Livro: Amigos Imaginários, de Fernanda Guedes

13/05/13


Olá pessoal!

Há quatro anos acompanho o trabalho da ilustradora Fernanda Guedes. Ela é, sem dúvida, uma grande inspiração para mim, tanto quanto profissional, como quanto blogueira, embora ela tenha desativado seu blog lindo e vencedor do Prêmio Top Blog #snif.

Em 2010, a Fernanda transformou uma série de ilustrações muito legais no livro Amigos Imaginários, lançado pela Editora DBA. É uma publicação única, misto de livro de artista e crônicas, e um dos raros casos nacionais com capa dura e jacket (sobrecapa). O formato dele lembra o próprio sketchbook que a ilustradora usou para fazer seu trabalho. Na foto abaixo, fiz uma comparação do Amigos com meu Moleskine 9 x 14 cm para vocês terem uma ideia do tamanho:


"Algumas pessoas colecionam selos. Outras, cachimbos, bengalas, corujas... eu gosto de pensar que sou uma colecionadora de gente." (Fernanda Guedes)

Cada página do livro conta a história de um amigo imaginário: um desenho, acompanhado por uma crônica. São rostos inspirados em fotos retiradas de sites como The Facehunter e The Sartorialist, que Fernanda adapta ao seu estilo único de traços finos e curvas sinuosas. O projeto gráfico também encanta: as crônicas são manuscritas pela própria ilustradora, o que nos dá a sensação de folhear um diário íntimo, rico em detalhes sobre a vida de cada uma daquelas pessoas.


Minha amiga imaginária favorita é a Elizaveta. A história dela e seus olhos marcantes me encantam muito. Mas confesso que reli o livro umas três vezes até eleger meus favoritos, pois todos são excelentes! Como fui uma pessoa com vários amigos imaginários, que me ajudaram a desenvolver a criatividade e excelentes histórias, acho louvável um projeto como este, uma verdadeira aula sobre processo criativo. Vou deixar o link para o vídeo no qual a Fernanda folheia os sketchbooks que deram origem ao livro:


Abraços,
Lidiane :-)