#ilustraday abril: outono

23.4.15


O ilustra day de abril traz como tema a minha estação do ano favorita! Quando o sorteio foi aberto, lá no nosso grupo no Facebook, sugeri outono, que acabou vencendo a votação final. Curto muito as meias-estações, por serem períodos nem muito quentes, nem muito frios, o que aqui no RS significa um alívio e tanto. Também me atraem as folhas secas e a paisagem cor de ferrugem, e faço um paralelo com a mesma época no hemisfério norte, quando é comemorado o Halloween. Gostaria muito de, um dia, passar meu aniversário (que é em outubro) por lá. Vamos à ilustra?!


Comecei a ilustração fazendo um decalque do rascunho numa folha de papel vegetal, para ajustar tudo o que queria e facilitar a transferência para a folha final na mesa de luz. Foi a primeira vez que utilizei o papel da Copic, sempre ouvi falar muito bem da textura lisa e do acabamento que ele proporciona. Porém, conforme fui preenchendo o cabelo, percebi que a folha enrugava muito mais do que com o papel Marker, da Canson, especial para quem trabalha com marcadores. Foi então que descobri que esse papel é específico para canetas Copic mesmo, se você usar outro tipo de caneta, vai enrugar muito e esfarelar. #ficaadica


Publiquei um vídeo no meu Instagram, mostrando o passo-a-passo das cores que utilizei para preencher o cabelo. Em seguida, fiz o suéter com as Copics, e o acabamento ficou muito superior. Em seguida, para o rosto, optei por usar lápis de cor, e o papel acabou se comportando muito bem. A última imagem do quadro é o verso do papel, para mostrar que transfere muito para o outro lado da folha, assim como o Marker, porém, não rasga ou danifica o que está embaixo. Detalhes:


Materiais utilizados:
- papel Copic nº 6 (recomendo comprar só pra quem usa as canetas da marca);
- marcadores Bic Visaquarelle;
- marcadores Crayola Super Tips;
- marcadores Copic Sketch;
- lápis de cor Polycolor Portrait;
- caneta multiliner Copic;
- canetas Posca dourada e branca.
O resultado final ficou assim:


Quem quiser ver os demais trabalhos e participar do nosso grupo, visite a página no Facebook. Lembrando que não precisa ser ilustrador profissional para entrar na brincadeira, apenas ter amor e vontade de desenhar.

Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

6 Comentários

  1. Ficou muito massa! Gostei da sutileza das cores e das folhas no cabelo como se a moça encarnasse o próprio outono... Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo carinho, Liliana!
      Um grande beijo pra ti também! :*

      Excluir
  2. ficou linda! *_* não sei do que gostei mais, se do cabelo (e os coques dela parecem frutinhas *O*), dos olhos, as pintinhas no rosto, do blusão, a lua no meio da testa, a sobrancelha, o nariz, a boca... T__T há anos namoro de longe essas canetas da copic, mas são tão caras que chega a doer nos ossos. T__T Mas admiro a tua versatilidade com os materiais. acho super interessante (e incrível) como tu consegue misturar tantos materiais pra fazer uma peça só! eu morro de medo de fazer isso! já tentei, mas nunca sei por onde começar...tipo, fazer o quê, com o quê..?! eu olho para aquele monte de materiais, e fico sem saber que material usar para qual parte. >_< e tu consegue fazer isso com tanta naturalidade!! T_T
    bjss :************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bia! Fazia tempo que queria fazer um cabelo assim :)
      Eu consegui comprar as minhas Copic em promoções do site, foi muito ao acaso mesmo, o conjunto de cinzas paguei metade do preço. É questão de sorte, pois acaba rapidinho. O bom é comprar as avulsas, para testar. As Ciao são mais baratas que as Sketch, mas são menores.
      Gosto muito de misturar os materiais, porque acho que cada um tem uma função que se encaixa melhor, sabe. Tem vezes que fica um carnaval, mas gosto de não me apegar a uma só técnica, é uma boa maneira de treinar coisas novas e misturar texturas.

      Beijão :**

      Excluir
  3. Oi Lidiane!

    Que bonito! Outono e primavera são minhas estações favoritas xD
    Conheci teu trabalho pelo ilustraday, parabéns :)

    Beijos
    Ana ClaCla | http://moradaflutuante.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Também adoro a primavera, curto mais as meias-estações do que inverno e verão. Obrigada pelo carinho!

      um grande beijo :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Saiba mais sobre os termos de uso do blog clicando aqui.

Subscribe