ilustraday março: personagem que marcou minha infância

16/03/15


O Ilustraday voltou este mês e, para abrir os trabalhos do ano, o tema escolhido foi personagens que marcaram a infância. Eu não poderia ter deixado de escolher ela, a princesa do poder, defensora de Ethéria e amiga dos cavalos falantes, She-Ra!


Voltei às origens e usei apenas lápis grafite Koh-I-Noor 5B, esfuminho e lápis de cor vermelho, porque tive uma crise criativa, que contarei num post especial. E o resultado final:




She-Ra marcou minha infância por uma série de motivos: eu achava o máximo aquela espécie de Barbie guerreira, que não tirava o batom vermelho, não saía do salto e tinha uma espada que se transformava em várias coisas legais. E o Ventania, como não amar?

Com o tempo, passei a ver vários aspectos feministas no desenho: talvez o mais importante de todos, ele passa no Teste Bechdel, e estamos nos anos 1980, amiguinhxs!!! A protagonista é forte, não depende dos homens para salvá-la e esses, muitas vezes, são aldeões, não guerreiros. O núcleo de personagens da Floresta do Sussurro é praticamente todo feminino, as mulheres possuem bastante relevância na construção da narrativa. Muitos conceitos super atuais já eram trabalhados na série, o que torna She-Ra muito mais do que a versão feminina do He-Man, mas uma heroína que serviu de exemplo para muitas gerações de gente balzaca, como eu


Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. que linda a sua she-ra! *_* eu adorava ela também, apesar de nunca ter reparada nessas questões feministas que tu levantou! muito bacana mesmo.
    Mas o teu desenho ficou muito bom mesmo. olhando rapidamente pra ele, não sei se só eu pensei assim, mas tive a impressão de que a she-ra foi trabalhada com pontilhismo, principalmente na primeira imagem. acho que é só o efeito do lápis que tu usou no papel... mas ficou muito legal mesmo! pretendo participar desse ilustraday também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eu AMO She-Ra e He-Man, fico vendo os episódios no youtube e no gloob sempre que posso porque são os desenhos que marcaram a minha infância, eu queria ser a She-Ra rsrsrsrrsrs (fiquei querendo...)
      Esse efeito é da ponta áspera do esfuminho na textura do papel canson que usei (da linha universitária mais barata). Eu costumo lixar meu esfuminho com uma lixa d'água ou lixa de unha, pra tirar o excesso de sujeira, e a ponta acaba ficando um pouco áspera, por isso esse efeito. Em movimentos circulares, então, fica mais evidente ;)
      Agora quero desenhar o Ventania :D

      Beijokas :**

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.