Russalka (#MerMay 03)

Por - 15.5.17


Cheguei à metade do MerMay (veja a primeira e segunda semanas), e estou bastante feliz com os resultados obtidos até o momento. Não estou correndo desesperadamente contra o relógio, nem apavorada ou esbaforida por ter que postar todos os dias, o Inktober do ano passado foi crucial para que eu encontrasse meu próprio ritmo em desafios de desenho. A sereia da semana vem de uma lenda eslava, e a música que escolhi é da maravilhosa Sophia Karlberg:


Russalka é uma figura mitológica muito respeitada pelos povos eslavos, estando associada à fertilidade e à beleza. Porém, no século XIX, sua lenda ganhou contornos sombrios, ao ser retratada como uma jovem mulher morta por afogamento (em algumas variações pelo próprio marido, em outras, por causa de um casamento infeliz) e que assombra rios e lagos até que sua morte seja vingada.



Dessa vez fiz uma variação nos cabelos, optando por essa massa etérea. Acredito que isso trouxe mais equilíbrio para a figura, visto que a cauda tem muito destaque e ela está de cabeça para baixo, numa das posições mais difíceis que já desenhei (veja minhas fotos de referência no Pinterest). Foi realmente um desafio de gestual e de compreensão do que estava acontecendo na cena. Já disse lá na primeira semana que minha maior inspiração é o trabalho do Chris Ridell no livro A Bella e a Adormecida, do Neil Gaiman, e só agora acredito que dosei bem o contraste de preto com dourado.

Materiais utilizados

- Papel Canson 180g;
- Lápis grafite Staedtler Mars Lumograph 2B e 4B;
- Multiliner Copic;
- Caneta Posca dourada.
Lembrando que todos os meus trabalhos são fixados com verniz fosco fungicida. Detalhes:


As duas primeiras sereias já estão disponíveis no meu Studio no Colab55 em cadernos, almofadas, camisetas, dentre outros produtos. Em breve esta também estará lá. Gostaria de agradecer os acessos aqui no blog, que subiram bastante nas últimas semanas. O nível de engajamento no Instagram e no Facebook está cada vez pior, as redes simplesmente não entregam o conteúdo, mesmo com as notificações ativadas. Isso me deixa muito triste, pois elas são o primeiro canal de contato do público com meu trabalho. Acho que esse novo fôlego dos blogs se deve a toda essa conjuntura, por isso é importante deixar seu like nas postagens de seus artistas favoritos, é um grande incentivo.

Veja todos os meus trabalhos profissionais na aba Portfólio e também no Behance.
Me acompanhe nas redes sociais: Facebook - Instagram - Twitter - Tumblr - Pinterest

Veja também

6 Comentários

  1. Que lindo Lidy! Uma mais linda que a outra e todo seu processo tem me inspirado muito! Viajei no final de semana e me embolei no desafio. Fiz duas e não postei, porque detestei o resultado...haushauhs...acho que vou aderir ao que vc falou e vou fazer com mais calma, tentando encontrar meu próprio ritmo! Beijos =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lay! Estou curtindo tanto o processo, mais do que as artes finalizadas, acho que a pesquisa (desde as personagens até a trilha sonora) me ajudam muito a expandir minhas referências. Também estou acompanhando teu mermay e fico muito feliz por você seguir firme e forte. Vai no teu tempo, não te cobra tanto, o legal é justamente a gente ver como o nosso dia/humor influenciam nos desenhos.
      Beijão :*

      Excluir
  2. essa cauda ficou tão maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Lidy, o efeito da escama ficou impressionante. Mais uma ilustração linda!

    Gostei muito do olhar dela...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Saiba mais sobre os termos de uso deste espaço clicando aqui.