Marcador multiuso permanente Faber-Castell

21/10/15


Spoiler alert: este post não é patrocinado!

Numa das minhas idas à papelaria encontrei a nova linha de marcadores multiuso permanente da Faber-Castell e resolvi comprar algumas cores para testar. Recentemente fiz uma faxina em todas as canetas e marcadores que eu tinha, e procurei ficar com aqueles que são de boa qualidade (o que não é sinônimo de coisa cara, veja bem!), que entregam a pigmentação e misturam bem entre si. Mas é sempre bom testar produtos novos, assim não ficamos refém de apenas uma marca.

Não encontrei muitas informações sobre esses marcadores na web, além de releases em sites de lojas. Basicamente, o multiuso permanente está disponível em 14 cores (aparentemente sem nome específico ou numeração), e podem ser utilizados em diversas superfícies: papel, cartão, madeira, metal, plástico, vidro e porcelana. Sua ponta bullet de 1mm permite fazer um traçado que vai do mais fino ao espesso, ideal tanto para detalhes quanto para cobertura de grandes áreas, além do formato triangular ergonômico garantir conforto na escrita.

Depois de testar e aprovar as cores que eu havia comprado, investi no restante da linha, com exceção do preto, que não encontrei em lugar algum #chatiadíssima. As cores (numerei para facilitar) são: verde escuro, verde claro, verde água, azul escuro, azul claro, roxo, lilás, magenta, rosa, marrom, vermelho, laranja e amarelo.


Sobre a pigmentação/mistura
É um marcador à base de álcool extremamente pigmentado, as cores são fiéis à embalagem (o verde água e o magenta ficam levemente mais escuros). Me surpreendi com o amarelo vívido e com o azul escuro que sai um pouco daquele tom comum de marcadores para quadro branco, sabe? 


Porém, eles não misturam bem entre si, como os da Copic, por exemplo. Fica nítido onde termina uma cor e começa a outra, talvez porque a gama de cores, apesar de grande, é limitada para este tipo de interação. Em compensação, eles "conversam" bem com outras marcas, como Sharpie, Bic e Tombow, até a própria Copic. Entregam muito pigmento e transferem para o verso da folha, por isso, preste atenção ao papel que você pretende utilizar (recomendo o Marker, da Canson).

Sobre a ponta
A ponta é similar à das canetinhas da Crayola, que amo de paixão, pois é possível variar a inclinação e fazer tanto os detalhes, quanto cobrir uma área maior. Nesse sentido, é uma caneta que leva vantagem em relação às de ponta dupla (chanfrada/pincel), geralmente mais caras, fica a recomendação para quem é iniciante.


Diferenças entre marcador multiuso x marcador de CD
Aí você deve estar se perguntando: tá, mas qual a diferença entre esse marcador e aquele para CD? Também fiquei com essa curiosidade e comprei um para comparar. A primeira diferença fica na ponta: apensar de também ter 1mm, ela possui um formato diferente, que dificulta o preenchimento de grandes áreas. Além disso, o pigmento do marcador comum não é tão consistente e fica cheio de falhas. Talvez por isso a Faber tenha lançado um preto para a linha de multiusos também. Em relação à embalagem, as duas canetas são bastante parecidas, fique de olho ao comprar!


Pontos positivos
- variedade de cores;
- produto barato (custa em torno de R$ 3,90 a unidade);
- facilmente encontrado em papelarias;
- boa pigmentação;
- ponta versátil;
- bom complemento para usar com outras marcas (Copic, Bic, Sharpie...).

Pontos negativos
- cores não misturam bem entre si;
- transfere demais para o verso da folha.

Estou usando esses marcadores para fazer as Guerreiras Sailor do Inktober e os resultados têm sido ótimos. Misturo bastante com outras canetas e consigo nuances super interessantes, principalmente na coloração dos cabelos. Recomendo fortemente que você experimente e acrescente esse item à sua próxima visita na papelaria mais próxima.

Comentários

  1. ahhh que ótimo! eu to usando marcadores permanentes também, mas os da Bic. Legal tu trazer esse post, porque estava com medo de estar fazendo mau uso deles por serem permanentes...geralmente, se usa essas canetinhas em outras superfícies mesmo, né, dai eu pensava "mas será que pode usar em papel mesmo?" auiehauiehi Mas essas minhas também marcam bastante o outro lado do papel. E também não misturam bem entre si... :/ talvez por serem permanentes, elas sejam mais fortes mesmo. Tu conhece alguma permanente que não marque do outro lado e misture bem? Por que apesar disso, to gostando muito de usar elas. T_T
    bjss :***********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses marcadores são muito bons. Eu tenho os da Bic também e são mais ou menos parecidos, pelo que pude perceber.
      É difícil encontrar uma marca que não transfira tanto pro verso da folha, é um problema desse tipo de caneta, mas os da Sharpie têm uma gama de cores tão extensa que é possível misturar bem entre si. Inclusive tem um estojo só com cores pastel que estou namorando há anos *---*. Dentre todos, são os que misturam melhor, na minha opinião.

      Beijos! :*

      Excluir
  2. Parabéns Lidiane, a resenha ficou show!

    Tenta testar com o blender da COPIC ou da Magic Color, se a tinta tiver a fórmula parecida, pode ser que resolva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus, obrigada!
      Eu nunca testei o blender da Copic, morro de vontade! Tenho os marcadores da Magic Color mas alguns deles secaram tão rápido que fiquei receosa de investir em mais, apesar das cores serem lindas. Mas vou dar uma olhada, obrigada pela dica!
      Abração!

      Excluir
  3. Adorei, Lidy! Deve ser legal pra testar em tecido e porcelana, né? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei em plástico e funcionou bem, como a Sharpie. Pensei em customizar vasinhos de suculentas com elas *---*

      Excluir
  4. Oi LIDIANE, Você já tentou trabalhar em chinelos tipo havaianas com estas canetas? Deu certo? É necessário utilizar algum outro produto para fixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz! Nunca usei esse marcador em outra superfície que não seja papel. É bom fazer um teste antes. :)

      Excluir
  5. Como faço pra que a tinta desse marcador não saia da porcelana? Fiz uma caneca, mas saiu facilmente com agua e detergente 😐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei te responder, pois nunca testei esses marcadores fora do papel.

      Excluir