Um ano violeta vem a√≠ ūüíú

Por - 26.12.17


Desde 2013, quando comecei a acompanhar os an√ļncios da cor do ano pela Pantone, minha rea√ß√£o sempre oscilou entre a indiferen√ßa (marsala) e o completo desprezo (greenery) pois, na minha concep√ß√£o, a marca "autoridade mundial em cores" parecia completamente desconectada da realidade e muito mais preocupada em lan√ßar tend√™ncia entre blogueiras de maquiagem do que tentar contar uma hist√≥ria.

2017 foi um ano dif√≠cil para o mundo. Excluindo-se as conquistas individuais de cada ser humano, foi sofr√≠vel acompanhar o notici√°rio, o ambiente retr√≥grado e sem muita esperan√ßa que se proliferou ao longo dos meses. E parece que, finalmente, a Pantone sacou que poderia passar uma mensagem positiva atrav√©s da cor do ano, ao escolher Ultra Violet como a representante de 2018. 

O violeta sempre foi cercado por mistério. Uma cor que representa a espiritualidade e a magia. O cosmos e sua imensidão. Aqui tem uma matéria contando todos os detalhes que a Pantone utilizou como referência para esta escolha.

E quem me acompanha sabe também que violeta é o espectro cromático que mais amo (roxo, lilás e afins), e até mesmo o blog já teve layout bem puxado para esse tom. Que é a fada lilás da criatividade que aciono quando preciso de ajuda. Por isso, foi uma imensa alegria ver que teremos um ano violeta pela frente. Mais ainda por saber que o mundo está vibrando na mesma energia de renovação, espiritualidade e conexão com o eu interior e com o todo.

No livro Da cor à cor inexistente, Israel Pedrosa fala um pouco mais sobre o violeta, e gostaria de transcrever este trecho aqui no blog:

√Č o violeta a cor da temperan√ßa. Re√ļne as qualidades das cores que lhe d√£o origem (vermelho e azul), simbolizando a lucidez, a a√ß√£o refletida, o equil√≠brio entre a terra e o c√©u, os sentidos e o esp√≠rito, a paix√£o e a intelig√™ncia, o amor e a sabedoria.

Desde os tempos mais remotos o violeta impressionou os homens. Não sendo fácil reproduzir essa coloração por nenhum dos meios que lhes estavam ao alcance, a ametista passou a simbolizar a própria cor. Os faraós do antigo Império já se enfeitavam com ela, e a Bíblia relata que os trajes dos sumos sacerdotes eram guarnecidos com essa variedade de quartzo. Na Grécia, acreditava-se que a ametista pudesse neutralizar os efeitos da bebida - por isso o vinho era tomado em taças talhadas nesse mineral e usavam-se os mais variados adornos dessa pedra para evitar a embriaguez. A raiz grega da qual se originou a palavra ametista significa sóbrio.

No hor√≥scopo, √© a pedra do m√™s de fevereiro. No tar√ī, os segredos da cartomancia designando a temperan√ßa representam um anjo com dois vasos, um vermelho e outro azul, entre os quais se troca um fluido incolor, a √°gua vital. O violeta, invis√≠vel sob essa representa√ß√£o, √© o resultado da troca perp√©tua entre o vermelho das pot√™ncias da terra e o azul-celeste. O violeta foi considerado como s√≠mbolo da alquimia. Sua ess√™ncia indica uma transfus√£o espiritual, a influ√™ncia de uma pessoa sobre outra pela sugest√£o, a persuas√£o, o dom√≠nio hipn√≥tico e m√°gico.

Israel Pedrosa, Da cor à cor inexistente, páginas 127-8.

ūüíú ūüíú ūüíú

Desejo um ano violeta para o planeta, em seu aspecto mais profundo: espiritual, equilibrado, justo, mágico e sábio. Que possamos tomar atitudes pensando no bem alheio e em colher frutos a longo prazo, sem imediatismo. Que tenhamos consciência de nossos atos e possamos discernir, ao olhar uma pedra, se queremos que ela seja aquela que obstrui o caminho ou que seja aquela que constrói e fundamenta o futuro.

Abraços e até 2018,
Lidiane

Veja também

2 Coment√°rios

  1. Também amei a escolha da Pantone. Fez muito sentido. E é maravilhosa!
    Bj√£o
    Feliz 2018
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma escolha muito feliz, espero que traga iluminação para o ano novo.
      Feliz 2018, Jeniffer! Obrigada pelo carinho.

      Bjs :*

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por dispor de um pouquinho do seu tempo para deixar um recado! Antes de prosseguir, atente para a política do blog:

Os coment√°rios s√£o moderados para que eu possa responder a todos com aten√ß√£o. Mensagens ofensivas, machistas, mis√≥ginas, racistas, LGBTf√≥bicas e xen√≥fobas n√£o ser√£o toleradas, bem como slut e body shaming. Cr√≠ticas s√£o bem-vindas, desde que feitas com educa√ß√£o. N√£o me responsabilizo por informa√ß√Ķes pessoais que os leitores venham a publicar nos coment√°rios.

Saiba mais sobre os termos de uso deste espaço clicando aqui.