Inktober 2016 | Semana 04

31/10/16


E chegou ao fim o Inktober 2016! Ao contrário do ano passado, quando terminei exausta e sem saber para onde correr, meu nível de organização permitiu uma semana de folga, e só me preocupei em postar os desenhos nos horários estabelecidos. Muitos fatores foram determinantes para que eu conseguisse chegar até o final: dedicação ao desafio (deixei outras coisas de lado para poder desenhar); não me apegar a um tema (só busquei imagens de referência); fazer o que era possível, e não o que eu idealizava como perfeito; escolher prioridades; desenhar por prazer, e não por cobrança.

Como uma pessoa que se cobra o tempo inteiro, tenho aprendido, nos últimos meses, que só é possível fazer as coisas que estão ao meu alcance, uma de cada vez. Acredito que o Inktober sinalizou isso muito bem. Aprendi a ter um foco muito mais seletivo e entender, de uma vez por todas, que os outros e seus erros ou acertos não podem ser meus parâmetros. Quem me acompanha sabe que essa é minha eterna batalha, e que vitórias assim contam muito. Mas chega de conversa, vamos aos desenhos dos dias 23 a 31 de outubro:

23/10
24/10
25/10
26/10
27/10
28/10
29/10
30/10
31/10 
Nos últimos dias mudei o cenário das fotos, e pude mostrar um pouco das minhas cartas de tarô. Esse deck chama-se Tarô Illuminati, possui 78 cartas divididas entre arcanos maiores, arcanos menores e cartas de corte, e acompanha um livro que ensina a jogar. Encontrei facilmente numa livraria física, pela internet é possível ver detalhes em vários sites.


Para recapitular o que produzi nas semanas anteriores, basta clicar aqui, aqui e aqui. Gostaria de agradecer a todos que deixaram comentários e mensagens de apoio durante esse mês, significou muito para mim e ajudou de várias maneiras a me dar forças para continuar.

Clique para ampliar
E já que outubro chegou ao fim e, com ele, esse ciclo, aproveito para comunicar que as postagens com as minhas inspirações e os links bacanas vão tirar umas férias aqui do blog, pois focarei mais no meu processo criativo. Quem gosta das indicações de artistas, é só me acompanhar no Delirium Nerd. E para ver as produções em tempo real, siga no Instagram, Facebook ou Tumblr.

Comentários

  1. Menina, você se superou! Sério, eu acompanhei pelo instagram e ficava babando. Parabéns! Já estou esperando pelo desafio do ano que vem. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o meu trabalho, Ana! Espero que, no próximo ano, eu consiga participar do desafio com o mesmo sentimento desse ano <3
      Bjs

      Excluir
  2. Parabéns, Lidy! 🎃🎈 Fico feliz q esse desafio tenha sido um momento de alegria pra você! :) Vou adorar quando tiver posts com seus processos. São meus favoritos e tou com carência disso. 😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! Adorei ver o teu Inktober também. E, principalmente, ver tantos artistas que admiro com esse sentimento de dever cumprido, de superação e alegria. É isso que vale! Agora, voltarei à realidade dos exercícios de aquarela que deixei para trás u.u
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Lidy!! Meu computador está meio maluco hoje e já é a terceira vez que estou tentando enviar o comentário, então não tenho certeza se os outros foram ou não...rsrsrs...amei acompanhar seu inktober!!! Sempre inspirador!!! Estou aqui quebrando a cabeça para escolher a minha garota favorita da quarta semana, mas está muuuuito difícil! rsrsrs... Amei principalmente as dos dias 23,26,27 e 30. Eu também tenho aprendido que não tenho que cobrar de mim resultados baseados em outras pessoas e sim que devo me basear no meu tempo e na minha trajetória, pois cada um tem a sua! Com esse inktober queria começar a desenhar todos os dias, primeiro porque percebi que estava virando a louca viciada em conteúdo...rsrs...mas praticando muito pouco. Então ficava com uma lista enorme de coisas a ler e estudar depois, uma lista infinita e ficava esperando para praticar mais. Com o inktober consegui dar uma superada nisso, estou até pensando em escrever um post a respeito, vamos ver. Pois agora quero realmente voltar a focar nos meus estudos dos fundamentos e nos exercícios!!! O inktober me ajudou também a lidar com as frustrações, com aqueles dias em que parece que a gente quer tanta um resultado e nada sai! Tenho aprendido a desfrutar dessa jornada de aprendizado, inclusive entender que ela é para toda a vida e que não vou de repente saber tudo de uma vez e já ficar ótima em tudo em um passe de mágica! A ansiedade pode tirar todo o brilho e a delicia da jornada de aprendizado, que ao meu ver é a melhor parte =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lay! Finalmente consegui sentar para responder teu comentário com calma :D
      Eu adorei participar do Inktober este ano, foi uma lição sobre aceitação das limitações, absorção de aprendizado, dar tempo ao tempo, respirar fundo e desenhar por prazer, não por pressão. E o mais legal foi poder acompanhar outros artistas e ficar inspirada, motivada, aguardar suas publicações como quem espera final de campeonato, e não olhar para essas artes e pensar "nossa, isso está mil vezes melhor que o meu, sou péssima", como fiz nos anos anteriores.
      Agora, toda vez que olho essa última foto, consigo ver a curva de crescimento, o quanto comecei tímida e, já no final, não tinha medo de ousar. Foi muito bom amadurecer minha arte de forma tranquila. Assim como você, tirei o ano para estudar, e retomei para o curso de aquarela assim que o Inktober acabou. Ainda tenho uns 3 cursos que deixei para janeiro e fevereiro, pois não daria conta agora, e é bom sair dos exercícios e tentar experimentar o que aprendemos, na prática, mesmo que não saia do jeito que imaginamos.
      Fico muito feliz que você tenha chegado até o final do desafio, parabéns pela determinação e por essa força de vontade em aprender que você tem. Que o desenho não saia mais da sua vida!
      Beijão :*

      Excluir
    2. Obrigada Lidy! Fico muito feliz por toda sua dedicação, aprendizados, criação de conteúdo e de ilustrações tão lindas que alegram nosso viver! Muito carinho por você e seu trabalho! Quando venho aqui no seu espaço é um momento muito especial, me sinto como indo a casa de uma amiga muito querida! Beijão!!! *-*

      Excluir
    3. Muito carinho por você também, Lay! <3 <3

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.