Livro: Amigos Imaginários, de Fernanda Guedes

13/05/13


Olá pessoal!

Há quatro anos acompanho o trabalho da ilustradora Fernanda Guedes. Ela é, sem dúvida, uma grande inspiração para mim, tanto quanto profissional, como quanto blogueira, embora ela tenha desativado seu blog lindo e vencedor do Prêmio Top Blog #snif.

Em 2010, a Fernanda transformou uma série de ilustrações muito legais no livro Amigos Imaginários, lançado pela Editora DBA. É uma publicação única, misto de livro de artista e crônicas, e um dos raros casos nacionais com capa dura e jacket (sobrecapa). O formato dele lembra o próprio sketchbook que a ilustradora usou para fazer seu trabalho. Na foto abaixo, fiz uma comparação do Amigos com meu Moleskine 9 x 14 cm para vocês terem uma ideia do tamanho:


"Algumas pessoas colecionam selos. Outras, cachimbos, bengalas, corujas... eu gosto de pensar que sou uma colecionadora de gente." (Fernanda Guedes)

Cada página do livro conta a história de um amigo imaginário: um desenho, acompanhado por uma crônica. São rostos inspirados em fotos retiradas de sites como The Facehunter e The Sartorialist, que Fernanda adapta ao seu estilo único de traços finos e curvas sinuosas. O projeto gráfico também encanta: as crônicas são manuscritas pela própria ilustradora, o que nos dá a sensação de folhear um diário íntimo, rico em detalhes sobre a vida de cada uma daquelas pessoas.


Minha amiga imaginária favorita é a Elizaveta. A história dela e seus olhos marcantes me encantam muito. Mas confesso que reli o livro umas três vezes até eleger meus favoritos, pois todos são excelentes! Como fui uma pessoa com vários amigos imaginários, que me ajudaram a desenvolver a criatividade e excelentes histórias, acho louvável um projeto como este, uma verdadeira aula sobre processo criativo. Vou deixar o link para o vídeo no qual a Fernanda folheia os sketchbooks que deram origem ao livro:


Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. AI MEU DEUS QUE LEGAL QUE LEGAL QUE LEGAL! Vou procurar na internet pra comprar com certeza! Você tem idéia de preço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia! Tenho certeza que vais adorar este livro. O trabalho da Fernanda é lindo demais. Eu deixei dois links logo abaixo do vídeo, para a Saraiva e para a Cultura. O preço médio é de R$ 30,00.

      Beijos!!!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.