Projeto Ilustra: Flores

31/05/16


O Projeto Ilustra foi proposto pela Ana Blue, do blog 9dades a Solta. Somos um grupo de minas que postará em seus blogs, sempre no último dia do mês, o tema mais votado entre nós. O limite máximo de ilustras é de cinco por participante, dependendo do tempo de cada uma.

O tema escolhido para o mês de maio foi flores e, preciso confessar, ficou muito difícil pensar em algo em meio a tantas notícias ruins. O caso de estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro mexeu com muitas mulheres, eu inclusa, e foi nesse turbilhão de emoções que surgiram duas ilustrações, bastante diferentes, porém, com uma mensagem que eu gostaria de deixar registrada.


Para a primeira imagem, escolhi uma referência no Pinterest como base para expressar o acolhimento que a vítima, apesar de tudo, recebeu da grande maioria das mulheres que se mobilizaram, de uma maneira ou de outra, contra a cultura do estupro. É uma flor que significa também um abraço.

Materiais utilizados
- Marcadores, multiliner e papel Copic.
Já a segunda imagem é um retrato inspirado em Frida Kahlo, uma das artistas que melhor representa a luta e o empoderamento das mulheres. Vi muitos compartilhamentos a respeito da história deste quadro, e em como Frida usou sua arte contra o machismo e a opressão vivenciada diariamente pelas mulheres.

Materiais utilizados
- Aquarelas Cotman e Sennelier;
- Pincel com reservatório Pentel;
- Lápis Staedtler Mars Lumograph 4B;
- Papel Canson 180g com textura (comprei no Chuy, nunca encontrei no Brasil).

Detalhes da primeira ilustra:


Detalhes da segunda ilustra:


Quem quiser ver o que os leitores produziram, é só zapear #projetoilustra pelo Instagram. Mês que vem eu volto, sempre no último dia, com o tema escolhido pelo grupo e uma série de ilustrações legais para conhecer e visitar.
SalvarSalvar