Links bacanas #9

12/04/16

Foto by Olivier Miche, via.
Links bacanas é uma tag permanente aqui do blog, na qual faço uma pequena lista de sites, blogs e outras coisas interessantes que encontro na web.

Eu deixei de acompanhar o seu blog porque... A Claicy listou dez coisas que a fazem deixar de ler um blog e concordei com todas elas. A base de qualquer conteúdo produzido na internet é a interação e o compartilhamento. Não interessa se você tem 1 ou 1 milhão de leitores, deve tratar todos eles com o mesmo carinho e respeito.

Cultivando a ignorância seletiva: A Thaís sempre lacra nos mostrando que organização não diz respeito somente a manter as gavetas arrumadinhas, mas em dar sentido à nossa vida. Aqui ela faz um relato pessoal de como tem cultivado hábitos para não entrar na espiral do excesso de informação, muitas vezes, irrelevante. Como sou uma defensora da saúde mental em tempos de internet, já coloquei muitas das dicas em prática.

Lista de links da Bia Reys: a Bia compartilhou tanta coisa legal na sua última linkagem que precisei indicá-la, na íntegra, por aqui. Vá até o blog dela e confira com seus próprios olhos, além da seção dicas, repletas de posts sobre direitos autorais!

Comparando as aquarelas Lukas, Cotman, Sakura e Koh-I-Noor: para quem está na dúvida sobre qual material comprar, a Ana Blue faz um resumo interessante sobre as principais diferenças entre essas tintas.

Alpaca Press busca colaboradoras: o coletivo independente Alpaca Press está aceitando colaborações voluntárias de minas escritoras e ilustradoras. Para participar, é só mandar um e-mail com link para seu portfólio para contato@alpacapress.com.br.

Pequeno guia de direitos autorais para artistas independentes: A Laura Athayde fez um guia sensacional sobre direito autoral, uso de imagem, licenciamento, plágio, dentre outras questões que tiram o sono de qualquer artista. Vale a pena ler, compartilhar e deixar favoritado no seu navegador, para facilitar a consulta.

Vamos falar sobre plágio? A Mary enfiou o pé na porta e também falou sobre direitos autorais, mais especificamente sobre roubo de ideias, mesmo. Por aqui também vai ter post e aproveito para linkar o vídeo da Tati Feltrin, que não deixa de ser um tiro no nosso coração.

Inspiração & Cópia: Para fechar as indicações sobre plágio, a Thaís também falou sobre isso, com dicas muito legais para quem está em busca do seu traço e identidade artística, além de dar um belo puxão de orelhas naquela turma que só quer like.

Caixa Cosmo: sabe aquelas caixas com diversos produtos, que vão de maquiagem a livros, e que várias pessoas assinam? A Caixa Cosmo é a primeira do gênero que dá ênfase para produtos criativos e compro de quem faz. Além de ser uma ideia sensacional, é um excelente exemplo de valorização do pequeno produtor.

Releitura de Into The Forest: O Mateus Cena fez uma releitura linda de um dos meus faunos mais amados e eu não poderia deixar de fazer a indicação e o agradecimento por aqui! Sigam o trabalho do Mateus, vale a pena.

Se você também garimpou links interessantes durante suas andanças virtuais, deixe o link nos comentários e vamos compartilhar coisas boas pois, assim, elas retornam para nós.

Comentários

  1. Adorei os links! Fiquei surpresa por ter tanta gente falando sobre plágio e direito autoral nesses ultimos tempos. Se por um lado quer dizer que está rolando "a rodo" e ninguém escapa, por outro, as pessoas estão falando sobre isso, expondo os plageadores e deixando a galera constrangida de fazer esse tipo de coisa. Ah, e obrigada pela menção! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary!
    Eu acredito que as pessoas estejam cansadas de tanta coisa ruim rolando sem punição, que resolveram tomar uma atitude. E isso é ótimo, porque um vai pilhando o outro e, de repente, quem tinha medo de falar sobre plágio se vê acolhido e conta a sua história.
    Espero que isso ajude a galera a se conscientizar e traga mais gente pro bonde contra o plágio :D
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  3. ahhh eu vi esse caixa cosmo! A ideia é genial! T_T Curti muito também o post sobre a ignorância seletiva! Algumas coisas que ela cita ali eu já faço, como não responder na hora todas as mensagens que recebo no cel, e me desligo ao máximo do monitor do meu note...mas quero fazer mais coisas também. É engraçado parar pra pensar em como a gente vive numa época tão boa em termos de tecnologia, que nos proporciona tantas facilidades, mas ao mesmo tempo o quanto essas coisas nos prejudicam também :/ É complicado conciliar isso, mas o povo tá começando a abrir os olhos pra essas questões, pelo menos.
    Ah, curti o trabalho do Mateus também! já to seguindo! ;)
    E é bom mesmo ver o pessoal falando sobre plágio. Assim, a coisa vai se espalhando por aí! :) E obrigada pela indicação, Lidy! É sempre uma honra ser mencionada aqui T__T <3 bjsss :***********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Amei a ideia da Caixa Cosmo, uma amiga minha já tinha pensado em algo semelhante para divulgar a produção da cidade, fico feliz quando essas coisas se concretizam.
      Estou bem menos heavy user de redes sociais, apesar de viver conectada, procuro não responder tudo na hora também, ontem mesmo descobri que o direct do Insta estava CHEIO!!!!! É uma época maravilhosa, mas precisamos saber usar a tecnologia a nosso favor, não ela nos usar.
      Passei teus links para todo mundo, as pessoas precisam conhecer aquela tradução sobre fanarts!!
      Beijos :*

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ah, eu acredito que tenham ficado hahaha, mas é preciso ter esses lacres de vez em quando pro povo acordar :P
      Bjs :*

      Excluir
  5. Guria, conheci essa proposta aqui num curso semana passada e achei sensacional!
    http://endossa.com/
    É uma loja colaborativa de São Paulo. Espia lá.
    Dá para propor algum projeto em parceria ou algo a partir desta ideia. Tô pensando em um esquema já, te detalho tudo em seguida.

    Segue muito com esse blog, me areja as ideias! :)

    Bjo, bjo!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia! Eu conheço a Endossa, a proposta é bacana, algumas meninas dos grupos que frequento já tiveram espaço lá. Acho até que a Clarissa Paiva ainda tem, não lembro.
      Beijos :*

      Excluir
  6. Vou ver todo esse conteúdo sobre plágio, a linha do plágio e da inspiração é muito tênue.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, na maioria das vezes, é a intenção que separa o plágio da inspiração, nem todas as pessoas que plagiam querem prejudicar diretamente quem é plagiado, mas é o que acaba acontecendo.
      Bjs!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.