Voltando a desenhar para mim ❤

21/11/16


Como é bom voltar aqui com algo que eu quero muito compartilhar! Voltei a desenhar para mim, sem pressão, sem prazos e tentando aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano e adequá-los ao meu estilo. ❤ Se estou feliz? Sim, bastante. É meu melhor trabalho? Não, não é, e eu sei disso. Mas o importante é que me senti tão leve ao fazê-lo, que só isso bastou para me deixar feliz.

Já fazia um bom tempo que eu queria uma capa personalizada para as redes sociais. Nunca havia parado para fazer algo exclusivo para este fim, sempre era um trabalho ou foto que eu batia o olho e dizia "hmm, isso serve para capa". Então, num dia, apenas pensei: Por que não? Vamos ver no que dá. Cortei um pedaço de papel já nas dimensões que me ajudariam na aplicação, sentei e fiz. 


Não havia um conceito propriamente dito pois, como mencionado acima, eu só queria me divertir e criar uma capa para redes sociais. Busquei uma foto de referência dessa pose que tanto amo desenhar, e achei que seria legal brincar com a ideia de um "mar de cabelos", que preenchesse praticamente todo o espaço do papel.

Nos últimos tempos, tenho aplicado quase tudo o que estudo em aquarela com outros materiais. Aqui, foram os marcadores. Trouxe algumas coisas aprendidas com a Sabrina, tais como: misturar azul e dioxazine para fazer os tons de pele (não deixar bege/marrom chapado) e dar mais atenção ao contraste por valor. Dos estudos de anatomia, algumas coisas quanto à proporção dos olhos e posicionamento dos elementos do rosto (embora essa orelha tenha ficado tirríver) e, por fim, após a leitura de O Uso das Cores, livro da Cris Peter que virou minha nova bíblia, procurei reduzir a paleta e pesar menos a mão no preto e na edição da imagem (com dicas da Sabrina também).

É aquilo que falei: não é meu melhor trabalho, mas já coloquei um tanto de coisa aprendida, tentando equilibrar com meu estilo próprio. Teve gente que achou o traço mais cartunesco, mas é só impressão, mesmo. A base do que uso sempre está toda aí: cílios enooormes, expressão facial, cabelos e outros cacarecos que eu coloco sempre, sempre e sempre. 


Materiais utilizados
- papel para marcadores Copic n. 6;
- Marcadores Copic e Sinoart na figura;
- Marcadores Posca e Bic para os detalhes;
- Multiliner Copic no contorno.

Um recado para quem está precisando de apoio emocional durante o processo criativo: seja compreensivo consigo mesmo. Tudo tem seu tempo, às vezes estudamos por um longo período e não conseguimos chegar a um resultado satisfatório logo de cara; às vezes parece que nosso conhecimento retrocedeu; às vezes parece que perdemos o foco, ou que focamos tanto no resultado que perdemos o processo. Tenha calma, respire fundo, afaste-se do problema e tente ver o todo. Você não precisa fazer o melhor trabalho do mundo, apenas o melhor que pode dar naquele momento. E, quando conseguir olhar em retrospecto, saberá que houve sim crescimento: material (sua técnica, seu estilo, o uso dos materiais) ou pessoal (suas atitudes, os pensamentos que cultiva, como encara as adversidades). Ok?

Essa mocinha está espalhada por todos os perfis, com seus cabelos vermelhos esvoaçantes e sua cara de quem não deve nada para a sociedade. Para acompanhar meus trabalhos em tempo ~quase~ real, é só me seguir no Instagram, Facebook ou Tumblr. Veja todos os meus trabalhos profissionais no Behance.

Comentários

  1. Amei Lidy!!! Nossa o recado final serviu muito para mim! Sexta feira entrego um desenho final no curso, optei por criar um desenho bem simples para aplicar as técnicas básicas que aprendi de composição, perspectiva, luz e sombra. Algo que parece tão simples na verdade carrega muita complexidade na construção. É prazeroso, mas as vezes bate uma insegurança e um pensamento de que não vou dar conta, devido a grande expectativa que coloco mesmo no resultado. Mas também com tudo que tenho aprendi só cresce minha admiração e respeito por todos os artistas!!! Beijos e obrigada sempre pelo seu lindo trabalho que nos inspira e motiva =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lay! Acredito que escrever sobre isso e dar apoio à outras pessoas é uma forma de me manter sadia em relação ao meu próprio processo. Sou a rainha da cobrança e passei por apertos bem grandes esse ano, talvez resultado de tudo que venho estudando e de ter realmente pisado no freio e revisto minhas ações.
      Também estou adotando esse método de simplificar as coisas, vejo trabalhos meus de 8 anos atrás e me pergunto como conseguia chegar naquele resultado, e a resposta é porque eu agia de maneira mais simples.
      Quero trazer mais dessas "pílulas" nas minhas postagens, às vezes tudo o que precisamos é de alguém dizendo que vai ficar tudo bem:)
      Beijos!

      Excluir
  2. Mto bom Lidy! Tenho sentido falta de desenhar pra mim, algo q fiz no inktober e q desde então tenho andado corrida sem conseguir. Mas em breve quero voltar! Mto interessante ler sobre os conhecimentos q vc aplicou no desenho. Acho q esse ano foi bem massa pro seu trabalho e esse tipo de post acho q explica bem o pq! Além disso fiquei com sdds de escrever no blog. Mtos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! O Inktober deixou um vazio na minha vida, foi tão prazeroso fazer tudo aquilo, serviu como divisor de águas, me mostrou muita coisa de maneira leve, como realmente deve ser.
      Eu não pensei que conseguiria aplicar todos os estudos em resultados práticos, fiquei presa aos rascunhos durante bastante tempo, até perceber que era só sentar e fazer, saísse do jeito que fosse. Vamos ver se agora me animo a voltar a postar, também sinto saudades do meu feed cheio <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Lidy, adorei o desenho. Essas cores quentes sempre chamam minha atenção. O cabelo ficou bem expressivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus! Gosto muito desse kit da Copic cheio de vermelhos e rosados (é o Ex-1), dá pra colorir da pele ao cabelo e também flores e outras coisas.
      Abração!

      Excluir
  4. Amei demaaaaaaaaaaaais Lidi!
    Liberdade, é o que essa mocinha está me passando <3 ehheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da minha "vermeia", Rêh! ❤ Grande beijo!

      Excluir
  5. Recado de apoio caiu como uma luva rsss to na bad com minhas coisas faz tempo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô tentando ser mais gentil com meus processos, já colei o recadinho na geladeira :)
      Beijão 😘

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.