitas pessoas, principalmente crianças, não. Separei três potes cheios de canetinhas, lápis de cor comum e aquarelável e canetas e lápis de escrever, além de folhas A4 e um sketchbook A3 pouco usado. A doação foi feita para a escola Cidade do Rio Grande - CAIC. Liberei espaço em prateleiras e gavetas, que agora estão arrumadas de acordo com o tipo de material.


O resultado...
Não sinto mais a sensação de guardar coisas desnecessárias. Itens novos, como sketchbooks, foram guardados em caixas e só serão usados depois que eu finalizar os atuais. Também decidi comprar somente livros que fazem parte de séries que já acompanho, tanto para economizar dinheiro quanto para dar conta da minha lista de leitura, com quase 70 títulos!

Penso que o consumo está muito ligado à ansiedade, àquela vontade incontrolável de descontar alguma frustração numa coisa nova, seja no nosso guarda-roupa, na estante ou no próprio corpo. Estou tentando enxergar isso em mim para melhorar. Espero ter motivado mais alguém a praticar o desapego esse ano, lembrando que quem não tem livros ou materiais artísticos pode doar roupas, alimentos ou até mesmo seu tempo, visitando uma instituição ou ajudando a compartilhar coisas do bem. #MenosChorumeEm2015

Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

6 Comentários

  1. Mês passado eu isso e [nossa!] é uma faxina mental tb.
    Muito bom.

    PS: lindaaass essas Skelitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me sinto muito mais leve depois desse desapego, até as ideias fluem melhor!

      Beijos! :)

      Excluir
  2. Lidy, como você é determinada! :~ Eu sou cheia de tralhas aqui e não tenho coragem de me desfazer delas. Até conseguir desapegar de alguns livros (vendendo ou fazendo troquinhas), mas material de desenho? Ai, meu coração! =~ Espero conseguir ser assim :~

    Na verdade, eu sou super mão de vaca pra comprar coisas pra mim, e meu movimento é meio que contrário ao teu (tô me esforçando pra comprar materiais de desenho antes de eles saírem do meu estoque totalmente), mas acho que as duas coisas podem se complementar :)

    Beijos, Lidy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, só pra você ter uma ideia, eu tinha coisas de 10 anos atrás, sabe toco de lápis, caneta preta que deixou de funcionar com 2 meses de uso, então... Era puro apego mesmo. Minha amiga que é professora da escola para a qual doei, ficou super contente.
      Como passamos um final e início de ano não muito bons, por causa da doença do meu cãozinho, foi bom desapegar. Fizemos o mesmo com as coisinhas dele: doamos casa, rações, potes, tudo para que outro animalzinho possa ter a oportunidade que ele teve.
      E sobre comprar material, acho que se a gente investe em coisas boas e duráveis, fica fácil comprar só quando temos necessidade. Olha só quanto dura um lápis da staedtler! Então o gasto vira investimento :)

      Beijokas :**

      Excluir
  3. Adorei a iniciativa, eu vivo dando material de desenho pras minhas sobrinhas dos que não uso mais. Em breve darei mais coisas também. O fato é que não acumulo muito por que não tenho muito, e quanto aos livros... jamais! Sou apegadona e amo livro decorando a casa. mas não sou egoísta, vivo emprestando pros amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, eu já não curto emprestar meus livros kkkkk tenho ciúmes dos mais queridinhos, mas fiquei com tanto livro técnico que nunca mais vou ler na vida, que a melhor coisa a fazer é vender/doar. :)
      Pretendo adotar essa faxina nos materiais pelo menos uma vez ao ano, fez bastante diferença para o meu processo criativo!

      Beijos! :**

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Saiba mais sobre os termos de uso deste espaço clicando aqui.