No sketchbook #4

10/03/16


Durante o mês de fevereiro consegui finalizar dois sketchbooks, recheados de desenhos da primeira até a última página. Um feito inédito para mim, até então. Nunca me dediquei com tanto afinco ao estudo (quase) diário, e senti a diferença no meu traço, na auto-crítica e na forma de encarar meus processos.

No sketchbook  Cícero, onde fiz praticamente todo o Inktober, dediquei as últimas vinte páginas aos estudos de aquecimento e também charts de todas as minhas canetas e marcadores, algo que não tinha para consulta. Por esse motivo, não vou me deter nele aqui. Se quiser ver os exercícios que fiz, eles estão reunidos neste post.

Já o sketchbook para aquarela da Miolito contém meus melhores estudos com tinta, até então (e alguns que considero horríveis). Comecei a usá-lo no dia do meu aniversário, com uma galáxia, e encerrei no mesmo estilo. Dá pra ver muitas mudanças e experimentos, além dos primeiros estudos com as aquarelas para a oficina da Sabrina que eu vou falar até a exaustão.

Por conter muitas coisas legais, decidi gravar um vídeo mostrando cada uma das páginas. Fiquei bem surpresa ao saber que o canal já tem 100 inscritos hahaha. Aperte o play!



Alguns trabalhos feitos nesse sketchbook conquistaram o meu coração, por isso, resolvi destacá-los fora do vídeo. Outros desenhos feitos no final de 2015 já apareceram por aqui.











Com a finalização desses sketchbooks, já comecei a trabalhar em três novos cadernos: um da linha Canson One, tamanho A4; um da minha loja no Colab55 e outro para aquarela em papel Montval, da Miolito. Para o post não ficar gigante, mostrarei o que tenho feito neles numa próxima ocasião. Mas quem quiser acompanhar meus rabiscos em tempo real, é só me seguir no Instagram, Facebook e Snapchat (lidydutra).

Comentários

  1. Lidiane, morro de inveja! Meus sketchbooks são um misto de caderno de anotações, caderno de desenho e diário. Morro de vergonha, por isso nunca mostrei um no blog. Não vale à pena! Adorei todos os desenhos, mas a primeira pintura que destacou ganha o prêmio. Ficou com um semblante grave, intenso. Parabéns, as pinturas como sempre estão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus! Meus sketchbooks costumam ser muito irregulares, este foi um dos poucos que consegui manter um padrão, principalmente por se tratar de aquarela. Quero ver se mantenho o ritmo de produção.
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá!
    Eu nunca consigo manter um padrão nos meus sketchbooks, quando vou estou escrevendo neles, e vira uma grande bagunça e no fim nunca consigo terminá-los (risos)
    Suas ilustrações estão a cada mais incríveis, acho que acompanho seu trabalho desde...sei lá quando, muito tempo mesmo, só depois fui ter acesso ao seu blog e adoro seu traço são hipnotizantes, os olhos são maravilhosos, não sei ao certo do que mais gosto, acho que tudo. ♥ Adoraria ir numa exposição pra ficar apreciando, passo bastante tempo analisando cada um, cada traço são perfeitos.

    http://izcordeiro.blogspot.com.br/2016/03/ilustrando-21-oculos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabella!
      Eu também não consigo manter muito padrão nos meus sketchbooks, tanto que nem quis mostrar o da Cícero, mas esse foi o que ficou mais bonito possível e cheio de coisinhas que me orgulham :)
      Agradeço, de coração, todo o teu carinho por acompanhar meu trabalho há tanto tempo. É ótimo receber esse feedback, porque sinto que todo estudo e esforço estão sendo recompensados. E queria muito expor em outras cidades, é meu sonho <3
      Beijão :**

      Excluir
  3. Muito legal, Lidy! Saiu muita coisa bonita mas o bom do sketchbook é mesmo a lição: 'não ficou bom? Tudo bem é só virar a página'. :) Os meus são que nem os do Mateus aí em cima, mas um dia mostro. Ahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a maior lição que pude aprender com esse sketchbook, porque não dava para arrancar as páginas (fiz muito disso no Cícero, que era espiral). Aprendi a lidar com a frustração e entender que um estudo é só um estudo.
      Quero ver os teus sketchbooks!!!
      Beijo :**

      Excluir
  4. Carambaaa, quero um dia produzir tanto como você huahua <3 <3 me inspirou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que é isso, eu produzo pouco perto de outras meninas fodas que sigo ;) Mas sketchbook é bom por isso, quando a gente termina é que tem dimensão do quanto trabalho fez!
      Beijos :*

      Excluir
  5. Adorei o vídeo!! um mais lindo que o outro *_* engraçado que muita gente diz que mais escreve no sketch do que desenha...eu já acho tão legal quando conseguem misturar de tudo um pouco no sketch. me passa a impressão de que fica mais rico, com informações escritas. Os meus são só de rabiscos à lápis mesmo. muito poucos coloridos T__T esse teu ficou muito lindo. Podes um dia vender ele! Já vi ilustradores vendendo seus sketchbooks finalizados! T__T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bia! :)
      Eu sou dessas de escrever no sketchbook, no da Cícero fiz muito disso, mas com esse da Miolito com *folhas para aquarela* eu decidi economizar mais as palavras rsrsrsrs e focar no desenho. E uma das coisas mais legais que aprendi com esse sketchbook foi usar os dois lados da folha, geralmente uso somente a frente, nunca o verso.
      Um dia chego nesse patamar de vender meus sketchbooks, meu sonho é comprar um da Fernanda Guedes e outro da Wendy Ortiz *_______*
      Beijos! :**

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.