Elementais, minha exposição no Partage Shopping

04/07/17


Como eu já venho anunciando nas redes sociais há algum tempo, a partir de hoje (04/07), inaugurarei minha quarta exposição individual, chamada Elementais, na Galeria de Arte do Shopping Partage Rio Grande. O convite foi feito pela assessoria em março e me pegou de surpresa, pois não esperava expor novamente tão cedo. Desde então, entre um projeto e outro, comecei a esboçar a linha temática e como faria o processo de curadoria. Confesso que, dentre todas as vezes que já expus, essa foi a mais difícil de planejar.

Meu trabalho mudou muito após o curso com a Sabrina Eras, tive momentos de autocrítica implacáveis, e não me sentia pronta para encarar o crivo do público. Por outro lado, não dá pra deixar esse tipo de oportunidade passar, pois já dizia o velho ditado: quem não é visto, não é lembrado. E tenho estudado muito, sei da minha capacidade de apresentar algo coerente.

Com todos esses dilemas na cabeça, e depois de me reunir com a assessoria do shopping para receber orientações, estipulei um total de 20 trabalhos. E a partir daí começou toda a viagem...



Elementais

Todas as minhas ilustrações são fortemente influenciadas pela figura feminina, mitologia e elementos da natureza, então, bastou alguns dias de pesquisa em livros e na internet para que eu me decidisse em retratar os elementais, espíritos da natureza que representam água, fogo, ar e terra. Com o tema definido, comecei a montar o quebra-cabeças que dividiu a exposição em quatro seções, com cinco trabalhos cada. Quais representariam melhor o elemento terra? E fogo? Assim, tomei como partida o ano de 2015 e peneirei as ilustrações mais relevantes, na minha opinião.

Talvez a parte mais fácil de definir tenha sido a das Ondinas, já que, em maio, participei do MerMay. Em seguida Fadas, pois criei uma série chamada Botânicas. Ar e fogo foram complicadas, pois muitas ilustras que eu adoraria colocar não se encaixavam nas categorias restantes, e precisei tomar a difícil decisão de deixá-las de fora (Iemanjá, por exemplo).

Embora eu esteja preocupada em harmonizar a unidade das obras apresentadas com o que o público deseja ver (tanto o que me acompanha há tempos, quanto quem verá o que faço pela primeira vez), sei que muita gente vai questionar a seleção que fiz, apontar que sua ilustra favorita ficou de fora, que esperava ver x ou y e se desapontou. Mas estou tranquila quanto a isso, pois sempre levo em consideração que é impossível agradar a todos, e que fiz o meu melhor.

Release

Em sua quarta exposição individual, a ilustradora rio-grandina Lidiane Dutra traz ao público uma seleção de trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2015 e 2017, com o tema Elementais. Divididas em quatro seções (Sílfides, Ondinas, Fadas e Salamandras), as ilustrações apresentadas misturam fantasia, mitologia e a relação humano/natureza, através de figuras femininas, andróginas e oníricas. 

As artes reunidas em Elementais fazem parte de projetos individuais da autora, encomendas, trabalhos editoriais e também participação em coletivos artísticos virtuais, como: Ilustraday, Projeto Ilustra, Girls Artist Gang, MerMay, dentre outros. São ilustrações produzidas com técnicas tradicionais como grafite, lápis de cor e aquarela. 

Elementais são seres que habitam os quatro reinos da natureza (ar, água, terra e fogo), e que podem exercer influência sobre os seres humanos. Estão presentes em diversas culturas ocidentais e orientais. Embora não sejam representações literais desses seres, as ilustrações reunidas na exposição compõem parte do universo criativo da ilustradora, fortemente influenciado pela mitologia. Os trabalhos estão divididos em:

Sílfides: as elementais do ar, representadas pelas ilustrações Estelar (2015), Arabesque (2015), Moon child (2015), Carnavalesca (2017) e Sereia (2016);
Ondinas: as elementais da água, representadas pelas ilustrações Lorelei, Ligeia, Russalka, Melusina e Ondina (todas produzidas em 2017, para o desafio MerMay);
Fadas: as elementais da terra, representadas pelas ilustrações Unicórnio (2016), Três Irmãs (2017), Monstera (2017), Gaia (2017) e Garota Tatuada (2017);
Salamandras: as elementais do fogo, representadas pelas ilustrações Catrina Dourada (2016), Hécate (2016), Súcubo (2016), Riri (2016) e Black Power (2016).



Interatividade

Todas as ilustrações estarão acompanhadas por um QR Code que, ao ser acessado, direciona o espectador diretamente para a postagem completa aqui do blog, com o processo criativo por trás de cada trabalho. Em sistemas operacionais cujo leitor de códigos não é nativo, é necessário instalar um programa específico (tem vários nas lojas de aplicativos). Além disso, a equipe do Shopping preparou uma iluminação cênica que acrescentou um clima mágico à galeria, super a ver com o tema.

Serviço

O que: Exposição Elementais, de Lidiane Dutra
Onde: Partage Shopping Rio Grande, Av. Engenheira Lúcia Maria Balbela Chiesa, 2842.
Visitação: de 04 a 31 de julho, segundas a sábados das 10h às 22h, aos domingos das 12h às 22h.
Entrada Gratuita


Vendas

Valor dos pôsteres: R$ 40,00 cada (papel sulfite 120g, tamanho A2), sem moldura.
Formas de pagamento: dinheiro, depósito em conta ou PagSeguro (com acréscimo de 5%).
Retirada: combinar através do e-mail lidiane@lidydutra.com após o término da exposição. 

Elementais foi feita com todo carinho e pensada em cada detalhe; prestigie, tire fotos e me marque nas suas redes, deixe comentários e, principalmente: visite! É de graça e você estará ajudando de maneira incrível uma artista local independente. E quero deixar registrado meu muito obrigada ao meu amorzinho Antonio 💖  que ajudou na montagem e nas crises nervosas. Love you! Veja também o vídeo que gravei, para quem não tiver a oportunidade de ir, conhecer a exposição:



Inscreva-se na newsletter para receber novidades em primeira mão!
Me acompanhe nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - Tumblr - Pinterest
Para ver meus trabalhos profissionais, acesse o Behance ou a categoria Portfólio.

Comentários

  1. Adoreeei, amei <3
    Estou louca pra visitar :)

    ResponderExcluir
  2. QUE MASSA!! Meu sonho! Mas nunca ninguém me respondeu por aqui =(
    Adorei sua preocupação com as peças... e deve ser dureza escolher mesmo.

    PARABÉNS! SUCESSO SEMPRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chell!! Uma amiga passou meu contato para a moça do marketing, que viabilizou a exposição. E em outros casos também foi assim, se você conhece alguém que pode te indicar, melhor. E o bom de expor em shopping é a movimentação, já consegui vender algumas 🙏

      Beijão! :*

      Excluir
  3. OI, Lidi!! Parabéns. A exposição está linda!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lidi. Belo trabalho. Utilizei a cartilha que ilustrastes(Violência contra a mulher), com alunos de 6º ano. Seus desenhos serviram de inspiração para algumas alunas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada!
      Fico muito feliz que o material seja utilizado em sala de aula :)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.