Marilyn Monroe 💋

02/06/18


Ontem a atriz Marilyn Monroe estaria completando 92 anos, caso estivesse viva, e várias homenagens a esta lenda do cinema se espalharam pela internet. E eu resolvi pagar uma dívida antiga, que era fazer um retrato digno da diva, já que todas as minhas tentativas anteriores foram bastante insatisfatórias. 

Num esforço hercúleo, vasculhei meus álbuns do Picasa e descobri este estudo aqui, que até estava bom pela época em que foi feito - 2010, depois de anos sem desenhar - e este outro aqui (da mesma época, vai entender), que apesar de até ter sido publicado numa página dedicada à Marilyn, está o quadro da dor.

Voltando para o presente, achei que era o momento mais apropriado para colocar novamente meus aprendizados em prática e utilizar justamente a minha zona de conforto - o grafite - para entregar um retrato minimamente fiel, com todas as proporções no lugar. Acho que consegui, finalmente!


Já no primeiro rascunho passado a limpo consegui ver semelhança com a foto que peguei como referência. Geralmente vejo os artistas optando por imagens icônicas da atriz, com seus lábios vermelhos e poses sensuais, mas achei esta foto tão meiga e delicada, quase passando uma paz de espírito, que decidi utilizá-la como ponto de partida.


Trabalhei somente com o lápis 4B da Staedtler e esfuminho, e essa caneta dourada da Pentel para a coroa. O papel utilizado foi o Canson XL Croqui. O resultado:


Acredito que consegui chegar ao meu propósito, ainda dei uma leve mexida no Photoshop para arrumar algumas coisas que ficaram fora de lugar. Gostei de como a textura e o tom amarelado do papel deram um ar vintage, que combinou muito com a ilustração. Eterna! 💋

Conheça meu Portfólio profissional

Comentários

  1. Aí que incrível!!
    Além de toda a técnica que está linda, fiquei encantada como sua poética trouxe realmente outra visão para a Diva! Tenho certeza que ela era bem normal como nós mulheres com mil outras coisas para fazer e pensar além de ser sexy !!
    Parabéns Lidy como sempre inspirador !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, obrigada pelo carinho! 💋 Fiquei muito feliz com essa representação da diva.
      Super concordo que ela deveria ter um lado normal, que gostava de andar de pijama e despenteada hehehe. Esse livro da foto, o "Fragmentos", traz vários poemas e anotações dela, era uma leitora assídua dos clássicos e tinha uma veia poética muito boa. Bem longe do estereótipo de loura burra que alguns ainda atrelam à Marilyn.
      Pena que se foi tão jovem, acho que ela teria causado uma revolução no cinema e ganhado vários Oscars.
      Beijão!! 😘😘

      Excluir
  2. Nossa Lidy, ficou incrível!

    Por causa da mudança para a casa nova, faz quase duas semanas que não olho e-mail ou mesmo o feed dos blogs que acompanho. Vida de artista é uma coisa, mas conciliar isso com a vida de esposo.... ta difícil.

    Adorei a variação de tons de cinza, ficou tão suave. Adoraria ver um desenho seu com esse trabalho excelente de construção de volume, mas sem linhas, utilizando contraste entre o claro e o escuro para marcar as formas.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus! Em primeiro lugar, muitas felicidades para ti e para a tua companheira nessa nova etapa da vida de vocês. Que a casa seja o porto seguro e o cantinho sagrado dos dois <3

      Sabe que eu quase não fiz as linhas nesse trabalho? Quando estava trabalhando no rosto, pensei em fazer os volumes sem marcar, mas como estava com pouco tempo, deixei assim. Mas saiba que é algo que há tempos quero fazer!

      Abraços!

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.