Oficina de Ilustração Amanda Mol

21/12/15


Embalada pelo ritmo do livro Grande Magia, decidi me inscrever em várias oficinas online, pois senti que precisava me distanciar um pouco do trabalho e focar em formação. Desde que concluí o mestrado (talvez em 2016 eu me sinta pronta para falar da dissertação aqui) tenho investido em cursos curtinhos, pois não tenho mais a menor paciência para a academia.

Oficina de Ilustração Amanda Mol vinha chamando minha atenção desde seu lançamento, pois sou fã do trabalho dessa ilustradora. Ela tem um traço bastante delicado e toda uma poética de criação voltada para o feminino e a natureza. Aproveitei um desconto válido até o início de dezembro e me joguei. 

Apesar do foco não ser o ilustrador profissional, mas sim pessoas interessadas em desenhar, e de eu saber de antemão que não aprenderia uma técnica nova, decidi investir para ter um tempo só pra mim, sem cobranças, nem prazos. Eu queria aprender a dizer não para o que estava me deixando chateada. Terminei a oficina muito feliz em ter conseguido superar essa má fase.


A oficina é dividida em dez videoaulas. A cada semana, são liberados três vídeos para estudo e, na última semana, os quatro finais. Cada um deles vem acompanhado de dicas, imagens para download e ainda uma playlist musical. Tudo isso é acessado através do Painel Criativo, e aqui fica minha impressão técnica a respeito da plataforma: ela é muito intuitiva e não tive problemas com o carregamento dos arquivos. As aulas são disponibilizadas dentro do prazo e os vídeos curtos facilitam a compreensão, sem dispersar.

A Amanda é uma entusiasta dos registros e de manter um cantinho propício à criação. Por isso, nos incentivou a criar painéis no Pinterest


Nas aulas seguintes, testamos materiais e trabalhamos com formas e cores. É muito bom voltar a esse tipo de estudo depois de um certo tempo, porque tem coisas que acabam ficando no meio do caminho, ainda mais se nos sentimos pressionados no dia-a-dia. Outra coisa que voltei a fazer, e nem era uma atividade da oficina, foram exercícios de aquecimento da mão antes de desenhar.


Esses foram os primeiros testes que fiz com as aquarelas da Koh-I-Noor, indicadas pela Ana Blue e pela Mary Cagnin. Além de muito baratas (R$ 28, em média, o estojo com 12 cores) a qualidade é excepcional. São tintas altamente pigmentadas, como é possível ver na imagem, e misturam bem entre sim. 


Outro estudo que fiz com essas aquarelas. Apesar de seguir a referência fotográfica, não me importei com a semelhança. Queria mesmo era experimentar um traço mais solto e inventar cores inusitadas, em contraste com a imagem em preto e branco.


Aqui, além de desenhar um tema recorrente nos meus trabalhos - mulheres e galáxias -, ainda escrevi um pequeno texto mostrando porque isso é importante para mim, como apareceu na minha trajetória, o que me faz continuar representando essas figuras. E pessoalmente foi o momento de dizer para mim mesma: esta sou eu, esta é minha arte, e somente eu posso dizer o que devo ou não fazer.


Numa das últimas atividades, extravasei geral e consegui soltar a mão como há muito tempo não conseguia. Fiz uma sucessão de formas que me encantam e exercem força e fascínio, e que estão relacionadas ao universo artístico que construí. Esses desenhos passaram a ter uma importância tão grande na minha vida quanto qualquer ilustração bem acabada e pensada que eu já tenha feito. Foi uma espécie de exorcismo das coisas ruins, e funcionou.

A Amanda ainda fala sobre tratamento de imagem (ótimas dicas de Photoshop) e sobre como nos colocarmos numa posição de sempre inspirar o outro nas redes sociais, através da ilustração em si e também de fragmentos cotidianos que nos auxiliam no processo de criação.

Saí da oficina renovada, e muito feliz por superar uma carga negativa que eu mesma havia colocado sobre meu trabalho. Recomendo essa atividade para todas as pessoas que desejam desenhar, mas acham que não conseguem (consegue, sim!) e para quem já é desenhista, mas anda acanhado com a própria produção.

Comentários

  1. Adorei essa postagem Lidiane.

    Todos os desenhos ficaram ótimos e me lembraram de algo que não faço há muito tempo, desenhar por desenhar, libertar a mente e a mão. Arrisco dizer que de alguma forma isso me inspirou a fazer esse tipo de desenho tão breve quanto possível.

    Agradeço por compartilhar isso conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus!
      Foi muito bom ter feito essa oficina, me libertei da sofrência e voltei a desenhar só por desenhar, e isso fez super bem para meu processo criativo. Recomendo! :)
      Abração!

      Excluir
  2. ahhh todos eles estão lindos, mas confesso que gostei mais desse seis últimos, viu!!! todos eles juntos, emoldurados numa sala, ia ficar show!!!!acho muito divino quem consegue trabalhar com tantos simbolismos. *_* eu estava a fim de fazer esse curso da Amanda também, mas ainda não rolou. quem sabe agora, em 2016... T__T bjsss :***********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pensando em emoldurá-los mesmo, Bia! Mas quero umas molduras não tradicionais, vou ver se consigo customizar algo. Recomendo o curso, vale pelo momento e pra conhecer um pouco mais do processo criativo da Amanda.
      Beijos! :*

      Excluir
  3. Obrigada por compartilhar, Lidy! Tb estou na onda dos cursos de curta duração! Acho que podemos crescer tanto nesses cursos menos acadêmicos! Fico maravilhada com isso. Quando estava fazendo meu desafio de 30 dias esse ano, fiquei 30 dias rabiscando no caderno durante pelo menos meia hora por dia sempre tentando ver diferentes possibilidades com relação aos mesmo temas que escolhi no começo... Foi muito produtivo e enriquecedor com relação a pesquisar, gerar ideias e analisar meu próprio processo criativo. Acho que vale a pena fazer algo assim com alguma frequência. Parece que vc andou fazendo isso nesses desenhos da última imagem. Ficaram bem legais, achei mais soltos! Tb achei legal essa história de escrever a respeito o que você faz... Deve ser interessante essa auto análise. Beijos e boas festas! Ps. Fiquei curiosa com relação a esse filme de foto gigante que aparece nas fotos. O que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse rolo de filme é um telefone!!!! hahahaha Ganhei de uma amiga, mas ele não está funcionando direito, aí uso como decoração.
      Quero fazer mais cursos assim ano que vem, fiquei muito motivada a pesquisar e me desprender do meu perfeccionismo. Essa atividade de escrever sobre os elementos do trabalho foi muito importante, porque quando vc verbaliza sempre acaba lembrando de coisas que ficam de lado no dia-a-dia.
      Também quero fazer um desafio de 30 dias ano que vem, na realidade queria ter disposição para fazer o de 365 dias, mas acho brabo kkkk
      Bjs

      Excluir
  4. Obrigada, Bella! <3
    O Iconic foi só um dos 3549854 eventos que eu deixei passar por pura patetice mesmo. :/ Mas se tiver ano que vem, tô dentro. Acho que vale muito a pena. E também quero fazer aulas, porque sinto falta de conversar com uma pessoa, trocar ideias. Gostei muito da oficina da Amanda, acho que ela poderia fazer cursos explorando técnicas mesmo, ia ser show!
    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  5. Eu também fiz o curso e amei! No meu caso realmente serviu para que eu perdesse o medo e começasse a desenhar. Até então sempre tive vontade mas achava que não era para mim, pois não tinha nascido já sabendo desenhar! Depois desse curso criei um espaço em casa para eu criar, comprei materiais e comecei a me arriscar e me divertir!!! Muito legal ler sobre alguém que fez e como foi a experiência também!!! Muito bom o post! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito legal fazer essa oficina, consegui tirar um tempo pra mim e desestressar, acho bacana que profissionais como a Amanda incentivem o público de forma sadia, com boas referências e com propriedade no que estão falando.
      Bjs!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.