Desafio #AGostoDoArtista 15

28/08/15


Chegamos ao fim do desafio #AGostoDoArtista. O último item é "eu gosto desse artista" e queria deixar aqui uma indicação nacional, que foi minha porta de entrada para o mundo acadêmico das artes, e que muitas pessoas mais jovens desconhecem. É a Tarsila do Amaral.

Vejo que muita gente curte Frida Kahlo, e Tarsila foi uma artista tão revolucionária quanto. Nascida numa família abastada, se divorciou do primeiro marido porque este era contra sua emancipação enquanto mulher. Estudou pintura em Paris e, no seu retorno ao Brasil, conheceu o grupo modernista que seria a base para a Semana de Arte Moderna de 1922. Sua obra Abaporu é um dos símbolos do modernismo brasileiro, e hoje está exposta no MALBA (Buenos Aires).

Para conhecer mais da artista:

Minha ilustração foi baseada no quadro Autorretrato (Manteau Rouge), de 1923.

Queria agradecer a Andressa por ter me indicado para um projeto tão legal quanto este, se você quiser rever todos os posts publicados, é só acessar a tag #AGostoDoArtista.

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.