Minhas inspirações - janeiro

07/01/16


Minhas inspirações é uma tag permanente aqui do blog, na qual todo mês mostro três artistas, cujo trabalho admiro e merece ser compartilhado.

Olá pessoal, como foram as festas de final de ano? Espero que tenham começado 2016 muito bem e cheios de energia para aprontar muitas artes. Dei uma pequena pausa aqui no blog para descansar, mas já tenho vários posts agendados e muito assunto para por em dia.

E como já é de costume, abro o mês com o minhas inspirações. Dessa vez, as sugestões são de canais do YouTube, de ilustradoras que acompanho e sempre me ajudam, tanto com suas resenhas e reflexões, quanto com o compartilhamento de seus processos criativos.

Audra Auclair
Eu já acompanhava o trabalho da Audra através do Instagram, mas só me inscrevi no canal dela após ver um dos seus speed drawings nos vídeos relacionados de outra ilustradora. Além de ilustrações, ela também posta vlogs, resenhas e mostra um pouco do seu estúdio e gatinhos lindos.

Com a Audra, aprendi mais sobre fluidez do traço e busca de um estilo pessoal, além de trabalhar melhor com aquarela e encontrar paletas de cores mais interessantes. Como a maioria dos temas dela são relacionados à mitologia e natureza,  a fonte de inspiração, para mim, é inesgotável.

Niki Buckno
O canal da Niki também chegou até mim através dos vídeos relacionados (sempre prestem atenção neles!), e foi uma das melhores descobertas de 2015. A maneira despretensiosa que ela utiliza suas canetas Bic coloridas para fazer o traçado e as texturas de fundo me encantou. Nunca pensei que aquelas esferográficas azul e rosa bebê, que estão há anos dentro do meu estojo, dariam um efeito tão impactante no resultado final.

Além disso, a Niki trabalha sem medo de errar, coisa que já foi discutida aqui. Os materiais que ela usa são muito simples: Bic, caneta preta e branca, aquarela, nanquim, pincel com reservatório e sketchbook. Depois de ter assistido quase todos os vídeos disponíveis, separei os mesmos materiais e fiz alguns estudos, que me surpreenderam, e também a quem me segue lá no Instagram. Farei um post especial para contar essa experiência e o que tenho aprendido com ela.

Happy D. Artist

O canal da Happy D. é recomendado para quem gosta de acompanhar speed paintings coloridos, a maioria narrada pela própria artista, explicando um pouco das decisões tomadas ao longo do processo.

Uma das coisas que sempre gosto de frisar para quem está começando a ilustrar e fica encantado e, ao mesmo tempo, um pouco frustrado ao ver esse tipo de vídeo (de speed drawing/painting) é que, como o próprio nome diz, o processo está acelerado, então não se martirize por não conseguir trabalhar com tanta agilidade quanto o artista, porque 1) aquele material foi editado para ficar três ou quatro vezes mais rápido, muitas vezes leva dias para ser concluído e 2) o fator experiência e intimidade com a técnica que você quer usar conta muito. #ficaadica

Uma das minhas metas para este ano é atualizar o meu canal com mais frequência, de preferência duas vezes por mês, não só com ilustras mas também com resenhas de livros, materiais e alguns tutoriais, inclusive pretendo revisitar o de galáxia com aquarela.