abrir menu
07/10/2018

Inktober 2018 ūüéÉ Semana 01


A primeira produ√ß√£o para o Lidytober, o meu Inktober, j√° est√° no ar! E foi, certamente, um dos trabalhos que mais amei fazer na vida. Esse esbo√ßo (assim como os das pr√≥ximas semanas) foi feito ano passado. Uma ideia muito amada, que deixei engavetada at√© ter tudo o que precisava para execut√°-la como imaginei, desde os materiais at√© defini√ß√£o da paleta de cores e tempo de execu√ß√£o. E foi assim que nasceu a Fada Cogumelo ūüćĄ. Um pequeno ser da floresta que vive entre a grama verde e as plantinhas, livre e feliz.


Comecei da mesma maneira de sempre, com o esbo√ßo a l√°pis sobre o papel. Escolhi o Arches grana fina pela textura e capacidade de absor√ß√£o da tinta. Esse papel √©, sem d√ļvidas, o melhor para aquarela que j√° usei, e seu pre√ßo salgado √© a √ļnica coisa que me impede de utiliz√°-lo em todos os trabalhos. Os valores foram marcados com cinza payne, para depois receber as outras camadas de cor.


Para os cogumelos, escolhi trabalhar com laranja, alizarim e ocre, para deixá-los bem com aquela cara de papel de carta dos anos 90, algo mais próximo da fantasia do que da realidade. Coloquei toques de médium shine misturado ao laranja, mas o efeito é tão sutil que o scanner não pegou, infelizmente. A grama é uma grande aguada com pequenos pontos para simular os tufos.


Depois de finalizar a pintura, optei por não fazer retoques com lápis de cor, somente um pouco no rosto e algumas partes do corpo da fada. Nem multiliner utilizei, apenas fiz um reforço onde o contorno do lápis falhou. O destaque ficou mesmo para a tinta. As bolinhas brancas e douradas foram feitas com caneta posca, também como de costume.


O resultado final ficou assim:


Materiais utilizados


  • Papel Arches 300g grana fina;
  • Aquarelas Maimeri Venezia e Van Gogh;
  • Pinceis Keramik linha 311;
  • Caneta Posca branca e dourada;
  • L√°pis grafite Staedtler Mars Lumograph 2B.


Gostei muito de como a textura do papel conversou com o restante da pintura, embora o meu scanner esteja me decepcionando e eu tenha que fazer um trabalho de edi√ß√£o que era desnecess√°rio com o equipamento antigo. Penso em comprar somente um scanner de mesa, para evitar a fadiga. Quem tiver indica√ß√Ķes, j√° pode me passar, por favor!

No próximo domingo, além do grande evento Meu Aniversário, teremos a segunda ilustração do Lidytober. Lá no Instagram solto os petisquinhos do que virá, ao longo da semana.

Conhe√ßa meu portf√≥lio profissional
Me acompanhe nas redes sociais

4 coment√°rios:

  1. aaaaa que linda, queria ser uma fada cogumelo agora <3

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já é uma fada maravilhosa!!!!!! <3 <3 <3

      Excluir
  2. Estou gostando muito dos cen√°rios dessa s√©rie, Lidy! Vc j√° usou papel satinado? (Tou gostando muito do C√©zanne da Hahnem√ľhle). Acho que iria combinar muito com seu desenho. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! Eu gosto do satinado para alguns tipos de trabalho, uso o Moulin DuRoy, mas esse Arches é tão maravilhoso, parece que ele faz metade da pintura pra você, tamanho grau de absorção da tinta. Pena que não achei mais esse bloco por um bom preço, penso em comprar a folha avulsa.

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos com atenção. Caso for comentar em postagens antigas, favor levar em consideração a data de publicação, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo. Saiba mais sobre os termos de uso e política de privacidade do blog clicando aqui.

Postagem mais recente Postagem mais antiga P√°gina inicial