Iemanjá 🐚 (e uma reflexão sobre paciências)

03/02/17


Ontem, dia 02 de fevereiro, foi dia de Iemanjá/Nossa Senhora dos Navegantes, uma das datas mais comemoradas por aqui, e decidi prestar minha homenagem também. Acho lindo que as pessoas possam exercer sua liberdade de culto a céu aberto, respeitosamente, com a segurança de que sua fé não será tolhida pelo estado ou por qualquer indivíduo. Isso deveria valer para todas as religiões; deveria ser a regra, não a exceção.


À esquerda, a imagem de Iemanjá da Praia do Cassino, esculpida por Érico Gobbi. Os umbandistas costumam adorná-la com capa, colares de pérolas e coroa (a estátua é toda branca). Esse véu serviu como referência para o cabelo/mar da minha ilustração, pois fico com a sensação de que o azul é uma mistura das águas com a figura, é a síntese de sua representação.


Trabalhei com lápis 2B em todo o esboço, no exercício que tenho feito para reduzir a graduação da mina e deixar o risco menos grosseiro e mais integrado com a aquarela. Como já contei no Instagram, minha primeira Iemanjá foi de 2009 mas, na época, não finalizei o desenho da maneira correta, por causa da famigerada pressa. Sim, eu queria vê-la terminada de qualquer jeito, e foi isso que me atrapalhou. Para esse estudo, utilizei algumas poses do livro Drawing the Head & Hands, do Andrew Loomis. Também foi a primeira vez que trabalhei no papel grana fina Arches desde que concluí o curso da Sabrina e foi muito bom aproveitar bem o que esse material maravilhoso tem a oferecer. A textura é lindíssima e ele absorve a quantidade exata de água.


Essa experiência de retomar algo feito no passado e retrabalhá-lo com calma, paciência e dispondo não só do meu melhor material, como também da minha melhor técnica, foi uma válvula de escape para a ansiedade que tenho sentido em outros setores, e uma maneira de me cobrar menos, de entender meus limites, e de que é possível dar um passo de cada vez, degustar as etapas e aproveitar o que cada trabalho tem a me ensinar. Refletir sobre as paciências que preciso internalizar e compreender que feito é melhor que perfeito (oi, Lila!) só agregou ainda mais sentido à minha ilustração. Agradeço ao Antonio por ter feito vários cliques enquanto eu pintava. ❤



Materiais utilizados
- Papel para aquarela Arches 300g, 100% algodão;
- Aquarelas Van Gogh em bisnaga;
- Pincéis Keramik linha 411;
- Lápis de cor Polycolor;
- Lápis Grafite Koh-I-Noor 2B;
- Marcadores diversos.

Para acompanhar meus trabalhos em tempo real, é só me seguir no Facebook, Instagram ou Tumblr. Acesse meu Studio para comprar produtos exclusivos, com suas ilustrações favoritas. Veja todos os meus trabalhos profissionais no Behance.

Comentários

  1. Ficou linda Lidy! Gostei mto dos tons do cabelo. Fico imaginando como deve ser de perto... *_* Já usei esse papel e acho incrível, mas não consigo ter um resultado assim (=não manchado XDDD ). Quanto a frase, essa é uma das lições mais importantes da minha vida que volta e meia tenho que reaprender... Na real, agora mesmo, que estou numas de ficar super ansiosa. XDDDD Obrigada. :*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! Essa ilustra já virou mais um xodózinho ❤
      Vc viu que o Jake Parker, criador do Inktober, fez um vídeo com a mesma pegada dessa frase? Juntando isso tudo com a Sabrina falando "para de lamber a pintura" eu entendi que era um sinal divino hehehe 😂
      Continuo ansiosa, mas pelo menos diminuí a cobrança em cima da perfeição do desenho e estou conseguindo progredir como nunca antes. Beijão!!
      💖💖💖

      Excluir
  2. Nossa, eu amo o seu traço <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A ilustra ficou muito bonita, adorei as cores do cabelo dela.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.