Actias Luna ūüźõ

Por - 12.8.17


Depois de muito tempo transitando somente entre a aquarela e o grafite, voltei a usar lápis de cor para cobrir totalmente um desenho. Tenho preferido usar este material mais como complemento ou detalhe fino, pois é um processo mais demorado e, vendo alguns trabalhos antigos, sinto que me perdia demais nas cores. Por isso, resolvi fazer este exercício de "reciclar" a técnica que me acompanha desde quando eu nem sonhava em ilustrar.

E como acontece frequentemente, usei um estudo que estava em espera, daqueles que fa√ßo sem compromisso e deixo guardado at√© que case com alguma ideia. Outra coisa que tenho colocado em pr√°tica √© a cria√ß√£o de thumbnails e composi√ß√Ķes pr√©vias no Photoshop para estudar melhor a posi√ß√£o dos elementos, paletas e ajustar os tamanhos. No caso dessa ilustra√ß√£o, a preocupa√ß√£o foi com as asas, feitas separadamente. A Leilani Joy √© uma artista que usa muito esses artif√≠cios, e tem v√°rios v√≠deos em seu canal sobre processo criativo e refer√™ncias.


Cheguei a esta representa√ß√£o de uma fada, inspirada na mariposa actias luna, depois de ver alguns sketches antigos; houve uma √©poca em que praticamente todas as minhas figuras possu√≠am asas de borboleta ou anjo. Pesquisei muitas imagens no Pinterest e tamb√©m procurei artistas que costumam ilustrar essas mariposas, como a HappyD e a Caroline Jamhour.


√Ä esquerda, a composi√ß√£o que fiz no Photoshop para me guiar, unindo o esbo√ßo da figura com o das asas, e acertando o tamanho para A4. Fiz algumas modifica√ß√Ķes na arte final (aquela orelha estava meio esquisita), e tamb√©m j√° testei como faria a cor das asas, em tons de verde, azul e ocre. Esses tons est√£o presentes em todo o resto, com excess√£o do vestido, para o qual utilizei tamb√©m rosas e p√™ssego. O que eu quis evitar foi o excesso de cores, priorizando a neutralidade do todo.  O resultado:


Materiais utilizados

- Papel Canson desenho 200g na cor creme;
- L√°pis de cor Polycolor;
- Guache Talens branco;
- Multiliner Copic;
- Marcador Bic dourado.


Trabalhar com l√°pis de cor pode ser um pouco complicado no come√ßo, principalmente se n√≥s n√£o conhecemos muito bem o material que temos em m√£os. Como respondi esses dias l√° no grupo Ilustra D√ļvidas, acho importante pesquisar e comprar algumas unidades avulsas de marcas diferentes para testar. Eu tenho l√°pis da Koh-I-Noor, Derwent, Caran d'Ache, Staedtler e alguns escolares da Faber-Castell e cada um serve a um prop√≥sito diferente. O papel tamb√©m influencia muito na pintura, principalmente se voc√™ deseja algo mais liso ou texturizado.


Sei que tenho dito muito isso ultimamente, mas, fiquei muito feliz com o resultado (que bom, n√©?!). S√©rio, eu estava muito enferrujada com l√°pis de cor, o tempo est√° √ļmido e tudo poderia ter dado errado. Mas quando vi as asinhas sa√≠rem exatamente como queria, ganhei g√°s suficiente para levar a pintura adiante. Acho que menos √© mais sempre. Mesmo com v√°rias cores √† disposi√ß√£o, reduzi e neutralizei a paleta, para chegar no resultado desejado. E n√£o fiquei lambendo o desenho depois de finalizar (isso aprendi com Sabrina).

Aproveitando que falei bastante sobre referências nessa postagem, gostaria de deixar como indicação este vídeo maravilhoso da Ale Presser e da Sulamoon, no qual elas discutem se usar referência é roubar. Vale muito a pena assistir. E para quem deseja saber mais sobre o simbolismo da mariposa, a Caroline Jamhour escreveu um texto ótimo em seu blog.

Inscreva-se na newsletter para receber novidades em primeira m√£o!
Me acompanhe nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - Tumblr - Pinterest
Para ver meus trabalhos profissionais, acesse o Behance ou a categoria Portfólio.

Veja também

2 Coment√°rios

  1. Oi Lidy! O desenho ficou muito lindo, uma coisa que eu admiro nos seus trabalhos com lápis é que eles ficam com uma cobertura perfeita, até mesmo nesse papel mais texturizado. Os meus sempre ficam com um monte de pontinhos brancos hehe Mas acho que é porque me falta paciência pois, como você disse, colorir com lápis é um pouco mais demorado. Mas o resultado fica incrível quando a gente se dedica ao desenho!
    Além da cobertura, as cores ficaram muito boas e bem equilibradas! O cabelo mais escuro combinou bem com as roupas e as asas de cores mais claras.
    Gostei muito da ilustra√ß√£o, continue fazendo esse trabalho lindo ♥
    Abraços!

    Kalmenvy Draws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Muito obrigada pela visita e pelo carinho com o meu trabalho ♥
      O lápis de cor é um material muito legal de usar, mas requer paciência e também conhecer o tipo de lápis que se adapta melhor às nossas necessidades. Esses que usei, da Polycolor, são à base de cera, não aquareláveis. São os que mais gosto, pois craquelam menos, deixam menos desses pontinhos brancos que você falou. Já os aquareláveis têm uma composição diferente, justamente para dissolver com água, por isso podem acumular grumos com o excesso de camadas.
      O papel também interfere na qualidade final. Esse da Canson tem uma textura leve, tem outros completamente lisos, como o Layout 180g, que aceitam lápis não aquarelável tranquilamente, e também pastel seco.
      Enfim, vai depender do resultado que você quer. O legal é testar antes de comprar uma caixa com muitas cores. Na maioria das lojas de materiais artísticos é possível comprar lápis unitário, assim você não gasta muito e pode escolher qual o melhor pra você.
      Beijos! :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Saiba mais sobre os termos de uso deste espaço clicando aqui.