Curso Carreira Ilustrador

18/05/16


Desde meados do ano passado tenho feito vários cursos online sobre ilustração, e eu nem saberia quantificar o valor disso na minha vida. Morar numa cidade do interior significa estar longe de praticamente tudo, por isso, é importante defender nosso direito à internet livre, para que o acesso à informação não seja prejudicado. 

Voltando ao tópico do post, quero contar um pouco da minha experiência no curso Carreira Ilustrador. Conheci a proposta num post do Follow de Colours, durante a black friday do ano passado. Na época, o curso estava com 50% de desconto, gostei da ementa e resolvi fazer. Eu não conhecia o trabalho da Clau Souza (shame!) e, logo que tive acesso à plataforma, só me ocorria uma coisa: como assim ninguém havia me falado essas coisas antes? A partir daí, comecei um processo de evangelização das migas e migos para que se inscrevessem também.

O conteúdo do curso está dividido em quatro módulos, com uma média de quatro aulas cada, abordando temas pertinentes à profissão de ilustrador(a): insegurança no começo da carreira, mercado de trabalho, como se profissionalizar, softwares x papel, dentre muitos outros assuntos, sempre com o bom humor da Clau e do seu ajudante Sérgio, que é uma graça.

As videoaulas são curtinhas e a plataforma do curso é bastante intuitiva, sempre que um conteúdo era liberado, eu recebia um e-mail que me levava diretamente para a aula. Além disso, a Clau disponibilizou alguns extras, como exercícios de aquecimento e traço. A produção também é impecável e as referências à cultura pop vão de Rihanna ao Poderoso Chefão, não tem como não amar. Importante ressaltar que, uma vez que você paga o curso, ele é seu para sempre, dá para rever as aulas assim que pinta uma dúvida.

Principais coisas que aprendi

- fazer toda a documentação para apresentar ao cliente: do formulário de brienfing até o termo de prestação de serviço;
- cobrar corretamente pelo meu trabalho;
- selecionar trabalhos para o portfólio e definir melhor meu posicionamento nas redes;
- criar uma network através de grupos e divulgação em espaços que trazem retorno efetivo;
- entender a importância do analógico e do digital na ilustração e conhecer novas ferramentas.

Essa seleção não traz nem 1/3 de todo conhecimento que adquiri durante as aulas. Depois de concluir o curso, fiquei pensando nos vários e-mails com dúvidas que recebo, de pessoas que estão de olho apenas no produto final, e percebi que é muito importante não pular etapas de aprendizagem, e que não é feio sempre retornar ao básico quando nos sentimos perdidos na nossa profissão. 

Pontos positivos

- preço muito bom (é possível parcelar);
- plataforma de fácil acesso;
- vídeos curtos e dinâmicos;
- Charisma, uniqueness, nerve and talent da Clau;
- informações que raramente vi algum profissional comentar.

Pontos negativos

- carga horária de 6 horas, o que pode desestimular profissionais que precisam de progressão.

Vale destacar que não estou recebendo nenhum jabá, isso aqui é minha opinião sincera e meus votos para que cada vez mais pessoas se inscrevam neste curso. E já aguardo outros projetos da Clau. :) 

Comentários

  1. Oii Lidy!
    Estou na vontade de fazer o curso da Clau já faz tempo, mas ainda não consegui me organizar financeiramente pra isso, vou tentar agilizar isso agora que vi tua opinião! Também moro no interior do RS e realmente o acesso à cursos é tão limitado que na maioria das vezes só nos resta a internet mesmo.
    Tô adorando acompanhar teu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Eu recomendo muito o curso da Clau, principalmente para quem já leu o Guia do Ilustrador e deseja atualizar as informações contidas ali. Ela é muito realista a respeito do mercado de trabalho e de como um profissional deve se portar e fazer seu trabalho ser reconhecido.
      Não sabia que tu tbm é gaúcha :D
      Beijão! :*

      Excluir
  2. Eu já tinha visto os conteúdos gratuitos que ela disponibilizou e gostei bastante.
    Na verdade não sou! haha.. Sou uma paulistana que se perdeu em Horizontina há uns 4 anos. Mas já me considero gaúcha de coração e até falo "bah" e "tchê" :P Tanto é que quando vou a São Paulo as pessoas não acham que sou de lá! haha
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal:D
      Não conheço Horizontina, mas tenho amigos que são daí!
      Bjs

      Excluir
  3. Que jóia! Se algum dia vier pra cá, me dá um toque !! ;)

    ResponderExcluir
  4. Tava ansiosa pra ler sua resenha desse curso! Super simpatizei com a Clau mas tb tou precisando me organizar financeiramente que nem a Maria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Clau é um amor e o curso é simplesmente maravilhoso, você vai gostar. Vale muito o investimento.
      Bjs :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.