Sobre


Olá! Meu nome é Lidiane Dutra, mas pode me chamar de Lidy. Tenho 33 anos e sou natural da cidade de Rio Grande, sul do RS, onde moro e trabalho até hoje. Possuo graduação em Artes Visuais - Licenciatura (2008) e mestrado em Educação Ambiental (2011), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Minha dissertação, chamada Desenhar é Preciso: um estudo sobre a contribuição da linguagem do desenho como um fazer educação ambiental, teve como objetivo fazer uma análise sobre as contribuições educativas do desenho, em relação à percepção dos sujeitos da pesquisa com eles mesmos, com os outros e com o meio ambiente. 

Sou professora de artes e pesquisadora por formação, e já trabalhei em diversos setores da universidade; de bolsista de iniciação científica à tutora em EaD. Desde 2011, trabalho como designer e diagramadora na Secretaria de Educação a Distância da FURG. Também em 2011, após não conseguir entrar no doutorado e aceitar minha primeira encomenda, comecei a atuar como ilustradora freelancer, desenvolvendo trabalhos para fins editoriais e digitais. Também ministro cursos e oficinas, além de manter uma loja virtual. O reconhecimento do meu trabalho veio com a primeira exposição individual, Catrinas (2012), seguida por Musas (2014), Mulheres (2015) e Elementais (2017). Busco aprimoramento constante do meu trabalho e já fiz vários cursos, alguns deles com artistas que admiro muito, como Clau Souza, Sabrina Eras e Proko.

Meus temas preferidos são a figura feminina e os mistérios de seu Sagrado; plantas, flores e elementos da natureza; seres fantásticos e mitológicos; galáxias e nebulosas. Trabalho, preferencialmente, com técnicas tradicionais como aquarela, lápis grafite e lápis de cor. Tenho fixação por retratos, com ênfase no olhar das figuras. Rejeito o rótulo de arte lúdica, pois retratar mulheres como protagonistas das próprias histórias é, para mim, uma forma de conexão com meu eu interior.

Exposições (individuais e coletivas) 

- Elementais (2017);
- Elas por Elas - as atletas brasileiras por nossas artistas (2016);
- Mulheres (2015);
- Musas (2014);
- Catrinas (2012);
- Homenagem ao Dia Internacional da Dança (2012);
- Salão SESI Descobrindo Talentos (2007).