Into The Forest #2 ♥

20/02/15


Dando continuidade à pequena série de faunos chamada Into The Forest (veja a primeira ilustração aqui), voltei a experimentar misturas inusitadas e trabalhei com diversos materiais, como tinta acrílica, aquarela e pastel seco.

Gosto das técnicas mistas pela quantidade de texturas produzidas. Pode pesar um pouco, às vezes, mas acredito que tudo é válido quando nos permitimos tentar novos meios de colocar nossas ideias no papel.



Utilizei o mesmo papel de sempre, Canson 300g. O fundo é uma aquarela bem aguada (bisnaga Pentel) e as manchas foram produzidas com sal. É bem simples: com a folha ainda molhada, despeje um pouco de sal onde você deseja que fique esse efeito e aguarde secar (ou use um secador de cabelos). Retire o excesso com o dedo ou um pincel limpo e voilá! Aprendi isso num curso de técnicas líquidas em 2005 mas vamos deixar isso pra lá né minha gente.


Aqui, o detalhe do efeito com sal. Não aconselho fazer isso num dia muito úmido, aliás, não aconselho trabalhar com tintas em dias assim, pois a probabilidade de estragar tudo é bastante alta. Nos cabelos, utilizei tinta acrílica e detalhes de Posca.


Os chifres e os olhos foram coloridos com lápis Polycolor Landscape. Os demais detalhes foram feitos com Copic e marcador preto. Para a pele, escolhi a mesma tonalidade inusitada de Divindade, porém, trabalhada com pastel seco. Mas esses detalhes ficarão para o post de amanhã, no qual vou mostrar como trabalho com lápis pastel. Não percam!!!

O resultado final:



Como falei no início do post, à primeira vista o visual pode pesar, sim, afinal são cinco materiais com acabamentos completamente diferentes, compartilhando o mesmo espaço. Não acho que tenha conseguido um equilíbrio nessa ilustração, embora eu tivesse tentado me manter na mesma paleta de cores entre figura e fundo.

Mas é um ponto de partida para novas tentativas e curti muito o resultado. Acho que a aquarela craquelada é excelente para cenários, enquanto o lápis dá um acabamento acetinado que sempre vai ser meu preferido da vida. Ainda quero fazer um último e terceiro fauno para essa série, pretendo unir o que mais funcionou nessa e na outra ilustra. Deixem comentários com as suas impressões.

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. olá, descobri o seu blog ontem, e me encantei com os seus desenhos!
    Sobre o efeito da técnica com sal, eu costumo usar uma esponja porosa, dessa bem vagabunda mesmo para banho. Não fica exatamente igual, mas bem parecido. eu gosto bastante, pelo menos. enfim, adorei o seu desenho. :)

    http://www.blreys.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, seja bem-vinda! :)
      Nunca tentei com a esponja, mas achei bem interessante e deve fazer bem menos sujeira do que o sal, experimentarei! Álcool dá um efeito lindo também.

      Beijokas :*

      Excluir
  2. Lidy! :OOOO Ficou LINDO!
    Tenho dificuldade de trabalhar com materiais muito diferentes, mas acredito que deve ser libertador! Já tô ansiosa pelo post do pastel, tenho vários encostados aqui porque não sei fazer nada além de me sujar toda :~

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju!!! Um elogio teu é sempre um incentivo e tanto :*
      Estou curtindo misturar materiais diferentes, porque tudo é uma grande surpresa... e isso ajuda a desapegar um pouco daquela ideia de "e se não der certo, o que eu faço?"
      Ainda estou aprendendo a usar pastel, vai ser mais um apanhado de considerações de uma marinheira de primeira viagem :D

      Beijokas :**

      Excluir
  3. Seus faunos são sempre lindos Lidy...
    Mas as flores parecem estar saindo do papel, o efeito ficou lindíssimo!! ^_^

    Beeijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, obrigada pelo carinho!
      Adorei essas flores, acho que vou fazer semelhante no próximo fauninho ;)

      Beijokas :**

      Excluir
  4. Muito lindo, <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, li vários posts do seu blog e adorei, ganhou mais uma seguidora, parabéns!
    Eu adoro ilustração e gostei muito da série faunos, mais ainda do mix de materiais que você utilizou, geralmente eu me prendo a um ou dois por ilustração.
    Meu blog é voltado a ilustração, mas ainda estou no meu primeiro ano hehe faço posts sobre artistas que admiro e alguns com as minha obras, se tiver interesse é só entrar aqui: turch3se.blogspot.com

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, obrigada pelo carinho!
      Fique à vontade pra visitar meu blog quando quiser, viu?!
      Estou curtindo muito fazer essa mistura de materiais, dá pra fazer uma série de experimentos e perder o medo de usar muita coisa.
      Lá na seção Blogroll tem link para o portfólio de várias artistas, se tiveres alguma dica me passa que acrescento à lista. :)

      Beijokas :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.