Projeto ilustra: metas artísticas

29/02/16

Projeto Ilustra foi proposto pela Ana Blue, do blog 9dades a Solta. Somos um grupo de 16 artistas que postará em seus blogs, sempre no último dia do mês, o tema mais votado entre nós. O limite máximo de ilustras é de cinco por participante, dependendo do tempo de cada uma.

O tema escolhido para fevereiro foi Metas Artísticas (sugestão da Mary Cagnin), e ficamos livres para criar de acordo com as técnicas e materiais que mais utilizamos. Também tivemos licença poética para brincar com o tema e explorar suas possibilidades.

Eu já havia contado sobre minhas metas para 2016 neste post, num tom mais generalista, com coisas que vou levar para a vida. Por isso, o tema do mês me fez repensar sobre o que eu queria, artisticamente falando, do meu ano novo. Pretendi sair um pouco da tradicional lista ilustrada, mas não soube como fazer isso direito, por isso optei por uma montagem reunindo seis ilustrações diferentes.

1. Corpo inteiro/anatomia: amo retratos, e esse amor acaba suplantando minhas figuras de corpo inteiro. Vamos exercitar as pernocas em 2016, além do carão. Já estou com meus livros de anatomia separadinhos para voltar a estudar, gostaria de pilhar algumas pessoas para entrar no rolê e montar um grupo de estudos bem bacana.
2. Cenários e fundos: sou usuária de fundos brancos e/ou abstratos, preciso dar mais atenção a esta parte da ilustração, além de me arriscar mais em cenários e paisagens.
3. Aquarela: quero melhorar muito, muito, muito. E ter $ para comprar esses tubinhos que custam um rim.
4. Animais (fantásticos ou não): apesar de amar animais, não sei porque não os desenho com mais frequência! Agora que sou mãe de dois felinos (o Bruce e o Sushi), preciso corrigir isso.
5. Vender mais: crise, né, mores? Brincadeiras à parte, estou pensando em algumas promoções e produtos novos para incrementar as vendas, além de cursos e oficinas.
6. Plantas: outra coisa que amo e já desenhei muito nessa vida, e que voltará em 2016, principalmente as florzinhas.

Materiais utilizados:
- Meu sketchbook para aquarela da Miolito nas ilustras menores;
- Papel para aquarela Hahnemühle 100% algodão na figura maior;
- Aquarelas Cotman;
- Pincel com reservatório Pentel (ponta média);
- Pincéis de pelo sintético Ipaint;
- Multiliner Copic;
- Canetas: branca, dourada e prateada, para os detalhes.

Foi bem interessante essa ideia de trabalhar várias imagens ao mesmo tempo, minhas ilustras são sempre tão "inteiras"... É legal sair da caixa e tentar coisas novas. Também já sinto melhoras em relação ao uso da aquarela e *finalmente* saí do art block maroto que havia me fisgado.

No próximo mês teremos novidades, além de um encontro marcado, sempre no último dia, com o tema escolhido pelo grupo e uma série de ilustrações legais para conhecer e visitar.

Comentários

  1. Lidiane, eu acho seus desenhos maravilhosos! <3 Queria ter um pouquinho desse talento, viu? To voltando a desenhar as poucos, mas nao chego aos pés das tuas ilustrações ainda, viu? E achei esse projeto sensacional. E tenho certeza que essas metas artisticas vao se realizar logo logo =D

    http://www.abismodecores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pauliane, obrigada pela visita e pelo carinho!
      Voltar a desenhar foi uma experiência muito importante pra mim, que culminou com esse blog e tudo de bom que veio com ele, por isso, te desejo muita sorte e sucesso nessa caminhada.
      beijão :*

      Excluir
  2. menina,tópicos 1 e 2 pra mim tbm.Preciso urgentemente treinar mais anatomia e corpo inteiro. Não tenho muita dificuldade em cenário mas preciso por mais em prática também.comprei um sketchbook (vou tentar usar dessa vez) pra treinar e uns grafites pra sair da zona de conforto da cor e tentar preto e branco kkkk.boa sorte pra tu lidy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até já separei uns vídeos de anatomia para estudar, além de um livro de desenho de moda com todas as estruturas. Os retratos me deixam bem preguiçosa.
      Consegui finalizar o meu sketchbook de aquarela e já vou começar outro, não consigo deixar bonitinho, mas pelo menos dá pra estudar.
      Boa sorte pra nós :D
      Beijão :***

      Excluir
  3. Olá Lidiane! suas ilustrações são lindas. Eu também compartilho do sentimento quanto a aquerela hahaha e queria ter comprometimento para conseguir estudar anatomia. Enfim, boa sorte e desejo sucesso nas suas metas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika, muito obrigada! Pois é, a aquarela vai me levar à falência em breve rsrs. Separei uns vídeos do canal Proko, são ótimos para quem quer estudar anatomia.
      Boa sorte e sucesso nas tuas metas também!
      Beijos :**

      Excluir
  4. Adorei esse tema, to olhando de todo mundo ♥
    Vou até fazer uma lista para mim também, normalmente foco sempre nos rostos e fica aquela ilustração um pouco minimalista, quero estudar um pouco de paisagem, flores e corpo também. Ultimamente tenho feito alguns rabiscos de flores que fotografo no quintal e vou passando para o papel, mas tenho que treinar bastante para ir melhorando.

    amei suas metas, sempre acompanho lá no instagram e no snapchat as coisinhas novas que vao saindo ♥

    http://izcordeiro.blogspot.com.br/2016/02/ilustrando-20-cachos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabella! Esse mês nós vamos abrir o Projeto Ilustra para os leitores que quiserem fazer, daqui alguns dias publico o post explicando tudo direitinho.
      Boa sorte com as suas metas e obrigada pelo carinho!
      Bjs :*

      Excluir
  5. lindos desenhos, Lidy! <3 e fala sério, né, dinheiro é importante, sim! não há nada de errado em querer ser ryca! aeuiheuii (ser de fato mais rico do que os outros, é que é outra questão, ao meu ver, mas enfim, ah, retratos são um vício mesmo. T_T acho que, no fundo, a gente sempre precisa treinar mais de tudo um pouco T_T também preciso desenhar mais cenários, principalmente! T_T ahhh, e esse teu unicórnio é muito amor!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dois gatinhos para alimentar, preciso ficar rica pra pagar o sachê - que está pela hora da morte, por sinal. Se eu conseguir estudar e melhorar em tudo que eu sei que preciso, já vai ter sido válido.
      Beijão! :***

      Excluir
  6. 2016 o ano do unicórnio :D :D :D

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu amei essa ilustração!!! Tive que ver e rever! Voltar de novo e dar mais uma espiadinha! Nos detalhes!! Contraste de luz e sombra, brilho! Amei mesmo! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laiany! Tô tentando cumprir as metas hehehe
      Beijos :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.