Como me organizei para o BEDA

Por - 30.8.15


Participar de um desafio de 31 dias é cansativo, mas extremamente recompensador. Amanhã é o último dia de BEDA, fecharei esse projeto com o tour pelo ateliê e a sensação que fica em mim é de que muitas coisas boas foram compartilhadas, e consegui riscar várias metas relacionadas à produtividade e organização na minha lista.

Resolvi elencar 10 atitudes que fizeram parte da minha rotina durante o mês de agosto, e que tornaram essas postagens diárias possíveis. Com isso quero incentivar você a se desafiar também. Mas, ó: as coisas só fazem sentido quando realmente as queremos, então nada de entrar de cabeça em algo que não significará nada na sua vida.

1˚ PASSO: saber se eu realmente gostaria de fazer o projeto e não abandonaria/desistiria. Faria diferença na minha vida? Meus leitores gostariam?

2˚ PASSO: entender que eu precisaria de dedicação e que teria de priorizar atividades. Como agosto foi um mês fraco de freelas, procurei me deter no essencial e nos meus estudos diários.

3˚ PASSO: aceitar participar de outro desafio, no caso o #AGostoDoArtista, o que garantiu que eu não deixaria de desenhar durante o mês e que estaria fora da minha zona de conforto ao ter uma lista de itens para preencher.

4˚ PASSO: montar um planner mensal, distribuindo os posts que eu já tinha em mente ao longo das semanas e preenchendo os buracos com ideias que surgiam na minha cabeça. Deixar esse planner num local visível.

5˚ PASSO: mapear no meu caderno de organização todos os posts que eu já tinha vontade de escrever e, por pura preguiça, deixava de lado. Mapear também os posts que eu já fazia nos meses anteriores (na prancheta, minhas inspirações) e ideias que surgiam espontaneamente ou a partir de coisas que eu via pela internet.

6˚ PASSO: adiantar a primeira semana do desafio antes do dia 1/8. Isso me ajudou a ficar tranquila e poder planejar o restante com calma, sem pressão e com prazer.

7˚ PASSO: dedicar dias específicos para fotografar, pesquisar, desenhar e escrever. Sempre adiantar uma semana e escolher um horário fixo para liberar tanto o post como sua divulgação nas redes sociais (no meu caso, 20h). Isso foi crucial nos dias em que minha internet caiu, ou eu saía de casa, por exemplo.

8˚ PASSO: curtir a rotina de postar e não pegar nada além dos projetos, para não me sentir pressionada. A grade sacada foi retomar a vontade de postar e o sentido de organização, por isso fazia tanta diferença deixar as semanas sempre adiantadas e também aprontar os posts do final do mês, caso desse algum problema.

9˚ PASSO: aproveitar os dias ideais para os posts que exigiam condições especiais (fotografar nos dias de sol, usar aquarela em dias não úmidos). E sempre cumprir essas metas.

10˚ PASSO: satisfação ao riscar metas cumpridas. Tem gente que se sente feliz trocando de carro todo ano, eu me sinto bem melhor colocando um X sobre as tarefas propostas finalizadas.

Em resumo: deu trabalho? Sim, mas foi tão legal o retorno que tive, tanto dos leitores que me acompanharam, quanto daquela vontade de estudar coisas novas para colocar aqui no blog. Cresci muito ao longo desse mês de 365 dias, me senti viva no sentido de poder fazer várias coisas que amo: desenho, escrita, pesquisa, compartilhamento.

Agora, vou me preparar para mais uma empreitada: o Inktober, que já fiz ano passado, e consiste num desenho por dia, até o final de outubro. Outra coisa legal é que existe a possibilidade de encerrar 2015 com mil postagens aqui no blog, não é demais? É muito assunto e muito amor since 2010.

Obrigada, de coração, a todos que me acompanharam durante o BEDA. Fiquem ligados que amanhã terá o encerramento mais do que especial com o tour pelo ateliê e pela minha estante no momento.

Abraços,
Lidiane :-)

Veja também

2 Comentários

  1. Imagina acabar com o ano com 1000 postagens?!
    Admiro muito sua dedicação, acho que não conseguiria postar o mês inteiro. Amei suas postagens desse mês, inclusive conheci seu blog nesse mês :)
    Beijo!

    www.nascinaepocaerrada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natany, muito obrigada pelo carinho!
      Espero realmente conseguir fechar as 1000 postagens antes do ano acabar, ia ser muito show :D

      Beijão!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Saiba mais sobre os termos de uso deste espaço clicando aqui.