Papel para técnicas mistas da Hahnemühle

28/09/15


Um dos itens da minha wishlist de aniversário era o papel com fibra de bambu, para técnicas mistas, da Hahnemühle. Como o bloco A4 estava muito caro e eu ainda não sabia se realmente valia a pena, resolvi comprar o mini bloco 8cm x 10,5cm e agora conto um pouco das minhas impressões.


Este papel tem gramatura de 265g e é ideal para aquarela, tinta acrílica e pastel (seco ou oleoso). Possui 90% de sua composição de fibra de bambu, e os outros 10% de algodão, além de ser acid free. Notem que, em comparação à caneta, o bloco é bem pequeno mesmo. Apesar de ter me decepcionado com isso no começo, depois vi que era o tamanho ideal para testes e para vender originais a um preço mais convidativo.


Utilizei aquarelas e marcadores neste primeiro experimento, e gostei do resultado. O papel praticamente não enruga, nem transfere para o verso da folha. Tem uma textura muito bonita, sem ser rugoso demais (achei similar ao Montval, que comprei na mesma leva). 

Em resumo, a relação custo-benefício para quem trabalha com aquarela, principalmente, é bastante interessante, pois é um papel mais barato, mas com uma qualidade tão boa ou superior do que a maioria das linhas universitárias. Além de ser fabricado com um material que não agride o meio ambiente.


Essa pequena ilustração está à venda por apenas R$ 10,00 + envio! Quem tiver interesse, é só mandar um e-mail para lidiane@lidydutra.com