I Put A Spell On You

21/04/14


Oi pessoal!

Hoje vim trazer o resultado definitivo da ilustração que já mostrei um pouquinho nas redes sociais. Ela fará parte de uma nova série temática, que pretendo completar aos poucos, de Bruxas. Já falei em outras oportunidades que amo o tema, então nada mais justo do que me dedicar a ilustrar essas personagens que tanto me cativam. 



Minha primeira ideia foi fazer uma homenagem ao início do outono, representando uma feiticeira saudando a chegada da nova estação e preparando a terra para a renovação. Como acabei adquirindo uma caixa de lápis aquarelável mutante da Faber Castell (muda de cor em contato com a água), resolvi testá-los no cabelo e gostei muito, tanto que me arrisquei em aquarelar o fundo, que me agradou bastante também. Apesar da concepção clara do que eu queria, não estudei muito quais cores colocar, fui na intuição, resolvendo um problema de cada vez, degustando cada passo dado.



O resultado foi um mix de materiais e texturas. Em certos momentos, achei que tudo ia dar errado. Por exemplo, quando estava aquarelando o fundo, a tinta vazou um pouco para a mão. Para esconder a mancha, tive a ideia de "borrar" os dedos de preto, como se a bruxa estivesse evocando um feitiço. O círculo ao fundo remete ao céu de fim de tarde, e o predomínio de verde significa esperança e renovação, mesmo que haja frio, queda e escassez. 


A imagem acima é uma tentativa frustrada de relação com Game of Thrones hehehe. Achei que meu amuleto de dragão cairia bem ao lado dessa feiticeira tão cheia de simbolismos. Bom, vamos ver o resultado definitivo?


Agora, sentem pra lista de materiais que utilizei. Tive que anotar tudo ao longo do processo para não esquecer de nada, pois usei MUITA coisa mesmo:

- papel Canson A4 200g creme;
- lapiseira 0.9mm para os contornos;
- lápis aquarelável mutante da Faber Castell em 4 tonalidades;
- caneta Pigma Brush preta;
- caneta Staedtler 0.2 preta;
- caneta gel nas cores dourada, prateada, branca, marrom, verde e roxa;
- caneta hidrocor verde folha;
- caneta Sharpie roxa;
- caneta Stabilo fine 0.4 nas cores verde claro, verde escuro, laranja, amarelo e vermelho;
- lápis cor aquarelável Staedtler Karat;
- lápis de cor Polycolor Portrait (vários tons);
- lápis de cor Polycolor marrons (vários tons);
- lápis de cor Polycolor cinzas (vários tons);
- pincel para aquarela pelo de marta tropical;
- água filtrada para a aquarela.

Pode parecer estupidez utilizar água filtrada para aquarelar, mas é um cuidado que tenho e faz diferença. Muitas vezes, a água retirada da torneira está com impurezas, como ferrugem, que a longo prazo podem danificar sua pintura. Ao final, fixei o trabalho com verniz fosco Acrilex.

Abraços,
Lidiane :-)

Comentários

  1. parece tão fácil! me apavorei com a lista de materiais usados. a gente olha e pensa que foi apenas lápis de cor. fantástico! sou tua fã, moça! =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha viu só quanta coisa uso em cada trabalho? Isso que nem fotografo a bagunça da mesa... :D Mas é muito gostoso fazer, o que acaba deixando tudo fácil.

      Beijokas :**

      Excluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.