Projeto Ilustra: Flores

31/05/16


O Projeto Ilustra foi proposto pela Ana Blue, do blog 9dades a Solta. Somos um grupo de minas que postará em seus blogs, sempre no último dia do mês, o tema mais votado entre nós. O limite máximo de ilustras é de cinco por participante, dependendo do tempo de cada uma.

O tema escolhido para o mês de maio foi flores e, preciso confessar, ficou muito difícil pensar em algo em meio a tantas notícias ruins. O caso de estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro mexeu com muitas mulheres, eu inclusa, e foi nesse turbilhão de emoções que surgiram duas ilustrações, bastante diferentes, porém, com uma mensagem que eu gostaria de deixar registrada.


Para a primeira imagem, escolhi uma referência no Pinterest como base para expressar o acolhimento que a vítima, apesar de tudo, recebeu da grande maioria das mulheres que se mobilizaram, de uma maneira ou de outra, contra a cultura do estupro. É uma flor que significa também um abraço.

Materiais utilizados
- Marcadores, multiliner e papel Copic.
Já a segunda imagem é um retrato inspirado em Frida Kahlo, uma das artistas que melhor representa a luta e o empoderamento das mulheres. Vi muitos compartilhamentos a respeito da história deste quadro, e em como Frida usou sua arte contra o machismo e a opressão vivenciada diariamente pelas mulheres.

Materiais utilizados
- Aquarelas Cotman e Sennelier;
- Pincel com reservatório Pentel;
- Lápis Staedtler Mars Lumograph 4B;
- Papel Canson 180g com textura (comprei no Chuy, nunca encontrei no Brasil).

Detalhes da primeira ilustra:


Detalhes da segunda ilustra:


Quem quiser ver o que os leitores produziram, é só zapear #projetoilustra pelo Instagram. Mês que vem eu volto, sempre no último dia, com o tema escolhido pelo grupo e uma série de ilustrações legais para conhecer e visitar.
SalvarSalvar

Comentários

  1. Post lindo, Lidy! Um desafio assim é sempre bom pra inspirar a gente né. Ambas as ilustras são maravilhosas, mas a Frida sempre me encanta demais por tudo que ela representa para as mulheres, principalmente para nós artistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thaty! Foi um assunto que mexeu muito com todas nós e precisei expressar isso, de alguma forma. E a Frida é um grande exemplo de força e superação, sempre vai ter um cantinho muito especial no meu <3
      Beijão! :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.