Inktober 2018 🎃 Semana 01

07/10/18


A primeira produção para o Lidytober, o meu Inktober, já está no ar! E foi, certamente, um dos trabalhos que mais amei fazer na vida. Esse esboço (assim como os das próximas semanas) foi feito ano passado. Uma ideia muito amada, que deixei engavetada até ter tudo o que precisava para executá-la como imaginei, desde os materiais até definição da paleta de cores e tempo de execução. E foi assim que nasceu a Fada Cogumelo 🍄. Um pequeno ser da floresta que vive entre a grama verde e as plantinhas, livre e feliz.


Comecei da mesma maneira de sempre, com o esboço a lápis sobre o papel. Escolhi o Arches grana fina pela textura e capacidade de absorção da tinta. Esse papel é, sem dúvidas, o melhor para aquarela que já usei, e seu preço salgado é a única coisa que me impede de utilizá-lo em todos os trabalhos. Os valores foram marcados com cinza payne, para depois receber as outras camadas de cor.


Para os cogumelos, escolhi trabalhar com laranja, alizarim e ocre, para deixá-los bem com aquela cara de papel de carta dos anos 90, algo mais próximo da fantasia do que da realidade. Coloquei toques de médium shine misturado ao laranja, mas o efeito é tão sutil que o scanner não pegou, infelizmente. A grama é uma grande aguada com pequenos pontos para simular os tufos.


Depois de finalizar a pintura, optei por não fazer retoques com lápis de cor, somente um pouco no rosto e algumas partes do corpo da fada. Nem multiliner utilizei, apenas fiz um reforço onde o contorno do lápis falhou. O destaque ficou mesmo para a tinta. As bolinhas brancas e douradas foram feitas com caneta posca, também como de costume.


O resultado final ficou assim:


Materiais utilizados


  • Papel Arches 300g grana fina;
  • Aquarelas Maimeri Venezia e Van Gogh;
  • Pinceis Keramik linha 311;
  • Caneta Posca branca e dourada;
  • Lápis grafite Staedtler Mars Lumograph 2B.


Gostei muito de como a textura do papel conversou com o restante da pintura, embora o meu scanner esteja me decepcionando e eu tenha que fazer um trabalho de edição que era desnecessário com o equipamento antigo. Penso em comprar somente um scanner de mesa, para evitar a fadiga. Quem tiver indicações, já pode me passar, por favor!

No próximo domingo, além do grande evento Meu Aniversário, teremos a segunda ilustração do Lidytober. Lá no Instagram solto os petisquinhos do que virá, ao longo da semana.

Conheça meu portfólio profissional
Me acompanhe nas redes sociais