Projeto ilustra: metas artísticas

29/02/16

Projeto Ilustra foi proposto pela Ana Blue, do blog 9dades a Solta. Somos um grupo de 16 artistas que postará em seus blogs, sempre no último dia do mês, o tema mais votado entre nós. O limite máximo de ilustras é de cinco por participante, dependendo do tempo de cada uma.

O tema escolhido para fevereiro foi Metas Artísticas (sugestão da Mary Cagnin), e ficamos livres para criar de acordo com as técnicas e materiais que mais utilizamos. Também tivemos licença poética para brincar com o tema e explorar suas possibilidades.

Eu já havia contado sobre minhas metas para 2016 neste post, num tom mais generalista, com coisas que vou levar para a vida. Por isso, o tema do mês me fez repensar sobre o que eu queria, artisticamente falando, do meu ano novo. Pretendi sair um pouco da tradicional lista ilustrada, mas não soube como fazer isso direito, por isso optei por uma montagem reunindo seis ilustrações diferentes.

1. Corpo inteiro/anatomia: amo retratos, e esse amor acaba suplantando minhas figuras de corpo inteiro. Vamos exercitar as pernocas em 2016, além do carão. Já estou com meus livros de anatomia separadinhos para voltar a estudar, gostaria de pilhar algumas pessoas para entrar no rolê e montar um grupo de estudos bem bacana.
2. Cenários e fundos: sou usuária de fundos brancos e/ou abstratos, preciso dar mais atenção a esta parte da ilustração, além de me arriscar mais em cenários e paisagens.
3. Aquarela: quero melhorar muito, muito, muito. E ter $ para comprar esses tubinhos que custam um rim.
4. Animais (fantásticos ou não): apesar de amar animais, não sei porque não os desenho com mais frequência! Agora que sou mãe de dois felinos (o Bruce e o Sushi), preciso corrigir isso.
5. Vender mais: crise, né, mores? Brincadeiras à parte, estou pensando em algumas promoções e produtos novos para incrementar as vendas, além de cursos e oficinas.
6. Plantas: outra coisa que amo e já desenhei muito nessa vida, e que voltará em 2016, principalmente as florzinhas.

Materiais utilizados:
- Meu sketchbook para aquarela da Miolito nas ilustras menores;
- Papel para aquarela Hahnemühle 100% algodão na figura maior;
- Aquarelas Cotman;
- Pincel com reservatório Pentel (ponta média);
- Pincéis de pelo sintético Ipaint;
- Multiliner Copic;
- Canetas: branca, dourada e prateada, para os detalhes.

Foi bem interessante essa ideia de trabalhar várias imagens ao mesmo tempo, minhas ilustras são sempre tão "inteiras"... É legal sair da caixa e tentar coisas novas. Também já sinto melhoras em relação ao uso da aquarela e *finalmente* saí do art block maroto que havia me fisgado.

No próximo mês teremos novidades, além de um encontro marcado, sempre no último dia, com o tema escolhido pelo grupo e uma série de ilustrações legais para conhecer e visitar.