Dicas de livros sobre desenho

09/08/12

#WIP

Já devo ter contado em algum post que um dos primeiros livros que li sobre desenho foi Fomas de pensar o desenho, da Edith Derdyk. Esse livro mudou muito minha visão sobre a linguagem, a técnica e o modo como encarava meu próprio ato de desenhar. Tive a oportunidade de assistir a uma palestra com a própria Edith, num simpósio sobre arte/educação aqui em Rio Grande. Foi uma experiência maravilhosa, e lá se vão uns bons 7 anos... Então, ao longo da graduação e da pós, fui enriquecendo minhas leituras, que servem de suporte até hoje quando preciso expressar minha opinião, fundamentar um artigo científico ou, até mesmo, responder pacientemente aos que dizem que "desenhar é um dom". Por isso, elaborei uma lista, que pode servir de apoio para quem pesquisa sobre desenho, ou somente quer enriquecer sua prática, através de uma boa leitura:

- Formas de pensar o desenho, O desenho da figura humana, e Disegno. Desenho. Desígnio, de Edith Derdyk: São os três livros da Edith que tenho em minha cabeceira até hoje e sempre aparecem em qualquer texto que eu escreva sobre desenho. Os dois primeiros são clássicos lá da década de 1990, o último é mais recente, uma coletânea de vários autores que versam sobre o ato de desenhar.
- Princípios de forma e desenho, Wucius Wong: Este aqui é mais técnico, aquele tipo de livro no qual encontramos todo tipo de conceito fundamental. Ótimo para estudantes de Artes.
- Diálogo | Desenho, Marcia Tiburi e Fernando Chuí: Esse livro é muito gostoso de ler, são cartas que os autores trocam por um determinado período, sobre o ato de desenhar e de filosofar. 
- Desenho e emancipação, Flávio Motta: Esse aqui faço questão de deixar o link para download (não é um livro, mas sim um texto) pois foi super difícil de achar. A primeira citação a esse texto, se não me engano, foi em Formas de pensar o desenho. Aqui, o Flávio Motta explica como a nossa sociedade entende o desenho, e faz distinção entre o ato de desenhar como um esboço, ou como um projeto de vida. É muito interessante, e a referência está no topo da página.
- Gesto inacabado, Cecília Almeida Salles: É um livro sobre o processo de criação em geral, com exemplos de vários artistas, ao longo da História da Arte. Foi aqui meu primeiro contato com o livro Cartas a Théo, pelo qual me apaixonei.
- O desenho cultivado da criança, de Rosa Iavelberg e A arte do grafismo infantil e a construção simbólica*, de Cleusa Helena Peralta Castell: São títulos para quem quer se aprofundar no universo do desenho infantil, desmitificando muita bobagem que ouvimos por aí. Infelizmente, o livro da professora Cleusa circula somente no âmbito acadêmico da FURG, já que nunca foi lançado por uma editora.
UPDATE: A professora Cleusa acaba de lançar seu histórico livro, com o título Pela linha do tempo do grafismo infantil: um caminho trans-estético para o currículo integrado. A obra tem 205 páginas e está à venda pela Livraria da FURG a R$ 20,00.
- Fundamentos de Ilustração, Lawrence Zeegen: Por último, para quem decidiu seguir a carreira de ilustrador, este livro ricamente ilustrado apresenta ótimas dicas, desde a importância do sketchbook, do briefing, até a montagem do portfólio.

Abraços,
Lidiane :-)