ilustraday março: personagem que marcou minha infância

16/03/15


O Ilustraday voltou este mês e, para abrir os trabalhos do ano, o tema escolhido foi personagens que marcaram a infância. Eu não poderia ter deixado de escolher ela, a princesa do poder, defensora de Ethéria e amiga dos cavalos falantes, She-Ra!


Voltei às origens e usei apenas lápis grafite Koh-I-Noor 5B, esfuminho e lápis de cor vermelho, porque tive uma crise criativa, que contarei num post especial. E o resultado final:




She-Ra marcou minha infância por uma série de motivos: eu achava o máximo aquela espécie de Barbie guerreira, que não tirava o batom vermelho, não saía do salto e tinha uma espada que se transformava em várias coisas legais. E o Ventania, como não amar?

Com o tempo, passei a ver vários aspectos feministas no desenho: talvez o mais importante de todos, ele passa no Teste Bechdel, e estamos nos anos 1980, amiguinhxs!!! A protagonista é forte, não depende dos homens para salvá-la e esses, muitas vezes, são aldeões, não guerreiros. O núcleo de personagens da Floresta do Sussurro é praticamente todo feminino, as mulheres possuem bastante relevância na construção da narrativa. Muitos conceitos super atuais já eram trabalhados na série, o que torna She-Ra muito mais do que a versão feminina do He-Man, mas uma heroína que serviu de exemplo para muitas gerações de gente balzaca, como eu


Abraços,
Lidiane :-)