Curso Online de Aquarela com a Sabrina Eras - Módulos I e II

13/06/16


Como prometi nas seis metas para este ano, estudar era uma das minhas prioridades e, desde fevereiro, estou matriculada numa das turmas do Curso Online de Aquarela da Sabrina Eras. Já estamos no terceiro módulo e não consigo mensurar o quanto minha relação não só com as tintas, mas com o desenho, ansiedade e atitude profissional já mudaram.

Sempre admirei muito o trabalho da Sabrina; ano passado participei de um amigo secreto e tive a sorte de ser presenteada com uma aquarela original e outros mimos que ela mandou e, durante o curso, pude conhecê-la melhor e me encantar ainda mais com tamanha experiência e profissionalismo. A Sabrina é uma daquelas pessoas que sabem muito e querem mais é ensinar, e não guardar tudo pra si.

Quero aproveitar que ainda há vagas para as turmas da manhã e noite (interessados podem mandar um e-mail para samesjc@gmail.com) para contar sobre a minha experiência nos dois primeiros módulos, mostrar um pouco da evolução dos estudos, e motivar mais pessoas a fazer o curso também!


Muitas pessoas não quiseram participar do primeiro módulo por achar "básico demais". Bom, eu fiz quatro anos de graduação em Artes Visuais, estudei teoria da cor e posso dizer, com total convicção, que foi fundamental fazer cada quadradinho, estudar os valores, as fusões e manchas. Não só para aperfeiçoar a aquarela, mas para reavaliar tudo o que eu fazia com meus desenhos, de uma maneira geral. Um exemplo: veja este trabalho, de um ano atrás, e este outro, de abril passado. Observe a diferença no traço, emprego de cores, composição, uso de materiais e expressividade. 



Logo nos primeiros exercícios de valores com referência fotográfica, pude colocar à prova minha ansiedade e desejo de que tudo saísse perfeito. A aquarela é um material livre, sua graça está na mancha e na fusão. A mania que eu tinha de lamber o papel com um pincel bem fininho quase me levou à loucura, mas a Sabrina soube me ajudar a desconstruir isso, e hoje consigo deixar fluir e usar pincéis maiores e mais soltos.


Assim que me desprendi da ideia de perfeição e fotorrealismo, passei a prestar atenção em como a aquarela se comportava no papel, quando usar o úmido sobre úmido, como o  uso de secador de cabelo pode interferir na fusão, a quantidade de água que cada pincel carrega, dentre outras coisas, Acredito que, a partir do exercício dos cinzas óticos (acima), fiquei mais solta.


Uma curiosidade: a maçã sempre foi um divisor de águas nos meus estudos. Quando fiz o famigerado curso do Instituto Universal Brasileiro (acredite!), meu primeiro desenho com proporções realistas foi o de uma maçã. Já na faculdade, foi uma maçã que me fez pegar amor pelo lápis de cor. Agora, foi a frutinha acima que me fez ter um puta orgulho de todo o esforço que tenho empenhado em cada pincelada hahaha.



Eis que chegamos à parte que considero a mais importante do segundo módulo: as paisagens! Eu não me imaginava pintando paisagens e, principalmente, curtindo a vibe. Sempre fui mais dos retratos e da representação da figura humana, achava lindo e, ao mesmo tempo, ~misterioso~ como alguns artistas retratavam a natureza e, assim que fiz o primeiro estudo de água, foi amor verdadeiro, amor eterno. Já quero fazer um sketchbook só de paisagens marinhas e de beira de cais, com muitos barcos encalhados ou velejando pelo horizonte.


Com este resumão do que tenho estudado com a Sabrina, até aqui, quero não só incentivar mais gente a fazer o curso, como também reforçar que é importante estar sempre disposto a aprender. Somos eternamente estudantes; quem se fecha para o conhecimento e, principalmente, acredita que já sabe de tudo e não tem nada a acrescentar, está fadado a ficar pelo caminho, a cair no esquecimento. Não tenha medo de admitir que não sabe usar um material, ou que usava da maneira inadequada. Tenha senso crítico e corra atrás! 




Se você deseja embarcar no terceiro módulo do curso, já disse: mande um e-mail para samesjc@gmail.com, que a Sabrina passa os valores e o programa de estudos. E para acompanhar minhas aventuras em tempo real, siga lá no Instagram.

Comentários

  1. Estou querendo muito fazer esse curso Lidy! Completamente encantada com o curso e seu trabalho :*
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, vale muito a pena fazer aulas com a Sabrina. Muito obrigada :)
      Bjs

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.