Mais um sketchbook finalizado

20/07/16


A cada era glacial sai um vídeo novo no YouTube e, desta vez, mostro mais um sketchbook de aquarela finalizado. Fiz questão de mostrar esse, em especial, por dois motivos: o primeiro, foi porque fiz muitos exercícios da Oficina de Aquarela aqui (gente, é sério: eu não ganho nada da Sabrina pra fazer esse jabá, é de coração e porque sei que vale a pena) e, em segundo, porque tem muita coisa que não deu certo e acredito que é importante mostrar que se pode aprender com os erros.

Tornou-se muito comum ver nas redes sociais vários artistas compartilhando seus sketchbooks, alguns são tão bonitos que mais parecem artbooks, mas a função do caderno de estudos é justamente permitir-se errar, para então aprender com isso. Um sketchbook não precisa ser organizado e limpinho, com exercícios acabados e ilustrações finalizadas. Ele é o lugar de reflexão, de aprendizagem, de tentativa e erro, ali tudo é permitido.

Então, aperte o play para ver vários estudos que me deixaram orgulhosa, mas também muita coisa feia e mal-ajambrada. Posso dizer, com convicção, que aprendo com ambos. E se você gostou, não esqueça de deixar seu like e se inscrever no canal, para receber as atualizações antes de todo mundo.