Hades para o #Desafio2Minds

12/02/16


Desde que entrei no grupo ainda não havia participado de nenhum dos Desafios 2Minds, mas o tema de fevereiro é mitologia, um assunto que sempre me interessa. Para quem não sabe como funciona, todo mês é proposto um tema e, a cada semana, um novo desafio a respeito dele é liberado (mostrei esse e outros grupos legais aqui).

Para a primeira semana, era preciso ilustrar um dos deuses do panteão grego com seu gênero trocado. Ou seja: Apolo como mulher, Afrodite como homem, e assim por diante. Escolhi Hades, deus do mundo inferior, porque é um dos mitos que mais gosto. Tenho vários livros que contam sua história, desde HQs até séries new adult me julguem


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Hades não é um deus ruim, nem tem semelhança com o diabo ou coisa parecida. Ele é o guardião do submundo e governa ao lado de sua rainha, Perséfone. O rapto da deusa é uma das histórias mais controversas da mitologia, e existem várias versões sobre como ocorreu. Há uma intensa ligação entre vida e morte, as estações do ano e o poder que emana da terra e essas duas divindades. Sugiro ler a graphic novel de George O'Connor Hades: o senhor dos mortos, que é muito bem desenhada e escrita, além de trazer uma série de curiosidades.

A minha Hades é uma deusa poderosa, que adora fazer um carão para impor respeito. O elmo da invisibilidade dado pelos Ciclopes foi substituído por uma tiara e seu bidente transformou-se numa tatuagem. O brinco com um crânio lembra as duas maiores riquezas do seu reino: almas e pedras preciosas. Por não se expor à luz do sol, a deusa tem a pele pálida, levemente azulada, e longos cabelos escuros e etéreos. Toda a imagem é bem etérea, na verdade, como se pudesse desvanecer a qualquer momento.


Materiais utilizados
- Papel Arches grain fin 300g;
- Aquarelas Van Gogh e Cotman W&N;
- Pincéis Arches;
- Lápis Staedtler Mars Lumograph 4B;
- Esfuminho.


A grande sacada do desafio é conseguir interpretar o briefing proposto num curto espaço de tempo, geralmente saindo da nossa zona de conforto. Por isso, reduzi ainda mais o número de materiais para essa ilustração. Foi bem difícil contar com apenas um lápis e três cores de aquarela, mas o curso que estou fazendo com a DIVA Sabrina Eras tem me ajudado bastante a superar minha insegurança com a tinta.

Logo depois desse desafio, fui presenteada com um artblock, que me fez pisar no freio e voltar para o grafite e para os estudos. Até apaguei vários posts que estavam agendados, pois refleti que as coisas não estavam indo por um bom caminho. Também vou tirar dez dias de férias, e como não deixei nada preparado, talvez voltarei só no final do mês com o Projeto Ilustra. Mas sigo ativa no Instagram e no Facebook

Inté! :*

Comentários

  1. que atire a primeira pedra quem nunca leu um new adult! Mas essa Hades é uma lindeza só! Achei muito legal essa mistura de grafite com aquarela. E engraçado que quando eu vi a ilustração primeiro, senti alguma coisa sobre ela, alguma coisa diferente que ela passava, mas não consegui defini o que era...e dai tu descreve isso "Toda a imagem é bem etérea, na verdade, como se pudesse desvanecer a qualquer momento." e eu pensei "bha, é bem isso mesmo!" T___T é bem essa a sensação que ela passa mesmo. Adorei!
    Também estou saindo de férias, então, boas férias pra nós! o/ hehe
    bjss :********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho toda a série Goddess da P.C. Cast e AMO! Gosto muito de como ela trata a mitologia e ainda tem um caráter bastante feminista em alguns livros.
      Fiquei com receio quando publiquei no grupo porque tenho implicância com espaços assim, às vezes as pessoas mais atrapalham do que ajudam, mas curti bastante a interação.
      Essa oficina com a Sabrina tem me ajudado bastante a desconstruir uns vícios horríveis que eu tinha, e calhou que fiz o desafio logo depois da primeira aula. Foi bem importante saber que posso trabalhar só com aquarela e o mínimo de material, sou muito mixed media, quero ser mais econômica hahaha
      Boas férias pra nós, Bia! Vamos aproveitar para descansar bastante e voltar produzindo muito! :D
      Beijão :**

      Excluir
  2. Seu desenho ficou belíssimo! Eu curto muito assuntos que envolve a mitologia e gosto de ler histórias sobre o assunto.Esse ano eu pretendo entrar em algum desses grupos de desafios de desenho,porque além de divertido ainda dá para evoluir nos traços e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeice! Os grupos que participo são super legais, o Bate-Papo ilustrado tem uma maratona de desafios super interessante. Infelizmente não consegui acompanhar o restante das semanas, mas valeu a pena. Obrigada pela visita!
      Beijos :**

      Excluir
    2. Te indiquei ao prêmio dardos no meu blog http://bit.ly/1pfHwMX

      Excluir
    3. Nossa!! Muito obrigada, Jeice <3
      Gratidão pelo reconhecimento :)

      Excluir
  3. Oi, Lidy! Adorei ver vc participando desse dsafio! Sua Hades dicou bem etérea mesmo... e sexy! <3 Não lembrava da história desse personagem nem sabia que tinha um bidente... ahaha, até estranhei quando vi pela primeira vez um 'tridente' faltando um dente. :P Admiro muito que vc faz muitos cursos! Com ctza é algo que pode ajudar demais na nossa evolução! Depois quero saber como á sendo o curso da Sabrina! É online, é? :) Boas férias e aproveite o descanso... As vezes bloqueio criativo é cansaço mesmo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila! Eu amo a mitologia do Hades e fiquei bem feliz em participar desse desafio. Tem muita coisa que passa despercebida, como a participação de Hécate numa das vertentes do rapto de Perséfone.
      O curso da Sabrina é online, sim, e tem sido incrível. Ainda tenho o da Clau em andamento, e não me arrependo de ter investido nesses cursos, estão fazendo toda diferença na minha vida. Inclusive, tenho tarefa de casa pra fazer hehehe
      Beijão :*

      Excluir
    2. Com certeza vale muito a pena! Você parece estar com mais gás e aprendendo bastante! Estou numa fase bem contida de despesas... mas espero que em breve tb possa fazer mais cursos. É bom que pego as dicas com você! ;)

      Excluir
    3. Eu tenho recebido muita informação nesses cursos, por isso acho que o art block me pegou de jeito. Mas gostaria muito de juntar uma grana e fazer outros investimentos ao longo do ano, é muito bom pra quem mora no interior :)

      Excluir
  4. Esse senhor do submundo chegou lacrando no desafio!
    Ficou lindo! Parabéns!

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  5. Ai que linda sua ilustração! Parabéns! Qualquer pessoa pode participar desse desafio ou são blogueiras escolhidas? Adoro desenhar e acho que esses desafios são bons pra treinarmos e colocarmos a criatividade para funcionar :3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, obrigada! Qualquer um pode participar desse desafio, é só pedir para adicionar lá no grupo do Facebook. Você vai gostar!
      Beijos :*

      Excluir
  6. suas ilustração ficou maravilhosa.
    Muito bom ver essa versão de Hades! Um dos meus favoritos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clayci! Adoro Hades, meu favorito tbm!
      Beijos :*

      Excluir
  7. Achei d+ esse tema do desafio 2minds e a sua ilustração ficou lindíssima! Queria estar participando tb, mas ando enrolada entre a preguiça e as coisas se acumulando... quem sabe no próximo tema. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaty, obrigada! Adorei participar desse primeiro desafio, pena que não consegui acompanhar o restante do mês, tomara que no próximo a gente consiga participar juntas ;)
      Beijos :*

      Excluir
  8. Que desenho mais incrível *-*
    Você têm seu próprio estilo, super amei <3
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossaaaa, que Hades maravilhosa!!
    Te indiquei numa tag:
    http://bruna-morgan.blogspot.com/2016/02/tag-descobrindo-novos-blogs.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,adoooro tags!! Vou ver, muito obrigada pela indicação :***

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.