Moon Child

25/10/15


A ilustra que vou mostrar hoje tem sido gestada há bastante tempo e não foi parar no papel sem uma boa dose de erros, sofrimento e recomeços. Claro que eu prefiro quando as coisas acontecem naturalmente e sem conflitos, mas nem sempre é assim com nosso processo criativo.

Quem me acompanha no Snapchat viu o desabafo em tempo real e, logo em seguida, fiz um pequeno vlog para mostrar que tatu do bem. Acontece que eu fiquei um pouco ansiosa com algumas coisas: primeiro, o Inktober (querendo ou não) me toma bastante tempo e, às vezes, fico sem disposição para adiantar os trabalhos; segundo, estou com outro projeto em andamento com uma amiga, que também requer atenção; terceiro e mais urgente: quero colocar meu site no ar em breve. Sim! Comprei outro domínio e pretendo montar um portfólio profissional, do jeito que sempre idealizei. Isto posto, imagine que minha cabeça estava um inferno - e eu queria terminar este trabalho a qualquer custo.

Não deu outra: comecei a trabalhar com aquarela e não consegui fazer as manchas do efeito galáxia. Somado ao fato de que eu já havia colocado uma ilustra no lixo, dias atrás, pelo mesmo motivo - falta de prática com aquarela - fiquei bastante desapontada por frequentemente perder tempo e material com algo que não dá certo. Mas então me acalmei e parti para a ação:


O rascunho dessa ilustra tinha parado na minha pasta do esquecimento, onde guardo todos os desenhos que desisti de fazer, ou que entrarão para o banco de ideias quando a falta de inspiração bater. Usei uma foto linda como referência unicamente para a pose (a expressão do rosto, cabelos, pés e mãos foram criadas por mim), mas como já faz muito tempo, não a encontrei nem nos meus álbuns do Pinterest. No vlog ao final do post explico em detalhes as direções que tomei.


A imagem de referência não mostrava os pés e as mãos da modelo, então o jeito foi improvisar: tirei fotos dos meus próprios membros, e confesso que fiquei tão feliz em ver meu pé gordinho eternizado nos anais da internet hahahaha. Também me senti desafiada a mostrar uma figura de corpo inteiro, pois prefiro os retratos.


Materiais utilizados:
- papel Canson 140g;
- lápis grafite Conté 6B, Sakura 5B e Staedtler 4B;
- lápis de cor Polycolor;
- esfuminho;
- multiliner Staedtler para os detalhes.
O resultado final:

Detalhes:


A partir de agora, essa ilustração vai aparecer tanto aqui no blog quanto em vários outros lugares, como uma de minhas imagens oficiais. 

Amei essa foto!
Vocês já notaram que mudei a header do blog (inclusive algumas pessoas já me parabenizaram e fiquei muito feliz que tenham gostado), bem como as redes sociais e, tanto no vídeo quanto no texto, mencionei que estou preparando meu site. Assim que tudo estiver terminado, farei um post especial contando quais foram as minhas inspirações e o significado de cada uma dessas ilustrações no meu momento atual. 

Já adianto que, assim como as caveiras e os faunos, a lua é uma constante no meu trabalho, e decidi que era hora de homenageá-la. Seja através da força de suas fases, ou da figura da deusa, que nos observa acima das nuvens.

Comentários

  1. Boa Lidiane! O desenho ficou muito bom. Moça, que textura bonita e essa? kkkk

    Não sei se foi essa a intenção, mas você demonstrou nesse desenho que alcançou maturidade pessoal e profissional. Não sei explicar se é o sorriso, travesso e sonhador (apaixonado ou de deboche) ou o fato dela estar nua ao luar, à vista de todos, más ocultando o que para ela, é importante e pessoal. E o fato de utilizar essa ilustra na seção onde pede o apoio das pessoas, para mim só reforça isso.

    Enfim, apesar de gostar do desenho como um todo, adorei a delicadeza dos pés.Continue assim, sua essência parece estar aflorando "da pele da personagem" e isso é muito bacana. Demonstra quanta profundidade seu trabalho possui ou quão intimista ele é, quiça um dia consiga me expressar dessa forma também.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus, obrigada!

      Gostei muito da tua análise, isso é uma das coisas mais legal de ter blog, poder ler as impressões das outras pessoas e ver que consegui passar o que desejava.
      Essa ilustração é um ponto de virada muito importante para mim, é a reunião de todos os elementos que aparecem no meu trabalho e o aperfeiçoamento deles, juntamente com o meu estar no mundo, com o que desejo enquanto profissional.

      E acho que o fato de ter dado errado, da expectativa e de eu ter conseguido consertar deu um toque mais importante a tudo.

      Abração!

      Excluir
  2. MUUUUITO legal o vídeo, Lidy! Na verdade, eu, particularmente, acho muito mais interessante ler/ouvir sobre erros do que acertos, justamente por aprendermos muito mais com os erros do que com os acertos. Acho que fica muito mais gravado na nossa cabeça as coisas que não deram certo do que as que deram. As que deram, geralmente, a gente deixa passar abatido, mas o que não deu se torna meio que um "trauma" e por isso fica mais registrado. Mas outra coisa que achei interessante no teus comentários é que tu tem uma pasta de "banco de ideias" com teus próprios desenhos. Eu tenho isso, mas apenas com as minhas ilustrações digitais. nunca pensei em fazer uma pasta física para isso! D: Mas enfim, a ilustração ficou linda! E o fato de tu ter optado por não por uma galáxia em volta dela deu um ar mais "limpo" a ela. Curti muito. *_* Ah, não sei eu já tinha comentado, mas eu vi que tu tinha mudado o cabeçalho da página, mas não me lembro se comentei...bom, se já comentei, comento de novo! xD Achei ele lindo, muito legal mesmo, bem a tua cara que trabalha bastante com luas nas tuas meninas! :) Aliás, falando no cabeçalho, como é que vai fazer com esse novo domínio? tu só vai trocar esse pelo outro, ou vai manter dois sites?
    bjss :*************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, obrigada!

      Ainda preciso dar uma melhorada nos vídeos, eu nem ia fazer esse, mas fiquei com vontade de registrar o que estava acontecendo ali, na hora.

      Também gosto de saber sobre os erros, porque nós acabamos nos acostumando a ver o lado "bonito" das coisas, principalmente na internet, então compartilhar uma experiência negativa é uma forma de dizer que tá tudo bem errar, é humano e a gente aprende com isso. :)

      Até uns anos atrás eu jogava meus rascunhos e desenhos não finalizados fora. Hoje em dia, guardo tudo nessa pasta, tanto como fonte de ideias, quanto memorial mesmo, tem muita coisa legal que vai para o lixo e que pode ser aproveitada depois.

      Então, o novo domínio é *lidianedutra* e vai ser só para o site/portfólio, vou continuar com este aqui para o blog e dou um jeito de linkar os dois. Estou morrendo de vontade de colocá-lo no ar, mas falta muita coisa ainda :/

      Beijão! :***

      Excluir
  3. Oi, Lidy! Gostei do vídeo. Legal ver você falando!

    Também acontece as vezes comigo de errar a mão nas ilustras... desde mudar o conceito depois de começar a arte final, por achar que não está funcionando, até fazer besteira na pintura (nesses casos, geralmente tento dar um jeitinho). Já tive oportunidade de registrar alguns desses casos... Acho que enriquece bastante o aprendizado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, fico feliz que você tenha gostado :)
      Eu sempre digo que aprendo muito mais com os erros do que com os acertos. Porque o acerto te coloca numa zona de conforto, e o erro te movimenta, te dá aquela coceirinha de continuar aprendendo. Sempre registro tudo (nem sempre publico), para ter um parâmetro de estudo ;)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.