Nova carinha do blog ♥ Fauno #4

11/02/15


Desde o início da semana tenho me empenhado em cumprir mais uma das minhas metas para 2015, que consiste numa programação cheia de surpresas para comemorar o aniversário do blog, que completa cinco anos em março. Dessa vez, quis trocar a roupa do meu cantinho, por algo que refletisse meu atual momento. Nada melhor do que uma ilustração para isso e, a seguir, conto um pouco sobre o processo de criação (e loucura!) disso tudo:


Esse fauno foi feito praticamente todo de memória, tanto a visual quanto a afetiva. Ele passou por diversas transformações desde o primeiro esboço, para que eu conseguisse chegar numa síntese de várias características presentes no meu trabalho: a "nuvem" de cabelo, os olhos marcantes de sempre, as flores das Catrinas, o mix de materiais. Como se cada detalhe fosse uma pequena homenagem a todas as minhas personagens.


Enquanto eu ia colorindo, várias imagens se misturaram na minha cabeça: das figuras de Bambi e Djali, da Disney, até a obsessão pela cor de pelagem de uma gazela, algo que despertasse no espectador a sensação de querer tocar num pelo macio, como o de um animalzinho querido (e aqui, não pude deixar de me lembrar do meu Axl).



Os materiais utilizados foram: marcadores Copic nas flores e no fundo, Sharpie preta nos cabelos, pastel seco Derwent e lápis de cor Polycolor na pele. Os chifres ganharam um tom dourado e os detalhes foram feitos com multi liner Staedtler e Stabilo. Tudo sobre papel Canson aquarela, 300g. Detalhes que mais gostei:

Rosto fofinho, porém marcante.
As florzinhas das Catrinas aí, minha gente! Não esqueço delas.
Depois da ilustração pronta (que levou cinco horas para ser finalizada), foi a hora de por a mão na massa para ajustar o layout do blog. Meu tema base é do Difluir, então me concentrei mais nos elementos da página. Fiz uma ampla pesquisa no Pinterest e em blogs de artistas do mundo todo para saber quais são as ~tendências~.

Dois pontos me chamaram a atenção nessa pesquisa toda: o uso de hand lettering e de uma paleta de cores inusitada. Com a ajuda da boa e velha internet, busquei uma fonte bem bacana para essa nova marca, além de ter saído da minha zona de conforto do lilás e dos tons excessivamente neutros, apesar de ainda optar pelo domínio do branco. Inseri também vetores e padronizei as páginas internas com imagens mais agradáveis. Levei três dias nesse processo todo e ainda tenho alguns ajustes para fazer, mas o grosso do trabalho está feito, ufa!

As novidades não param por aí... ainda essa semana quero colocar minha loja de originais para funcionar (outra coisa que também está me consumindo, de tanto trabalho) e, em março, vou lançar uma série colaborativa com escritoras, um casamento entre texto e ilustração. E em abril, tem mais uma exposição chegando! E dessa vez, farei peças exclusivas para a ocasião. Como darei conta de tudo? Não sei. Só sei que estou achando maravilhoso ter tanto trabalho pela frente. 

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Ficou tão fofinho, Lidy! <3 adorei todos os detalhes e me identifiquei muito contigo no teu processo de criação: também sempre vejo 'referências ocultas' à medida que vou fazendo as ilustras. Adorei que cê deu atenção a homenagear cada uma das suas ilustras, e mesmo as características do seu trabalho. É muito gostoso descobrir o que tá por trás de cada obra :D

    Beijocas e sucesso com o blog novo, que ficou uma lindeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Fico super feliz que você tenha gostado :)
      Os processos de criação têm sido cada vez mais intensos, coisas que antes eu não parava pra pensar porque estava fazendo daquele jeito, agora viram motivo de anotações e comparações. A cabeça vive cheia de ???? rsrsrsrsrs
      Um grande beijo, lindona :* e obrigada por tudo!

      Excluir
  2. Lidy!
    Adorei esse up! que você deu no blog....
    De verdade, essas cores e esse Fauno estão transmitindo uma energia muito boa!

    Beijão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Tava precisando muito desse up!, como você disse. Foi uma renovada no meu cantinho bastante necessária. E fico feliz que todo o carinho que coloquei em cada coisa esteja chegando até vocês :D
      Beijão :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.