[Literatura Ilustrada] Karou, "Feita de Fumaça e Osso", de Laini Taylor

23/12/13


"Desenhar sempre tinha sido sua forma de processar as coisas. Assim que passavam para o papel, tornavam-se propriedade sua, e assim Karou conseguia decidir que poder teriam sobre ela." Dias de Sangue e Estrelas, Laini Taylor, p. 109.

Finalmente consegui dar início de vez ao projeto Literatura Ilustrada. Queria muito terminar o ano com ao menos uma postagem e ainda mais nesse momento de Festas/Natal, é como se fosse um presente para cada um que acompanhou minhas ilustras e o blog em 2013.

Escolhi Karou, protagonista da trilogia Feita de Fumaça e Osso, escrita pela Laini Taylor, por um motivo muito especial: ela é estudante de artes plásticas e desenhista! Além disso, é bastante diferente da maioria das mocinhas tradicionais: sabe lutar, se defender e enfrenta todo tipo de adversidade. É tatuada e tem o cabelo azul (que nasce exatamente dessa cor). Ou seja, foi amor à primeira vista entre nós duas rsrs.

Ao longo da trilogia, Karou (que significa esperança na língua Quimera) embarca numa jornada para descobrir mais sobre seu passado, seu povo e um novo mundo que conhece de repente. Trava batalhas com inimigos poderosos e se apaixona por um deles. Enfim, apesar de ser literatura YA, a narrativa é bem adulta, com várias referências históricas e artísticas.

Laini é casada com o ilustrador Jim Di Bartolo, responsável pelos primeiros retratos de Karou que tive acesso, além do mapa presente no segundo livro, Dias de Sangue e Estrelas, que traz a passagem transcrita acima, sobre a relação da protagonista com os desenhos e com seus sketchbooks, sempre destacados ao longo da história. Vejo isso como uma homenagem da autora ao seu marido, que fofo!

Terminei de ler os livros com o coração na mão e mal posso esperar pelo terceiro e último, Dreams of Gods and Monsters, que será lançado nos EUA em abril de 2014 (ou seja, vai demorar para chegar aqui). Soube que a trilogia virará filme e fiquei com medo, é esperar para ver. Quem deseja uma leitura daquelas para embarcar e, literalmente, ser transportado para outro mundo, recomendo. E quem gostou da minha versão da Karou, leu o livro e quiser conversar mais a respeito da trama, é só deixar um comentário.

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todxs que acompanharam o blog durante o ano. Obrigada pelo carinho e pela companhia, voltarei antes do ano novo!

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Lidy, gostei muito, não sei se pelo cabelo azul (amo) ou pela descricao. Fiquei ate curiosa para ler o livro.. Ah, feliz natal, lidy, e feliz ano novo! Que saia muitas ilustras lindas ano que vem ;)) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora!

      Feliz Natal e Feliz Ano Novo pra ti também, foi um prazer te conhecer este ano, obrigada por todo o carinho que tens comigo ♥
      Recomendo muito a leitura dessa série, a Karou é uma mocinha bem diferente, assim como a Katniss de Jogos Vorazes. Que bom que gostou.

      Beijokas!!!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.