Ateliê Tour 2015 + Blog Day

31/08/15


Hoje é o último dia de BEDA e também Blog Day! Conforme prometido, fiz o tour 2015 pelo ateliê e procurei mostrar todos os cantinhos interessantes do meu espaço de arte, além da minha estante de livros. Infelizmente, não consegui fazer um vídeo porque (como dá pra perceber nas fotos) meu quarto é todo lilás, e isso se transformou num problema. Só consegui fotografar num dia de sol muito bom e com a função HDR do celular habilitada, porque nem a câmera convencional convenceu.

Separei esse post em duas partes: ateliê e estante, com legendas explicativas em todas as imagens. Gostaria de ressaltar que compro materiais desde a faculdade, ganho muitas outras coisas em datas comemorativas e, ao longo dos anos, procurei deixar meu ateliê confortável o bastante para poder trabalhar várias horas por dia. Então nada do que está posto aqui é ostentação ou jabá: é a forma como estruturei meu cantinho com os recursos dos quais disponho, e que pode vir a inspirar outras pessoas.

Ao final do post, preparei uma lista especial para o Blog Day, com dez blogs que sigo e recomendo, para celebrar tantas coisas legais que aconteceram durante este mês. Vamos lá!


Ateliê

Essa é a parte superior da cômoda, onde está a coleção de canecas com canetas e lápis avulsos, e também a Vida, catrina linda confeccionada pela Daniela Karg, e a máquina de escrever que escapou de ser descartada e hoje me acompanha.


Tenho canecas de todos os tipos, muitas ganho de presente, outras compro de artistas que gosto, e também tenho duas da minha antiga loja. Geralmente guardo nelas os lápis e canetas dos quais não tenho mais a embalagem, ou os avulsos. É uma maneira fácil e barata de decorar um ateliê e manter seus materiais organizados.


Na parte inferior guardo meus papéis e pastas com ilustrações, além dos sketchbooks maiores e minha mesa de luz. Aqui, tudo fica protegido da luz e da poeira, além de facilitar o acesso. Costumo manter os blocos intactos até o final, pois ajudam na conservação das folhas, e os papéis avulsos são mantidos dentro da caixa poá. Já as ilustrações finalizadas vão para as pastas catálogo, logo após a fixação com spray. A mesa de luz é artesanal, meu namorado fez a partir de uma caixa de MDF, vidro e fita de LED.


Minha mesa de trabalho! Tem estilo colonial e comprei aqui de Rio Grande, assim como a estante. Ela é bastante sólida, as gavetas são fundas e com espaço, além de ter uma boa altura, fico com a coluna no lugar. Sobre a mesa, deixo apenas o necessário: luminária articulável, impressora, lápis de uso frequente e alguns cadernos. Na parte móvel, guardo a prancheta reclinável, e nas pranchetas da parede me organizo: fotos e referências para estudo, trabalhos em andamento, trabalhos finalizados não escaneados e planner semanal.


Na prateleira de cima: mais canecas com pincéis para uso geral e pincéis para aquarela, marcadores Copic e canetas de diversas marcas e espessuras. Um copo do filme "O Exterminador do Futuro" (sou dessas que compra brindes no cinema, me julguem) contém escovas, estilete, régua, etc. Minha manequim chamada Nina com asas de borboleta, a mascotinha do Maremundo e um galo de Barcelos que veio diretamente de Portugal. Já dentro da latinha guardo Aqualine, nanquim, clipes e borrachas que uso bastante.


Na outra prateleira temos um apontador elétrico em forma de pinguim, uma xícara com estampa de Gustav Klimt cheia de post-its, um telefone em formato de rolo fotográfico e a Torre Eiffel. Tudo super amorzinho, ganho muitos presentes fofos.


Detalhe do porta-lápis que fica sobre a mesa. Essa é a vista que tenho quando estou trabalhando: meus livros e se a porta estiver aberta, a TV da sala para distrair :D


Minha mesa tem três gavetas. Na primeira, guardo os estojos de lápis e de canetas que uso para carregar na bolsa. Sempre que compro um material que vem numa embalagem bonita e prática, procuro preservá-la, deixando para colocar nas canecas apenas aqueles que não estão bem acondicionados.


Na segunda gaveta guardo os marcadores, alguns recipientes para aquarela e um berço para encadernação que falhei miseravelmente em usar. 


Por fim, as aquarelas. Aqui, tem de tudo: fita crepe para segurar o papel, godês (muito sujos), spray fixador, estojo de pastilhas, estojo de bisnagas (a caixa da Mulher Maravilha está cheia de aquarelas), panos, máscara, álcool, sal, mais recipientes, enfim... Essa é uma das gavetas que tem ganhado mais itens nos últimos tempos.

Estante

Meu guarda-roupas de Nárnia amado! Nossa história começou num momento crítico. Ano passado o inverno foi muito úmido, e minha antiga estante de chapa amanhecia completamente molhada, por algum motivo desconhecido. Resolvi acondicionar os livros num espaço fechado, e desde então essa coisa linda me acompanha. Nas caixas acima está uma grande parte da minha coleção de cadernos e sketchbooks, que vale um post exclusivo. Vamos ver o que tem dentro da estante:


A primeira prateleira é a mais funda, por isso decidi colocar os livros técnicos, que geralmente têm uns formatos maiores, além dos títulos sobre história da arte, arte/educação, biografias de artistas, dentre outros. Tudo o que pertence à área de artes está nessa prateleira, acompanhado pelas minhas duas Skelitas.


Na segunda prateleira estão os livros de capa dura, com encadernação especial, os importados e alguns infantis diferentes, guardados por dois Zelfos e uma Malévola. Muitos desses livros bonitos acabo comprando não só pela história, mas para usar como referência em trabalhos, para ir além do Pinterest e ter algo palpável, sabe?


Na terceira prateleira começam os livros de literatura geral. Não tenho uma ordem de arrumação, só procuro enfileirar do maior para o menor para evitar o TOC. Mas dá pra encontrar, por exemplo, Neil Gaiman em três prateleiras distintas, conforme o tamanho/acabamento do livro. Coerência mandou um abraço. Aqui também estão a Frankie, a Operetta e a Goulia.


Na quarta prateleira estão mais livros de literatura geral e os pockets, que são as coisas mais tinhosas de guardar, tanto que estou me desfazendo de alguns para comprar a versão maior do livro. O que mais curto nesse espaço é que tem muitas obras de amigos meus, e até mesmo uma que eu participei. Também tem minhas graphic novels e mais uma boneca linda da Daniela Karg, uma Hello Kitty e a bruxa que saiu cortada (ela ri e acende os olhos).


Eu disse que era o guarda-roupas de Nárnia... a quinta prateleira! Aqui é o famoso soca-soca: tem meus mangás, mais uma caixa com sketchbooks, álbuns e pastas dos tempos da faculdade, meus livros para colorir, revistas e uma caixa de Melissa que denuncia minha paixão por esses sapatinhos (e que está cheia de bugigangas). Aquelas coisinhas estampadas lá atrás dos mangás são capinhas para os meus livros, feitas por mamaim em vários tamanhos, com bolso para guardar post-its e marcadores de cetim, muito fino. Tem mais caderninhos escondidos no meu criado mudo, mas não fotografei as gavetas dele porque quero arrumá-las.


Pensa que acabou? Não! Ainda tem o livreiro (comprado na mesma loja da mesa e da estante), onde eu guardo os livros que fazem parte de uma série. Acho melhor para organizar as que já estão finalizadas (dois primeiros nichos) e as que ainda estão em andamento (nichos restantes). Sobre ele tenho um pequeno altar, com várias divindades que acredito, além do meu incensário, que ajuda a manter as energias do ateliê sempre boas. Ufa! Era isso!


Para encerrar essa postagem mais do que especial, já que hoje é Blog Day, quero indicar dez blogs de ilustradorxs incríveis, que valem muito a pena o clique. Nós, artistas independentes que divulgam seus trabalhos pela internet, só estamos aqui porque o público nos dá esse retorno maravilhoso, então sempre que você tiver a oportunidade de incentivar um artista, compartilhe o link de seu blog, curta sua página no Facebook e ajude a espalhar arte pelo mundo. Então, visita lá:


Muito obrigada a todos que me acompanharam no BEDA, aos que passaram a seguir meu trabalho a partir desse projeto, sejam muito bem-vindos, e já agradeço de antemão a quem me indicar em sua lista de favoritos. *-*

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. Que cantinho mais lindo <3
    Me apaixonei por cada detalhe, principalmente pela cor da parede *_*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clayci! Saiu meio rosado nas fotos, mas a parede é lilás :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Aê! Isso que é ateliê. Lidiane, fiquei perdido na terceira foto e ainda não sei se o que me deixou mais impressionado foi a máquina de datilografia ou essas infinitas estantes de livros.
    Para mim, dois tesouros sem preço.

    A listagem de materiais também é de se impressionar. E que organização é essa? Nossa, tem horas que eu me perco entre livros, tintas e canetas no meu quarto. kkk

    Parabéns! A postagem ficou fantástica como sempre e o ateliê, nem se fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus! Essa máquina era da minha irmã, ela usou para fazer o curso de secretariado em idos dos anos 90 rsrsrs. É meu xodó.
      Eu não consigo viver no meio da bagunça, gosto de estar com tudo arrumadinho para poder produzir, caos mesmo é só quando estou criando e os materiais ficam na minha volta :D

      Abração!

      Excluir
  3. Adorei seu lugar de trabalho, Lidy! Foi meu post favorito do BEDA. Você parece ser muito organizada! Só senti curiosidade de ver o seu altar. Espero conseguir me organizar bem assim na minha próxima casa (me mudo em um mês). Queria ter sabido disso de blog day antes... Tou muito por fora das datas blogueiras ainda... Quem sabe no ano que vem n participo tb. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, obrigada! Quis encerrar o BEDA com esse post porque o ateliê é meu cantinho especial :) Muitas felicidades na sua casa nova, que seja um ambiente que te proporcione muitas criações *-*
      No meu altar tem de tudo: Buda, bruxas, cristais, divindades indianas, santas, orixás, velas... só não postei a foto dele porque tenho receio de que alguém não entenda muito bem meu ecletismo. Mas tem uma foto antiga no meu Insta: https://instagram.com/p/z3Jy9JzcoY/?taken-by=lidydutra

      Beijão!

      Excluir
    2. Obrigada, pelos bons desejos, flor! Realmente, nessa internet nem sempre é bom se expor tanto. Mas obrigada por matar minha curiosidade! ;)

      Excluir
  4. Ah Lidy que quartinho lindo!
    Eu não teria o que mostrar se fizesse um tour aqui por que só tenho uma mesinha e uma gaveta do armário com materiais... me falta espaço e equipamento hehehehehe.
    Você é muito organizada e caprichosa, parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiciana, obrigada! Ainda é tudo no meu quarto, espero que um dia possa ter uma sala só para servir de ateliê mesmo e poder receber pessoas para desenhar, tomar chá e jogar conversa fora <3
      Beijão!

      Excluir
  5. Aiiii Lidy !! Que post legal !! Eu estou muito encantada com o seu cantinho de trabalho !! Não sei que parte eu gostei mais !! Parece ser muito bom trabalhar aí !! E eu amei as suas Monster High !!!!!!! <3 <3 <3 <3 <3 Amei tudo no post !! E obrigada por indicar meu blog aqui, fiquei muito feliz quando vi !! Sucesso, sou sua fã !! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, obrigada pelo carinho *-*
      Ainda sonho com um ateliê onde eu possa receber outros artistas e juntar todas essas pessoas maravilhosas que conheci pela internet, assim como você! <3
      Minha coleção de Monster High está paradinha esperando uma promoção rsrsrsrs
      Um grande beijo! :*

      Excluir
  6. Ameeeeei tudo e obrigada por me divulgar (:
    louca por sua estante *-------*

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lidy! Gente, mas tô chocada com sua organização. Eu, como virginiana, tô olhando pro meu quarto nesse momento e morrendo de vergonha! ahuahauhauhau!

    Obrigada por me indicar pro Blog Day, sua linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha porção virginiana oculta hahahaha
      Mas eu sou A LOUCA da arrumação, da lista, do planner, do multiuso Ypê e assemelhados. E quando resolvo botar tudo abaixo e reorganizar, sai da frente. Meus colegas de trabalho sofrem porque de vez em sempre arrumo a sala, as mesas, os escaninhos... kkkkk
      Beijão! :*

      Excluir
  8. Claro que tinhas que "pitangar" por aqui *---*
    Então, gaveta é uma coisa muito séria, eu li uma vez que elas são o espelho da nossa vida, se estão arrumadas é porque está tudo bem conosco, parece bobagem mas super funciona comigo, além do mais tenho toc de misturar coisas que não são da mesma "família" hahahahaha
    Pois é, aquele berço foi presente do meu namorado, mas falhei todas as vezes que tentei usar, ou eu amassava o papel, ou não prendia direito... mas ele é ótimo, é do Corrupiola :)

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho é ter um espaço só meu pra chamar de atelier. Hoje ainda divido um quarto e tudo que eu tenho fica em cima ou embaixo da minha única mesa de desenho. As vezes dá trabalho até achar lugar pra sentar e desenhar, mas tá bom, hehehe.

    Eu vi de longe a capa do mangá da Sailor V! :P
    Não imaginava que você curtia mangás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce! Apesar de ter conseguido montar um cantinho pra mim, ele ainda fica dentro do meu quarto, sobra pouco espaço pra dormir rsrsrsrs #prioridades
      Tenho tada coleção que a JBC lançou da Sailor Moon, só espero pelo último volume de Sailor V, fiquei viciada em mangás de tanto ver os vídeos da Tati Feltrin :D

      Beijão!

      Excluir
  10. Ai, agora que eu vi que tu me indicou, thanks! uhasuahs.. cê não tem noção, eu sou MUITO avoada. :B
    Meu quarto também é roxo/lilás, só que metade dele é onde guardo as coisas colorísticas haha, a cadeira da escrivaninha sempre vira cabide pra pendurar as roupas que usei no dia hahaha e a minha outra metade em que trabalho é metade da mesa da sala que eu assaltei :D ~ Um dia, vou me organizar (e arrumar as tralha lá hehe) e organizar um post assim :D
    Botar azidéia em ordem né? ;)
    Ana Blue ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuaiishaihsuahsiah acontece nas melhores famílias :~~~
      E já mudei tanta coisa desde esse ateliê tour... olho as fotos e já não reconheço hahahaha. Talvez ano que vem eu mude a cor das paredes para um tom de cinza claro ou off-white, porque essa cor, apesar de linda, dificulta MUITO a entrada de luz no ambiente :/
      Beijos!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.