Summertime

22/01/17


Depois de muitos petisquinhos que rolaram principalmente no Instagram (veja aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), finalmente a primeira ilustração de 2017 ficou pronta. Eu comecei esse esboço no ano passado, e não tive pressa para me dedicar a cada etapa, até mesmo porque estou com pouco tempo livre, então essa ilustra foi meu momento de descanso por várias semanas.

A foto que usei como referência é de um editorial antigo da Vogue com a Gisele Bundchen, e o que mais me chamou a atenção foi a luminosidade e o movimento dela, então foi isso que quis tomar como base. Lembrando que o meu intuito nunca é fazer cópia nem retrato verossimilhante de ninguém.


Uma das coisas que a Sabrina sempre fala em aula é para prestar atenção no que estamos vendo, não naquilo que o nosso cérebro completa, achando que é daquele jeito. Por isso, me dediquei aos detalhes finos, como a dobra dos tecidos, por exemplo. Tudo sem nóia. Como já disse, fiz com calma e, pela primeira vez em muitos anos, sem ansiedade. E digo com certeza que muitas das minhas dificuldades com a pintura vinham dela. Mas vou falar mais sobre isso em outra postagem.


Depois de marcar todos os valores com grafite, comecei a pintura propriamente dita, e um exercício de controle do papel satinado. Eu amo o hot pressed, mas nunca tinha me aventurado em algo tão detalhado, em alguns momentos achei que o papel só poderia ter sido prensado pelo demônio, porque ele não absorvia a tinta. Mas depois da primeira camada secar, as outras se tornam mais fáceis de sobrepor.


Também prestei atenção em coisas como saturação e neutralização das cores. Fiz alguns thumbnails para definir as cores da roupa porque, novamente, eu não queria uma cópia da foto. Achei que o magenta/ rosa quinacridone e o sap green neutralizado com ultramar ficariam harmoniosos. Porém, gostei tanto da versão em grafite que, antes de pintar, digitalizei a imagem só no traço.
Falando em digitalização, não adianta: muito da cor original se perde no processo. Nenhuma foto ou até mesmo o arquivo final transmite a mesma vivacidade e realismo das cores ao vivo e, especialmente nesse trabalho, isso me deixou muito frustrada. Digitalizei várias vezes, testei configurações e filtros e só consegui me aproximar vagamente do resultado no papel. Mas tento não pensar nisso, pois toda a jornada foi muito interessante (e não deixa de ser um aprendizado também).
Materiais utilizados
- Papel Canson Moulin DuRoy 300g satinado;
- Lápis grafite Staedtler Mars Lumograph 4B;
- Aquarelas Van Gogh e Sennelier;
- Pincéis Keramik linha 411, pelo sintético;
- Lápis de cor Koh-I-Noor Polycolor.

Os retoques finais ficaram por conta do lápis de cor e leves toques de marcador dourado. Acredito que todos os meus trabalhos carregam significados fortes para mim; marcam fases e me ajudam a superar muitas coisas, e acho que este é o início de um período em que busco equilíbrio, tranquilidade e gratidão. 

Summertime já está no meu studio no Colab55. Para acompanhar outros trabalhos em tempo real, é só me seguir no Instagram, Facebook ou Tumblr. Veja todos os meus trabalhos profissionais no Behance.

Comentários

  1. Que linda, Lidy! Antes de ler seu post eu vi o desenho e pensei que lembrava a Gisele haha. Nunca tinha visto essa foto dela e sei que seu intuito não era fazer um retrato verossimilhante de ninguém (como vc mesma disse), mas alguma coisa no formato do rosto, na expressão, no jeito do cabelo, no movimento... essas coisas me remeteram a ela. Achei tão legal isso, porque parece que você captou as coisas menos óbvias e que fazem dela... ela :) Ficou muito lindo, como sempre :) Que seu 2017 seja lindo como seus desenhos! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani! Eu uso muito as fotos da Gisele como referência porque acho que ela tem um borogodó só dela rsrsrs. Ela é muito fotogênica e se coloca em poses que dificilmente outras modelos fazem. Adorei que vc tenha visto por esse lado, que eu pude captar um pouco da personalidade dela :D
      Muito obrigada pelo carinho! Ótimo 2017 pra você :**

      Excluir
  2. Eu amei tanto essa ilustração!!!
    Posso sentir o vento batendo no meu rosto só de olhar para ela *-*
    As cores estão entre minhas top favorites!! E amei a sombreado roxo ao redor dela!!!
    Lindo Lidy! Obrigada por nos proporcionar um momento tão gostoso através dessa ilustração! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lay! Fico feliz que tenha gostado dessa ilustra :) Foi muito especial fazê-la. Essa sombra roxa é uma das coisas que aprendi com a Sabrina, ainda quero aperfeiçoar mais.
      Bjs :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.