Mer-tea ☕

26/04/17


O rascunho dessa ilustração estava guardado há mais de um ano, pois foi pensado para o projeto ilustra de janeiro de 2016, depois para o ilustraday de março, e assim fui deixando de lado, já que não conseguia acertar as proporções da figura. Mas agora, depois de algumas aulas de Proko e estudo de anatomia e aquarela, consegui finalmente chegar num resultado satisfatório. E com isso, já anuncio que vou participar do MerMay esse ano, com alguns ~poréns~.

Para quem não sabe, o MerMay é um desafio de desenho criado pelo ilustrador e animador Tom Bancroft, que tem em seu currículo várias animações da Disney, como A Bela e a Fera e O Rei Leão. Consiste em desenhar uma sereia por dia, durante todo o mês de maio. Ano passado fiz uma ilustração simbólica, pois não consegui me programar. Para esse ano eu estava super animada, mas declinei da ideia do desafio completo por uma causa nobre: minha próxima exposição individual, que acontecerá em junho, e para a qual estou focando todas as minhas energias. Por isso, aproveitarei o gancho de uma hashtag chamada #mermaidmonday, que rola às segundas-feiras pelas redes sociais, e produzirei uma sereia diferente por semana.

Mer-tea

Essa ilustração vai ficar de fora do MerMay, pois a proposta é muito destoante das referências que coletei para o desafio. Esse aqui é mais um estudo de personagem, de tirar o foco dos retratos. Como a ideia original envolvia chá/café, imaginei uma sereia tomando banho numa xícara quentinha, totalmente relax. Sereias em xícaras e banheiras são temas recorrentes para vários artistas, uma passada pelo Tumblr ou Pinterest comprova isso. Mas para essa ilustra não usei modelos, a construção da figura saiu inteiramente da minha cabeça, daí a dificuldade em acertar o passo. Para a cauda, me inspirei nas nadadeiras da FinFolk Productions.



O bom em deixar um estudo "de molho" por tanto tempo é que as coisas vão se acertando naturalmente. Nossa percepção e técnica mudam muito no espaço de um ano, e aquilo que parecia impensável se torna fácil de solucionar com uma boa dose de estudos. Foi o meu caso com a posição dos braços da sereia, hoje já consigo ter uma ideia de construção corporal totalmente diferente.

É a primeira vez que uso esse papel da Canson (linha XL) e detestei, pois a textura é muito parecida com o da linha universitária. Tive que refazer a pintura, pois o primeiro contato foi um desastre, não consegui acertar a quantidade de água, as manchas ficaram péssimas por conta desses frisos, que lembram papel vergê. Fica a dica para quem deseja adquirir um bloco, eu não recomendo, só vou usar pois material artístico está super caro para ser desperdiçado.

Materiais utilizados

- Papel Canson Mixed Media;
- Aquarelas Van Gogh, Sennelier e W&N;
- Guaches Talens;
- Pincéis Keramik;
- Multiliner Copic;
- Marcadores com glitter Giotto.

As minhas postagens do MerMay serão todas as segundas-feiras, a partir das 18h nas redes sociais e às 20h aqui no blog, bem completas, mostrando o processo de criação, materiais utilizados e trabalho final tratado. As melhores vou colocar no meu studio no Colab55, e uma delas estará na minha exposição.

Veja todos os meus trabalhos profissionais na aba Portfólio e também no Behance.
Me acompanhe nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - Tumblr - Pinterest

Comentários

  1. Fiquei super empolgada para acompanhar seu desafio! Aiiin *-* ...estou querendo participar tbm! Queria muito ser essa sereia, relaxando nessa xícara quentinha ;)
    Tbm fiquei encantada com a paleta de cores que vc escolheu Lidy!
    Linda ilustração!
    Beijos =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lay! Todas as minhas inspirações para paletas tiro do Design Seeds, acho o trabalho daquela moça incrível.
      E veio bem a calhar essa ilustra agora, que esfriou bastante ☕
      Eu queria muito fazer todo o desafio, assim como o Inktober, mas não vai dar, ainda mais agora com a greve dos correios, preciso correr para fazer os prints. Tenta fazer nem que seja um desenho! Acho que vai ter muita gente participando esse ano, vai estar bem legal.
      Beijos 😚

      Excluir
  2. Lidy tbm quero dar os parabéns pela exposição individual! Será que terá vídeo para quem não mora por aí conferir um pouquinho! (*-* olhinhos de gatos de botas para o pedido..haushaush)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, vai ter vídeo sim!! Vou gravar a exposição montada, e tudo o que sair na mídia também vou divulgar por aqui 😉

      Excluir
  3. To amaaaando esse Mermay <3
    Quantas lindezas passando na minha timeline heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rêh! Tá bonito acompanhar, não é mesmo? Muitos artistas excelentes <3
      Bju :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.