Feliz Natal ❤ Feliz 2017

24/12/16

As imagens mais curtidas no meu Instagram em 2016. #bestnine
Ao contrário do que fiz nos últimos anos, não vou trazer uma retrospectiva, nem falar sobre metas alcançadas ou planos para o futuro. Em 2016, quero somente agradecer todas as coisas que aconteceram comigo. Foi um período atípico, de aprendizagem, reflexão, resignação, recheado de bons e maus momentos de maneira bastante homogênea.

Voltei a estudar desenho e pintura, talvez esse seja o maior ganho profissional e pessoal, pois precisei dar um passo atrás, ver que estava no caminho errado sob muitos aspectos, e reaprendi a aprender, a estar na posição de aluna, a errar para acertar. Para isso, contei com uma das melhores professoras que poderia ter, a Sabrina Eras. Virei evangelizadora do curso online de aquarela, porque valeu muito a pena para mim, e sei que valerá para outras pessoas que desejam aprender também.

Consegui trabalhos que aqueceram meu coração, projetos individuais e coletivos que chegaram até mim nos momentos em que mais pensei em desistir, ir plantar orgânicos e largar essa vida de arte. Apoio moral também não faltou, e veio em forma de comentários, mensagens, abraços, mais e mais arte. Ainda aguardo patrocínio de alguma marca (risos).

Fiquei mais tempo dentro da concha, e isso significou dizer não para muitas coisas, bloquear muitas pessoas no mundo virtual e no real, colocar minha cara para fora da janela somente quando necessário. Praticamente virei uma eremita, teve gente que chegou a pensar que eu era um fantasma ou uma entidade de outro mundo, de tão etérea que foi minha presença em 2016. Mas isso me resguardou de tanto chorume que não penso em abandonar essa tática tão cedo. Recomendo, aliás.


Evoluí meu traço sem abandonar minha identidade. Acho que esse é o ponto onde a maioria das pessoas se perde, e vi muito disso ao longo do ano. Percebi que artistas maravilhosos cravaram uma batalha interna contra seus próprios fantasmas, ao mesmo tempo que aproveitadores iam lá e chupinhavam o estilo de outros para surfar na onda do like. Mais respeito em 2017.

Aprendi a lidar com todos os tipos de comentários, dos mais maldosos e sem noção, aos mais inesperadamente bonitos, que me deixam sem palavras para agradecer. Não é possível orbitar em torno desses comentários e se achar uma pária porque fulaninho não curte seu estilo ou pensar que é intocável porque alguém se sensibilizou com um desenho. É um eterno dosar a medida das coisas e dos sentimentos.

Pisei no freio em relação ao blog e ao quanto eu me doava para ajudar os outros. Talvez porque tenha sofrido com plágio e roubo dos meus trabalhos, até mesmo de ideias que havia comentado por alto com algumas pessoas. E isso me feriu bastante, porque recebo pouquíssimo dinheiro pelo blog ou por qualquer outra mídia social, via AdSense ou parcerias, que são escassas. Então voltei a usar meus espaços muito mais como portfólio, que levam a conseguir trabalhos que me pagam, do que fazer tutoriais ou resenhas de produtos e livros, para ser cobrada por aquilo que disponibilizo de graça e, ainda, ser roubada, plagiada e ter que ouvir como desculpa o famoso se tá na internet é pra usar, não reclama. Infelizmente, não fui a única que padeceu do mal da apropriação, o que levou muita gente a repensar sua presença online também.


Fui recompensada pelos meus esforços, seja na hora de lutar pelo direito autoral, ou através do reconhecimento da jornada que venho trilhando, já não é de hoje. Ver que consegui um espaço, por menor que seja, e companheiras de viagem, é maravilhoso e faz valer a pena todos os perrengues, que não são poucos, mas nos preparam para as coisas boas da vida. Ainda tenho muito a trilhar, mas me inspiro nas palavras da Shonda Rhimes para lidar melhor com esse trem: eu preciso estar sempre à frente para conseguir montar os trilhos a tempo (leia O ano em que disse sim, recomendo).

Desejo a todas as pessoas que me acompanharam durante o ano um Feliz Natal e excelente começo de 2017. Se eu tivesse que dar um conselho, ou dica, seria: permita-se recomeçar. Do zero. Se reinventar. Dizer não. Ou dizer sim. Enfim, não fique parado no mesmo lugar pois a probabilidade de algo extraordinário acontecer sem você fazer o mínimo esforço é de 1 em 1 milhão. Então, em 2017, SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ DESEJA PARA SUA VIDA! ❤

Comentários

  1. Foi um grande ano, Lidy! Seu desenvolvimento foi mto grande e uma inspiração pra mim. Q 2017 seja ainda melhor pra gente com mtas alegrias, evolução e conquistas. PS. Queria ter sido aluna da Sabrina no mesmo horário q vc, pq parece q sua turma foi foda! Mas agradeço a indicação do curso (muito bom mesmo) e a companhia nessa jornada de arte. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela companhia em 2016, Lila! Também queria que você estivesse na minha turma, nossa... a gente incomodava a Sabrina tanto kkkkk, ela até estranhava quando estávamos quietas. Fico feliz que tenha curtido o curso tanto quanto eu :D
      Que o próximo ano traga muitos trabalhos legais e reconhecimento, você já está colhendo frutos lindos da sua dedicação com a loja e as encomendas.
      Beijão! :**

      Excluir
  2. Lidy nesse ano de 2016 você foi essencial para eu realmente ter coragem de levar a sério meu amor pela arte!!! Para mim, o dia que assisti seu vídeo no youtube, deixei minha questão lá e você me respondeu, marcou um divisor de águas na minha vida como artista! Considero que ali que realmente agarrei o sonho e falei I can do it! Nunca vou poder agradecer o suficiente!
    Já te considero uma amiga nessa jornada, mesmo a gente não se conhecendo!
    Tenho muito carinho por você e pelo seu trabalho!
    Acompanhar todo seu crescimento através das redes sociais é inspirador!!!!
    E faço coro com você:em 2017, SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ DESEJA PARA SUA VIDA! ❤
    Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lay, esse comentário valeu pelo ano! ❤
      Eu não tenho como agradecer todo o carinho que você sempre tem comigo e com meu trabalho, e a sua dedicação em aprender cada vez mais impressiona. É algo tão raro e tão bonito, tenho certeza que você vai fazer coisas maravilhosas em 2017, e evoluir como artista cada vez mais. Você mora no meu coração, de verdade!
      Sejamos a mudança que queremos, para que esse ano seja recheado de arte!
      Beijão :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.