Mermaid

04/11/14


Este foi o único trabalho feito na última semana que fotografei todo o processo criativo. Aproveitei o tempo maior de dedicação que tive no feriado e registrei todos os passos desse projeto, que foi um dos estudos para o Ilustra Day de outubro.


Como eu não tenho muitas referências pessoais sobre sereias, pois não é um tema recorrente nos meus trabalhos, e apesar de acompanhar as ilustrações da Caroline Jamhour que, para mim, é uma grande conhecedora de seres míticos, resolvi estudar um pouco de anatomia, cores e posições através do livro The Secret History of Mermaids and Creatures of the Deep, comprado no Book Depository já faz algum tempo. Esse livro segue a linha do Piratologia e, se vocês tiverem interesse, posso fazer um post falando mais sobre ele.


Fiz a line art como nas ilustrações anteriores e resolvi arriscar com as aquarelas em bisnaga. Deu pânico total, comecei pelo fundo numa mistura de tons de azul, verde e laranja, e depois parti para o cabelo e restante da figura. Não queria uma vibe muito Ariel, apesar do cabelo ruivo, por isso optei por "salpicar" escamas por toda a figura e dar uma forma diferente à cauda.




No final, a ponta da cauda ficou parecendo uma flor, devido ao seu formato e cor. Acho que acabei fazendo uma mistura de Hera Venenosa com sereia e ficou assim kkkkkk. Depois de finalizada e tratada, a ilustração ficou assim:




Dei alguns retoques com Posca, canetas e lápis de cor da Derwent, que funciona super bem sobre a aquarela. E acabei perdendo um pouco do medo das bisnagas, para fazer as misturas de cores elas são melhores. O papel é o Canson 300g, usado na face lisa e, mesmo assim, notem que tem um pouquinho de textura.

Então, o que acharam da minha sereia? :)

Abraços,
Lidiane :-)